Leiturinha lança coleção de livros em homenagem aos 110 anos de Guimarães Rosa

jun 27, 2018 | 10+ anos, 7 - 10 anos, Leiturinha, Livros

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

Guimarães Rosa: do menino mineiro a um dos maiores escritores brasileiros

Guimarães-Rosa

Em 27 de junho de 1908, na cidade de Cordisburgo, Minas Gerais, nascia João Guimarães Rosa. O menino, que desde cedo se encantou pelas palavras, pelos livros e pelos animais não tardaria a se tornar um dos maiores escritores brasileiros, até vir a ser aceito, em 1963, como membro da Academia Brasileira de Letras. Em 1967, ao assumir seu posto na ABL, faleceu repentinamente três dias depois, no dia 19 de novembro do mesmo ano.

Do amor pelas palavras, João se fez poliglota, poeta e bom ouvinte, da paixão pelas vaquejadas, fez do Sertão das gerais seu universo. Desde pequeno, Guimarães sempre foi diferente dos meninos da sua cidade. Nascido no interior de Minas Gerais, ele nunca foi de correr pela rua, gostava mesmo era de aprender novas e difíceis línguas, estar em contato com seus muitos – e curiosos – bichos de estimação e, claro, ler muito!

Literatura Infantil Brasileira: Monteiro Lobato e seu clássico

Ainda pequenino foi morar na capital do seu estado com os avós, onde teve seu primeiro contato com uma biblioteca e dela fez seu segundo lar – os momentos que passava lendo, para ele, eram sagrados. Quando adulto, ainda antes de ser escritor, foi médico e embaixador. Seu amor e profundo conhecimento pelas mais variadas línguas tornaram sua forma de escrever única, o que revolucionou a literatura brasileira, com uma mistura entre o português erudito e o regionalismo do interior de Minas Gerais da época, que desafia os mais vorazes leitores a compreender suas obras com apenas uma leitura.

Grande Sertão: Veredas, a obra prima de Rosa

A obra mais conhecida de Guimarães Rosa é Grande Sertão: Veredas, que dispensa apresentações. Não haveria obra melhor para representar a comemoração dos 110 anos do nascimento do autor, pois, nela, reúnem-se questões universais como a existência, o sentido da vida, o amor e a guerra, a partir de um cenário regional, nos confins do Sertão. Além disso, este clássico literário, além de ter um ótimo enredo e personagens marcantes, dá pistas, desde o começo da história, da chave necessária para se desvendar o sentido da obra.

Odilon Moraes e a incrível capacidade do livro ilustrado na literatura infantil

Desde a primeira frase de Grande Sertão: Veredas, o leitor é levado a uma espécie de mergulho em uma narrativa não linear, cheia de divagações e reflexões do narrador personagem. E, no caminho desta narrativa, que nos leva como que na própria viagem de Riobaldo pelo Sertão, vivemos, junto com ele, toda angústia, toda dúvida, no limiar entre a vida e a morte, a alegria e os perigos que o acompanham o tempo todo – Afinal de contas, em suas palavras, muitas vezes repetidas: “Viver é muito perigoso”.

Dica Leiturinha: Guimarães Rosa para crianças

Coleção-Guimarães-Rosa-110-Anos

Para comemorar seus 110 anos, a nossa Equipe de Curadoria reuniu dois grandes livros, para serem lidos por toda a família e apresentar, de forma lúdica, um pouco da obra deste grande escritor!                     

Grande Sertão: Veredas (em quadrinhos)

Editora: Globo Livros
Roteiro: Guazzelli
Arte: Rodrigo Rosa

Pode parecer impossível fazer uma adaptação desta obra, mas o jogo entre imagens e escrita desta edição em HQ conseguiu se manter muito fiel à obra e explorar suas principais passagens de uma maneira excelente.

João, Joãozinho, Joãozito

Editora: Galera Junior
Autor: Claudio Fragata
Ilustradora: Simone Matias

Finalista do 59º prêmio Jabuti, na categoria Infantil, este livro conta com uma narrativa poética, a infância de João Guimarães Rosa. As imagens completam o texto e, a cada página virada, vai ser impossível não se apaixonar ainda mais pelo menino Guimarães, depois de conhecer tão a fundo sua infância no interior de minas e compartilhar seu amor pelas palavras e pelos animais!

Para saber mais ou adquiri-la, acesse a Coleção Guimarães Rosa: 110 Anos!

Sarah Helena

Mãe de Cecília e de Olívia, psicóloga, escritora, especialista em filosofia e mestre em educação profissional e tecnológica. Sempre trabalhou com famílias, especialmente com os pequenos. Por esse amor ao universo afetivo infantil, hoje, na Leiturinha, integra o time de Curadoria e colabora fortalecendo o vínculo das famílias leitoras através da experiência da literatura.

    Acompanhe nossas redes sociais