Quando falamos sobre inglês na infância, muitas dúvidas sempre surgem: apenas em escolas? Pode fazer em casa? Quando começar? Por isso, hoje vamos falar sobre quando começar (e essa é uma das maiores dúvidas que recebo!).
E sobre o título, a resposta é: SIM E NÃO. Calma, deixe eu explicar 👇
Não tem uma idade certa, simplesmente porque quanto antes introduzirmos, melhor. E quando eu digo que é melhor, quero dizer em várias áreas, como:
- Absorção (quanto mais cedo, mais o cérebro absorve o novo idioma),
- Facilidade (quanto mais cedo, mais fácil para a criança aceitar o novo idioma),
- Comunicação (quanto mais cedo, melhor a criança se comunica no inglês),
- Interesse (quanto mais cedo, mais chances de a criança se interessar pelo inglês).
Existe idade certa para introduzir o inglês?
Todo mundo sabe e sempre fala: quanto mais cedo, melhor. Ou seja, sem idade certa, mas sabendo que quanto mais cedo, melhor, mesmo que isso signifique que o seu mais cedo é com 5 anos ou 8 ou 12. Para começar deve ser: agora, o quanto antes, hoje, amanhã, mas o mais rápido possível.
Agora, sobre a minha resposta afirmativa, fique tranquilo, porque a intenção não é te enganar, deixe eu te explicar certinho!
O cérebro de um bebê é muito mais plástico (isso se refere à facilidade de ele se “moldar” a qualquer nova informação que é passada constantemente) do que o de uma criança mais velha ou mesmo de um adulto.
Além disso, as crianças mais novas – até os 4/5 anos – possuem mais facilidade em adquirir outra língua. O cérebro, até essa idade, processa os idiomas de uma maneira diferente da nossa, é como se fosse uma janela de aquisição que facilita MUITO essa absorção ao novo idioma. Então, se eu te dissesse quando começar, sem dúvidas seria até os 4 anos, mas, mais específico ainda: o quanto antes!
Minha experiência
Eu comecei a falar em inglês com o meu filho desde bebê e, apesar de ouvir muitas críticas sobre isso, foi a melhor decisão que tomei para o desenvolvimento dele. Hoje, ele tem 8 anos e foi alfabetizado em inglês (por mim e em casa), e, sem dúvidas, ter começado a falar em inglês com ele cedo, foi ótimo.
Mas não se sinta mal ou culpado por não ter começado com a idade X ou Y, fique feliz por saber dessa informação agora e comece logo! Ah, e eu sei que você pode estar pensando: “mas eu comecei com 13 anos no cursinho e aprendi” e, sim, essa é uma verdade, eu também aprendi com 11/12 no cursinho, mas falando inglês em casa com meu filho e vendo o desenvolvimento dele no idioma, percebo – na teoria e na prática – o quanto é absurdamente diferente e o quanto é a melhor opção para absorver outra língua!
Se você tiver qualquer dúvida sobre inglês na infância, comenta aqui embaixo que eu responderei cada uma! Ah, e me siga no Instagram: @sou.bilingue
Leia mais: