Falar de esportes olímpicos para crianças parece coisa do outro mundo, ou então logo se pensam em modalidades mais conhecidas como o vôlei, o futebol e a natação mas que tal apresentar algumas modalidades diferentes para despertar o interesse da sua criança por mais esportes? Vamos ver 5 esportes olímpicos para apresentar para as crianças
Que atividade física faz bem, ninguém tem dúvidas, não é? Além de ser um hábito saudável para o corpo, praticar esportes faz bem para a mente e para a alma. Quem se exercita, se alimenta melhor, trabalha melhor, estuda melhor e vive melhor. E isso vale para as crianças também! Você já imaginou inscrever seu pequeno em algum esporte radical? Embora não seja tão comum, essa escolha é uma boa opção para explorar outros esportes e ampliar a visão de mundo das crianças e suas possibilidades, vamos ver alguns esportes olímpicos para apresentar para as crianças?
Skate
Idade indicada: a partir dos 7 anos
Mundialmente conhecido, o skate encanta crianças e adultos e se tornou um dos queridinhos do Brasil para as Olimpíadas depois do sucesso de Rayssa Leal! A atividade consiste em se equilibrar, andar e fazer manobras sobre a prancha com quatro rodinhas. Como as quedas são inevitáveis no início, o uso de equipamentos de segurança é indispensável (sempre!), como capacete, joelheira e cotoveleira.
Quais os benefícios?
– Fortalecimento das articulações.
– Tonificação dos músculos.
– Melhora na saúde vascular.
– Alívio do stress.
– Concentração.
– Equilíbrio.
Ciclismo
Idade indicada: a partir dos 6 anos
Já falamos sobre os benefícios de andar de bicicleta, e parece estranho ele estar nessa lista, mas existem diversas modalidades de ciclismo que são esportes olímpicos e algumas são bem radicais. O Bicicross /BMX é uma delas, funciona como uma corrida em cima da bicicleta, porém em uma pista de terra, com imperfeições e desníveis, que deixam a atividade bem mais emocionante.
Quais os benefícios?
– Aumento da resistência física.
– Estímulo da atenção e da disciplina.
– Aumento da autoconfiança e autoestima.
– Equilíbrio.
– Coordenação motora.
– Ganho de noção de espaço.
Ginástica
Idade indicada: a partir dos 7 anos
A Ginástica, tanto a Rítmica (com aparelhos manejáveis como corda, bola e arco), como a Artística (Com desafios acrobacias sobre aparelhos) encantam as crianças pelos movimentos e beleza. O conjunto de exercício realizados é uma modalidade que pode ser praticada desde os pequeninos até os mais velhos, e para além do objetivo de competição, ajuda muito na percepção corporal e na elasticidade.
Quais os benefícios?
– Consciência corporal.
– Resistência física.
– Aumento da autoconfiança.
– Ganho de noção de espaço.
– Superação de desafios.
Surf
Idade indicada: a partir dos 5 anos
Para quem mora na praia, o surf, sem dúvidas, é uma ótima opção de esporte radical. Além de divertida e refrescante, essa atividade traz diversos benefícios para os pequenos. Para os mais novinhos que estão iniciando na prática, o desafio é conseguir se equilibrar na prancha. Conforme vão ficando maiores, as crianças começam a aprender a remar e, então, a fazer as primeiras manobras. Tudo com segurança, claro!
Quais os benefícios?
– Desenvolvimento da capacidade pulmonar e resistência cardiovascular.
– Equilíbrio.
– Melhora na postura.
– Aumento da autoestima.
– Concentração.
– Contato com a natureza.
E aí? Você inscreveria seu pequeno em algum desses esportes? Quais deles? Conte aqui para a gente!
Leia também: