Girafa Belka: quando o formato do livro potencializa a experiência literária

set 2, 2020 | Clube Leiturinha, Leiturinha

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

São muitas as possibilidades de um livro, principalmente quando falamos de livros para crianças. Quando o formato do livro se modifica, as possibilidades de interação com os leitores também são ampliadas e a experiência literária se potencializa. Esse é o caso do Original Leiturinha “A Girafa Belka”, de Gabriela Gil.    

Quando o material do livro desperta nossa percepção…

O material leve e delicado é a primeira coisa que nos chama a atenção nesse Original Leiturinha. Feito em papel pólen, o livro transmite leveza e suavidade. Além disso, seu  acabamento em costura tem um toque delicado, que remete aos primeiros livros da história, feitos à mão. Tudo isso o diferencia dos livros convencionais, estimulando a percepção dos pequenos para os mais diversos tipos e possibilidades de um livro.

São dois livros de histórias, um com atividades que também se torna um pôster e uma cartela de adesivos especial. Tudo pensado de forma harmoniosa, para oferecer uma experiência diferente para os pequenos leitores. Dessa forma é possível ir além, criar, brincar e interagir com os personagens.

Uma história que garante interatividade!

 A proposta desse Original Leiturinha, enviado aos Leitores Iniciantes do Clube, é gerar interatividade com os pequenos e trazer sua própria interpretação para a história. Com isso, os itens extras garantem que a experiência de leitura deixe a imaginação a mil para criar os desdobramentos da narrativa proposta pela autora.

Livro de imagens e quadrinhos: estimulando a interpretação de texto e a leitura autônoma desde cedo!

Para criar a Girafa Belka, Gabriela Gil utilizou de dois gêneros literários: o livro de imagens e as histórias em quadrinhos. Belka é uma girafa muito simpática, que vive muitas aventuras! Todas elas são repletas de sentidos, tem movimento e aventura… Tudo isso sem usar palavras escritas! Os quadrinhos (ou também podemos chamar de tirinhas) contém histórias independentes que, juntas, mostram um pouco do universo de Belka e de sua personalidade.

Cada quadrinho é do tamanho certo para gerar uma cena, como em uma fotografia em movimento. O que Belka fez para chegar lá ou o que fez depois daquela cena fica à cargo dos leitores. Suas intenções, sentimentos, sua voz, o modo como ela fala, também. Essa liberdade poética permite que cada um leia e interprete a obra de uma forma, de acordo com suas próprias vivências. 

Durante a leitura, os pequenos estão interpretando texto e exercitando a leitura crítica e autônoma. Ler histórias sem texto é preparar para a leitura de mundo, tão necessária para a vida. Os livros sem texto escrito, que contam apenas com imagens, são importantes para o desenvolvimento da capacidade de interpretação dos pequenos. As tirinhas, ou os quadrinhos, são capazes de transmitir histórias curtas, ou até mesmo fragmentos, que transmitem uma ideia central.

É importante sabermos interpretar para a vida…

Assim, ler este tipo de conteúdo é indispensável para a compreensão do mundo. Principalmente na atualidade, quando tudo à nossa volta é imagem! As redes sociais, as notícias via internet, os memes. Nossa cultura tem se tornado cada vez mais visual e, saber ler com criticidade uma imagem, é ter domínio sobre a informação que circula.

Atividades que fazem a narrativa ir além e de desdobrar

Além de todo o conteúdo, esse Original Leiturinha conta com elementos divertidos e que geram aprendizado. A cartela de adesivos e o livro de atividades que se desdobra em um lindo pôster para se tornar paisagem no quarto do pequeno. Assim, leitura, interpretação, criação e deleite se tornam elementos da mesma experiência, gerando identificação e interesse pela leitura desde cedo!

Para receber livros incríveis como esse e incentivar a leitura em sua casa desde cedo, faça parte do Clube Leiturinha!

Sarah Helena

Mãe de Cecília e de Olívia, psicóloga, escritora, especialista em filosofia e mestre em educação profissional e tecnológica. Sempre trabalhou com famílias, especialmente com os pequenos. Por esse amor ao universo afetivo infantil, hoje, na Leiturinha, integra o time de Curadoria e colabora fortalecendo o vínculo das famílias leitoras através da experiência da literatura.

    Acompanhe nossas redes sociais