Para além da leitura: 10 atividades com livros

maio 19, 2020 | Atividades

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

Casa provavelmente é uma das palavras que você mais tem ouvido nas últimas semanas. A casa que antes era especialmente um espaço de descanso e lazer, virou o centro das nossas vidas sociais. Imagine agora a quarenta para uma criança. Acostumadas a uma vida agitada, com passeios, escola e brincadeiras, essa talvez seja uma das primeiras vezes que os pequenos enfrentam frente a frente à monotonia e o tédio. Por isso, adultos ao redor do mundo se esforçam para entreter os pequenos e amenizar os efeitos da quarentena no universo infantil. A tarefa é difícil porque somam-se a isso os afazeres do trabalho e da casa. É um verdadeiro equilibrismo. Nesse momento de tensão, as brincadeiras compartilhadas são ainda mais importantes. Pensando nisso, e em como aproveitar os livro que você tem em casa, preparamos dez atividades com livros para fazer junto com os pequenos.

Brincadeira e saúde mental 

A brincadeira faz bem não só aos pequenos, mas também aos adultos que os acompanham. Quando você brinca verdadeiramente com uma criança, senta com ela e é totalmente dela por um tempo, vocês constroem um espaço seguro e leve. Isso tem um grande impacto para a saúde mental de ambos! Talvez você até descubra com o seu pequeno que a quarentena pode ter outras cores e sabores. 

Pensando na importância da brincadeira nesse período separamos algumas dicas sobre como brincar aproveitando os livros que você tem em casa! Assim além de cuidar da saúde mental, ainda aproveitamos para alimentar a curiosidade em relação aos livros. 

Então vamos lá…

10 dicas de atividades usando os livros 

Nenhuma história acaba com o fim de uma leitura. Os personagens e os enredos ainda nos acompanham no universo da imaginação! Quem nunca ficou se perguntando por que aquele livro ou série terminou daquele jeito? Ou sentiu que os personagens são como amigos? Pois é, o mesmo acontece com livros infantis! Por isso, atividades que ampliem o alcance das histórias são tão atraentes.

Assim, depois de contar uma história, você pode fazer:

1. Brincadeiras inspiradas na história. 

Se a história é de esconde-esconde, por que não reproduzir a brincadeira em casa? Já, se a história for sobre um mágico, que tal fazer truques de mágica com os pequenos? 


2. Colagens para recriar elementos do livro.

Uma revista daqui, um jornal dali, tudo pode ser material para uma colagem. Mas não só os materiais impressos. A folha caída de uma plantinha de casa ou um botão também podem compor uma obra de arte. 

3. Desenhos sobre a história. 

Vocês podem usar de inspiração os traços presentes nos livros, suas cores e técnicas. Por exemplo, no livro o ilustrador usou as cores vermelho e azul… O que podemos criar com essa combinação?

4. Faça perguntas!

Perguntas envolvendo os personagens principais e o conflito central da história faz com que seu pequeno reflita sobre a narrativa.

5. Teatro usando elementos da história.

O teatro é ótimo para o desenvolvimento da criatividade! Faça um teatro e convide o pequeno a representar o seu personagem favorito.

6. Pensar em um final diferente do que está escrito! 

Aflore a imaginação e a criatividade do pequeno, pensando novos caminhos para uma história já conhecida.

7. Caça ao tesouro com as ilustrações dos livros. 

Como assim? A brincadeira é mais ou menos como ‘Onde está o Wally?’. Você escolhe alguns elementos da ilustração de um livro e sugere que a criança os encontre.

8. Assistir filmes ou desenhos que se conectem com a história. 

Se o livro escolhido tem uma adaptação para o cinema, convide o seu pequeno a fazer uma sessão pipoca! Caso a obra ainda não tenha uma versão em vídeo, pesquise por animações com temas semelhantes. Assim você mostrará ao seu pequeno que existem várias formas de falar sobre algo.

9. Criar um livro juntos. 

Pode ser a continuação da história contada ou outra ideia que der na telha.

10. Incentivar que o pequeno reconte a história para a família.

Para recontar uma histórias os pequenos precisam ativar a memória, a criatividade e a habilidade de conectar ideias. Além de desenvolver essas habilidades, esse momento também contribui para o fortalecimento dos vínculos em casa!

Com essas dicas de atividades em família, brincadeiras para fazer com os livros não faltam! Aproveite, se junte ao seu pequeno e divirta-se! 

Leia mais:

Juliana Freitas

Formada em Psicologia, é apaixonada pela ciência e pelas artes literárias. Estuda o encontro entre a criança e o livro, a criança e o psicólogo e a criança e o mundo.

    Acompanhe nossas redes sociais