A imaginação é mesmo formidável! Com ela, podemos viajar pela imensidão dos nossos pensamentos, criar mil coisas em um mundo real ou fazer infinitas coisas em um mundo de mentirinha. Com a imaginação, podemos também aprender sobre teorias abstratas e complexas, como a matemática e a física, por exemplo. A imaginação é o que nos permite representar o mundo à nossa volta, nos projetando no futuro ou em outras realidades.

A imaginação é um dos objetos de estudo da filosofia e de várias outras áreas do conhecimento, como a educação e a psicologia. Na prática, a imaginação está presente a todo momento, mas é quando tomamos consciência dela que ganhamos um grande poder: O de ir sempre além!

Use a imaginação: um livro para os pequenos irem além

use-a-imaginacao

Pensando nisso, uma das obras selecionadas pela Equipe de Curadoria da Leiturinha é Use a Imaginação, de Nicola O´Birne, que aborda o ócio criativo de forma genial e muito divertida! A trama é sobre um coelho que, sem ter nada para fazer, andava muito entediado… Até que recebe a “ajuda” de um lobo. Mas, como todos sabem, lobos não são lá muito de confiança! Ele sugere que inventem uma história, para passar o tempo, e isso não agradou muito o nosso querido coelho. Assim, usando todo poder de sua imaginação, ele muda o final da história de uma forma genial, mostrando como a imaginação é formidável e poderosa!

Outro aspecto interessante deste livro infantil é que ele é uma história sobre uma história – o que apresenta a metalinguagem para os pequenos, um recurso linguístico sofisticado, que é ótimo para estimular a interpretação de texto nos pequenos.

A autora – que contou neste livro ter passado as manhãs de sábado sem televisão e, por isso, começou a desenhar – recebeu três prêmios, em 2015 e 2016, referentes a esta obra. E ela nos deixa a dica – passar um tempinho entediado, como ela e o coelho da história, é um espaço perfeito para que a imaginação tome conta e a criatividade invente coisas incríveis a se fazer! Claro que nem todos os dias temos ideias incríveis, mas como saberemos se sempre estivermos ocupados e distraídos com alguma coisa?

Então, que tal gastar umas horinhas sentindo o tempo passar, deixando a mente vagar e esperar até que um lobo… ops! ou melhor, um coelho, venha ajudar?!

E seu pequeno? Já se sentiu entediado como o coelho? Já inventou alguma coisa sensacional a partir do nada? Conte para a gente!

Leia também: 

Profile photo of Sarah Helena

Mãe da Cecília, formada em Psicologia, especialista em Filosofia e Mestranda em Educação Profissional e Tecnológica. Sempre trabalhou com famílias, especialmente com os pequenos. Por esse amor ao universo afetivo infantil, hoje, na Leiturinha, ela colabora fortalecendo o vínculo das famílias leitoras através da experiência da literatura.