Histórias para Brincar: a fantasia a serviço da transformação

dez 12, 2018 | 10+ anos, 4 - 6 anos, 7 - 10 anos, Palavra da Curadoria

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

Já falamos aqui no Blog sobre a importância de levar os pequenos a sério, não subestimar  seu entendimento das coisas ao seu redor e ter conversas francas com eles. Embora não seja uma tarefa fácil, ela é tão necessária quanto comer e dormir, pois é o que nos constitui enquanto sujeitos. Gianni Rodari (1920 – 1980), escritor italiano, sabia disso e mais, ele sabia ainda que a fantasia é a mais poderosa ferramenta para ajudar os pequenos a lidarem com a realidade e a transformá-la.

A fantasia a serviço da transformação

Gianni Rodari, vencedor do mais alto prêmio de literatura infantil mundial, o Prêmio Hans Christian Andersen, é reconhecido por sua criatividade e inventividade, que inundam uma simples cena rotineira com elementos inusitados! Para ele, esta é a receita perfeita para gerar uma quebra nas expectativas do leitor e tornar a narrativa tão atraente e divertida.

Para além da diversão, ao perceber que é possível transformar a realidade por meio da palavra, o ato de imaginar mostra aos pequenos que é possível agir sobre a realidade de forma concreta. Assim, Rodari vive a literatura como ato político, em seu sentido pleno: fazer uma leitura do mundo ao seu redor e participar da vida coletiva, transformando-a.

Um livro para ler e brincar

Em Histórias para Brincar, Lançamento Exclusivo Leiturinha, da Editora 34, Rodari apresenta 20 pequenos contos, com 3 finais diferentes, cada um deles. Este livro, enviado aos Leitores Fluentes do Clube Leiturinha, apresenta histórias que mesclam elementos da vida cotidiana com elementos fantásticos. Um livro onde tudo é possível – o que o torna tão interessante e assertivo para os pequenos vorazes por desafios lógicos e tramas desafiadoras.

Cheias de humor, estas histórias são um prato cheio para alimentar a curiosidade dos pequenos. O final de cada história fica à cargo do leitor, que pode escolher qual deles prefere, sendo que cada um carrega consigo uma moral e uma ética diferentes e, por vezes, divergentes, convidando à uma leitura crítica e reflexiva.

Por fim, ler Histórias para Brincar é como entrar na mente do próprio autor e ver de perto como ele monta e desmonta a trama, como brinca com as palavras e seus significados, como faz seu jogo de abrir ou fechar caminhos, de criar mil e uma possibilidades de resolução de uma mesma questão, partindo de pontos tão diferentes. Com isso, o processo criativo se mostra passível de observação, dado de bandeja a quem dele quiser se servir.

Leia também:

Sarah Helena

Mãe de Cecília e de Olívia, psicóloga, escritora, especialista em filosofia e mestre em educação profissional e tecnológica. Sempre trabalhou com famílias, especialmente com os pequenos. Por esse amor ao universo afetivo infantil, hoje, na Leiturinha, integra o time de Curadoria e colabora fortalecendo o vínculo das famílias leitoras através da experiência da literatura.

    Acompanhe nossas redes sociais