No Brasil estima-se que 7,3% das crianças menores de cinco anos estejam acima do peso. Na América do Sul, são 2,5 milhões de crianças com sobrepeso ou obesidade. Os principais fatores para esse cenário são alimentação e prática de atividades físicas.

Incentivar os pequenos a começarem desde cedo a praticar uma atividade é essencial para que elas se habituem com um estilo de vida ativo. Com o compromisso de ajudar as famílias e frear o aumento da obesidade infantil, a Sociedade Brasileira de Pediatria criou o Manual de Atividades Físicas da SBP com recomendações das melhores atividades para crianças. Fizemos aqui uma seleção do tempo recomendado de atividade para cada faixa etária:

Bebês

O incentivo à prática de atividades físicas deve vir literalmente de berço. Para os pediatras, mesmo bebês que não começaram a se arrastar devem ser estimulados a tarefas como alcançar objetos, puxar, empurrar, mover a cabeça, corpo e membros. Pequenas atividades várias vezes ao dia. Crianças que já engatinham ou se arrastam devem ser encorajadas a explorar ambientes seguros e supervisionados. As crianças que já andam podem ser incentivadas a realizar atividades leves, como se mover, rolar, brincar, e até mais enérgicas como pular e correr por uma média de 3h por dia.

3 até 5 anos

As crianças dessa faixa etária devem fazer pelo menos 3h de atividades físicas de qualquer intensidade distribuídas ao longo do dia. Atividades que também estimulem a coordenação motora, como jogos com bola ou andar de bicicleta são essenciais. Pode-se incluir nessas brincadeiras atividades com água, jogos de perseguir, apostar corrida ou até uma guerra de bexigas d’água. Nessa idade também já é possível introduzir as crianças às atividades estruturadas, como natação, yoga, danças, lutas e esportes coletivos.

6 até 19 anos

Sim, a recomendação da Sociedade de Pediatria para a prática de atividades é a mesma dos 6 anos até a adolescência. Esse grupo deve fazer pelo menos 1h por dia de atividades de intensidade moderada. Segundo os pediatras da Sociedade, as atividades intensas ajudam no fortalecimento e desenvolvimento de músculos e ossos e devem ser feitas pelo menos três vezes por semana. Dentro dessas atividades se enquadram esportes como futebol, vôlei, natação, handebol e ciclismo.

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Jornalista e entusiasta do desenvolvimento infantil, acredita que brincar é sinônimo de aprendizado e felicidade para as crianças.