Escrito e desenhado por Enriqueta: um livro para os amantes dos quadrinhos

set 28, 2018 | 10+ anos, 7 - 10 anos, Palavra da Curadoria

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

O papel das histórias em quadrinhos na formação de leitores vorazes

Enriqueta (2)

Quem não teve a infância marcada pelos quadrinhos cômicos da Turma da Mônica? Ou pelos  HQs de pura aventura do Homem Aranha? Pelo famoso Watchmen ou ainda por versões dos clássicos da literatura neste formato, como Moby Dick? Há muitas décadas as histórias em quadrinhos vêm conquistando um lugar especial nas estantes de leitores de todas as idades apaixonados por este gênero literário que mescla imagens, textos, diálogos diretos, em uma narrativa que transita no tempo e no espaço.

Estas obras, que se tornaram clássicos e ainda hoje têm seu público fiel, foram responsáveis por criar gerações de entusiastas e pessoas vorazes por leitura. Os quadrinhos, na maioria das vezes, têm uma sequência e são produzidos em série, o que acaba fidelizando os leitores curiosos e ávidos por saberem como a história continua! Ainda hoje, milhares de jovens, adultos e crianças fazem filas nas bancas de revistas para acompanharem os próximos números de suas HQs preferidas.

A influência das histórias em quadrinhos é tão importante para, entre outras coisas, incentivar o hábito da leitura, que muitos professores adotam este gênero em sala de aula, fazendo projetos interdisciplinares com os quadrinhos como pano de fundo. Afinal, este gênero literário é perfeito para desenvolver habilidades de interpretação de texto, por exemplo, capacitando os pequenos, desde cedo, para a leitura de mundo tão necessária, especialmente nos dias atuais, em que tudo é imagem. Não é à toa que no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), importante prova no Brasil, os quadrinhos e charges, sejam políticos ou não, são utilizados para testar inúmeras competências.

As histórias em quadrinhos conquistando o coração dos nossos pequenos leitores

Diante de tantas qualidades, não dá para deixar estas leituras de lado e, por isso, este gênero já integrou a seleção da Equipe de Curadoria da Leiturinha mais de uma vez!  Com Lançamento Exclusivo aqui no Brasil, o Clube já enviou três volumes de Os Caras Malvados, série que mistura aventura e humor da Editora Saber e Ler. Um verdadeiro sucesso entre os pequenos leitores!

Outro livro do gênero enviado no Kit é o de uma personagem já consagrada no mundo das charges, que agora cria sua própria história! Isso mesmo, Liniers, o cartunista argentino, deixa sua personagem Enriqueta ainda mais interessante: ela agora cria sua própria história e nós, leitores, podemos acompanhar todo seu processo criativo no divertido Escrito e desenhado por Enriqueta.

Um pouquinho sobre Liniers

Nascido em 1973 em Buenos Aires, Ricardo Liniers Siri, ou apenas Liniers como é conhecido, é um famoso cartunista argentino que já teve trabalhos em diversas revistas como Rolling Stone, Spirou e La Mano, e mais de 20 livros publicados em países como Espanha, Estados Unidos, Brasil, Peru, Canadá, Itália, França e República Checa. Apaixonado e inspirado por Mafalda, do também argentino Quino, Liniers criou a pequena Enriqueta, personagem principal do seu livro Escrito e desenhado por Enriqueta.

Escrito e desenhado por Enriqueta: um livro para os amantes dos quadrinhos

Enriqueta (3)

Esta é uma ambiciosa brincadeira de metalinguagem, em que o livro escreve a si mesmo à cada página, com o humor e irreverência característicos do autor. Enriqueta é uma personagem presente em muitos livros de Liniers, sempre com seu vestido azul e acompanhada de seu gato Felini, em histórias que envolvem o amor pela literatura e reflexões existenciais.

Assim como Liniers se encantou com Mafalda em sua infância, com Enriqueta ele convida crianças e adultos de todas as idades a se apaixonarem também pelo universo literário. Assim como Enriqueta que desenha e escreve seu próprio livro, ao selecionar este título para integrar o Kit Leiturinha, nós esperamos incentivar a criatividade e despertar as histórias que moram dentro de cada pequeno leitor!

Leia também:

Sarah Helena

Mãe de Cecília e de Olívia, psicóloga, escritora, especialista em filosofia e mestre em educação profissional e tecnológica. Sempre trabalhou com famílias, especialmente com os pequenos. Por esse amor ao universo afetivo infantil, hoje, na Leiturinha, integra o time de Curadoria e colabora fortalecendo o vínculo das famílias leitoras através da experiência da literatura.

    Acompanhe nossas redes sociais