Filosofia Visual Para Crianças: uma coleção para pequenos inquietos e curiosos

jan 9, 2019 | 4 - 6 anos, 7 - 10 anos, Palavra da Curadoria

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

Por que a nossa imagem fica ao contrário no espelho, mesmo quando viramos o espelho? Por que quando gostamos muito de um animal temos vontade de prendê-lo? Por que, às vezes, mesmo rodeados de pessoas, nos sentimos tão sozinhos? De onde viemos e para onde vamos? Por que sentimos medo e por que temos o impulso de fazer coisas “erradas” às vezes? Aliás, o que é certo e o que é errado? Basta darmos uma olhadinha ao nosso redor para encontrarmos diversas questões que atiçam nossa curiosidade e fazem nossa cabeça dar um nó. Algumas, por vezes, nos tiram da zona do conforto e até incomodam, não é?

Refletir sobre a nossa própria existência é uma das principais diferenças entre nós e os outros animais. Enquanto seres humanos, temos a consciência de quem somos e do que fazemos, e por isso somos tão curiosos e questionadores, buscando sempre dar sentido a tudo. E se adultos são assim, as crianças são muito mais!

Porque sim!?

Inquietos e “perguntadeiros”, os pequenos estão sempre questionando tudo e todos, e até colocando os adultos em “saias justas” algumas vezes. Afinal, nem sempre é simples esclarecer as mil dúvidas das crianças, não é? Seja porque nunca tínhamos pensado no assunto antes, porque não sabemos a resposta ou porque achamos a pergunta “sem pé nem cabeça”, lidar com a curiosidade dos pequenos pode se tornar uma tarefa complicada para alguns adultos.

No entanto, é importante entender que ao responder com o clássico “Porque sim”, perdemos a oportunidade de incentivar que os pequenos vejam o mundo de outra forma! Como já falamos aqui no Blog Leiturinha, o pensamento filosófico abre possibilidades e amplia nossa visão sobre nós mesmos e sobre o mundo ao nosso redor, nos tirando da zona de conforto e nos colocando de cara com o novo e o inusitado. Isso tudo é muito importante para a formação de adultos mais conscientes, críticos e autônomos, o que impacta positivamente na vida pessoal, acadêmica e profissional, além de ajudar na construção de um mundo melhor para todos.     

Coleção Filosofia Visual para Crianças: Vamos filosofar?

Mas, afinal, como introduzir a filosofia e o pensamento filosófico na vida dos pequenos? Sabendo que a melhor forma de abordar assuntos mais complexos com as crianças é por meio da ludicidade, nós preparamos uma coleção de livros incrível que vai ajudar pais e educadores a instigar o pensamento filosófico entre pequenos (e até nós mesmos, adultos!), é a Coleção Filosofia Visual para Crianças!

Perfeita para os pequenos leitores inquietos e curiosos, esta é uma ótima introdução às grandes indagações da ética e da filosofia! Para além da história ou da teoria, os dois títulos desta coleção instigam o filosofar em sua prática cotidiana, incentivando o pensamento e a visão crítica de mundo, de forma criativa e inusitada. Saiba mais sobre cada um deles:

Mundo Cruel

Editora: Boitatá
Autoras: Ellen Duthie e Daniela Martagón

Você tomaria sopa de gato? E de frango? Tudo bem matar formigas? Quantas? É sempre cruel obrigar alguém a fazer algo que a pessoa não queira? Metade jogo, metade livro, este é um convite para refletir sobre as “pequenas” crueldades cotidianas e sobre como nos relacionamos com elas. Com conceito e textos desenvolvidos por Ellen Duthie e ilustrações de Daniela Martagón, Mundo Cruel tem um formato diferenciado que consiste em uma caixa com 20 cartões ilustrados com perguntas instigantes no verso, abordando questões fundamentais da ética, de forma cuidadosa, inusitada, provocadora e divertida. O livro acompanha ainda sugestões de possíveis caminhos e atividades para a leitura individual ou coletiva, nos mais variados ambientes, seja educacional ou familiar.

A Contradição Humana

Editora: Peirópolis
Autor: Afonso Cruz

Divertido e questionador, este livro apresenta as incoerências de um mundo contraditório, onde domadores de leões têm medo de micróbios e pessoas solitárias estão cercadas de “amigos”. Vencedor do Prémio SPA/RTP para melhor livro de literatura infantojuvenil de 2011 e selecionado para a exposição White Ravens (2011), A Contradição Humana é perfeito para incentivar a curiosidade natural dos pequenos e o pensamento crítico, em um mundo onde nada que se espera é o que parece!

Dica Leiturinha | Coleção Filosofia Visual para Crianças na Loja Leiturinha

Filosofia é para crianças, sim! 🙂Para os pequenos inquietos e curiosos, a Coleção Filosofia Visual para Crianças vai trazer reflexões sobre o cotidiano de forma criativa e inusitada. Uma ótima forma de incentivar o pensamento e a visão crítica de mundo com uma atividade divertida em família! Para adquirir, acesse: http://bit.ly/2CCKGUF#LojaLeiturinha

Posted by Leiturinha on Friday, December 28, 2018

 

Ana Clara Oliveira

Jornalista e editora do Blog da Leiturinha, é fascinada por tudo que envolve o mundo da leitura, da educação e da infância. Acredita que as palavras aproximam pessoas, libertam a imaginação e modificam realidades. Gosta de escrever, viajar e aprender sempre.

    Acompanhe nossas redes sociais