Educação financeira para crianças: tudo o que você precisa saber

jan 7, 2021 | 10+ anos, 4 - 6 anos, 7 - 10 anos, Família

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

Geralmente, os pais desejam ensinar muitas coisas aos seus filhos. É o caso dos hábitos saudáveis, do prazer pela leitura e pelos estudos, consciência ambiental, empatia, educação financeira para crianças e muito mais. Por trás de tudo isso, costuma existir um denominador comum: o desejo de preparar os pequenos e pequenas para o futuro!

Na infância, o terreno para a aprendizagem é muito fértil. Por isso, é o período ideal para desenvolver e cultivar algumas habilidades e competências. Entre elas, está a tão necessária habilidade de se relacionar com o dinheiro, com o consumismo e a sustentabilidade. Pensando nisso, preparamos nesta matéria uma surpresa especial, que irá te ajudar nessa jornada. Vamos lá?

Para além do cofrinho

Assim como toda forma de educação, a educação financeira busca construir sujeitos autônomos e empoderados. No entanto, é comum que muitas famílias restrinjam a educação financeira ao cofrinho e à poupança. De fato, economizar e investir são sim pontos importantes da educação financeira. Mas é preciso ir além!

Também é preciso falar sobre autoconhecimento e escolhas, por exemplo. Afinal, qual função o dinheiro ocupará na vida dessa criança? Por que ela escolherá gastar ou guardar certa quantia? Em outras palavras, para falar de dinheiro, é preciso primeiro falar de quem o administra. Afinal, se isso não ocorrer, os pequenos e pequenas podem acreditar que apenas o acúmulo de dinheiro irá garantir uma vida feliz e segura.

Criança aprende brincando

Você já deve ter ouvido falar que criança aprende brincando, não é mesmo? Porém, a brincadeira por si só não gera aprendizagens, mas sim a experiência que a brincadeira produz. Ou seja, o prazer de brincar, as risadas, a interação e por aí vai. Então, a brincadeira pode até ser bem planejada, mas se ela não divertir os pequenos, com certeza seu potencial educativo fica comprometido.

Nesse sentido, concluímos que uma das principais bases da aprendizagem é o prazer. Por isso, a educação financeira para crianças precisa se pautar em experiências prazerosas e concretas. A ideia é evitar uma atmosfera de pressão e substituí-la por um clima de aprendizagem e diversão. Os jogos de tabuleiro, por exemplo, são ótimas ferramentas para isso. Mas, hoje, a nossa dica especial são as histórias infantis!

Além de nos levar para o mundo da fantasia, as histórias infantis são lugares seguros para discutir situações de forma lúdica e acessível ao universo das crianças. Por isso, elas são ótimas ferramentas quando o assunto é educação financeira. Sabendo disso, preparamos uma história para você!

O dia em que o dinheiro falou 

Uma turma de amigos combina de se encontrar no parque da cidade para um dia de diversão. O que ninguém esperava é que iriam encontrar por lá uma trilha de dinheiro! Mas as surpresas não acabam por aí. Afinal, no final da trilha, uma surpresa ainda maior os aguarda!

Ficou curioso? Então, clique no botão abaixo e confira essa aventura com a sua família!

 

Leia mais:

Juliana Freitas

Formada em Psicologia, é apaixonada pela ciência e pelas artes literárias. Estuda o encontro entre a criança e o livro, a criança e o psicólogo e a criança e o mundo.

    Acompanhe nossas redes sociais