Literatura e meio ambiente: qual a relação entre os dois?

set 29, 2023 | Clube Leiturinha, Criança, Família, Leiturinha, Loja Leiturinha

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

Quem não gosta de aprender brincando? Para deixar a vida das nossas crianças leitoras mais leve e divertida, a Curadoria da Leiturinha apresenta a temática do meio ambiente por meio de livros enviados no clube. Mas o que muita gente se pergunta é: literatura e meio ambiente, qual a relação entre os dois?

A resposta é clara: a literatura sempre está a serviço do pensamento. É justamente o pensamento que nos desperta para questões importante do nosso planeta e a preservação ambiental é uma delas. Além disso, a natureza e seus elementos nos ajuda a abordar outras temáticas pertinentes ao desenvolvimento das nossas crianças.

Como a natureza pode contribuir para o desenvolvimento dos pequenos?

Os animais, a floresta e os elementos naturais presentes nas histórias dos livros não estão apenas a serviço da diversão dos pequenos. Eles também servem para aproximar e sensibilizar  sobre a temática ambiental. Quando conhecemos os animais e criamos apreço por eles, ajudar na preservação fica bem mais fácil. 

Além disso, histórias que envolvem animais como personagens são utilizadas para introduzir assuntos considerados complexos de forma adequada ao imaginário das crianças.

Em uma pesquisa realizada pela psicóloga Deena Skolnick Weisberg, na Universidade de Pensilvânia, nos Estados Unidos, isso é demonstrado. A pesquisa mostrou que histórias fantásticas – que possuem elementos irreais – conseguem ensinar de forma mais efetiva alguns elementos, como palavras novas, às crianças. Isso acontece porque as histórias de fantasia atraem a atenção dos pequenos. Os cenários fantásticos também estimulam o desenvolvimento cerebral por meio da imersão em contextos desconhecidos. Isso faz com que traga uma carga rica de informações novas e úteis no processo de aprendizado.

Porém, o meio ambiente não é feito só de animais

Para as crianças mais crescidas, é importante mencionar questões que pensam na questão ambiental com uma visão crítica. É necessário despertar a reflexão para assuntos mais complexos. Como, por exemplo, a extinção, a preservação dos rios, florestas, comportamentos racionais e bons hábitos para nosso planeta.  

Para que esses assuntos sejam explorados em profundidade e tragam ganhos reais para a construção do caráter das nossas crianças, é preciso sair da zona de conforto. Precisamos tocar em temas sensíveis, mostrando o quanto nossos hábitos influenciam no meio ambiente. Não deixe de contribuir para a construção de adultos conscientes, pela literatura, músicas, filmes ou pesquisas. Pode acreditar, elas estão atentas a tudo. 

Como fazer isso?

A Leiturinha te ajuda! Preparamos um material gratuito para você baixar e aprender um pouco mais sobre como a literatura ajuda as crianças a terem amor pelo meio ambiente, com dicas de hábitos sustentáveis para o dia a dia dos pequenos e pequenas.

Baixe gratuitamente AQUI.

Dica Leiturinha: livros para falar sobre o meio ambiente!

Para conhecer melhor sobre o meio ambiente, nada melhor do que ler. Através dos livros, que trazem muito conhecimento, os pequenos vão criar empatia com os animais, plantas e todos seres vivos. Confira essa seleção de livros da Categoria Meio Ambiente na Loja Leiturinha:

Vanivani o Dono das Araras Vermelhas

Livros com temática indígena são perfeitos para aproximar os pequenos da cultura dos povos originários do nosso país. Por isso, são importantes bibliografias que devem estar presentes desde os primeiros anos de vida.

Para saber mais ou adquirir, acesse: Vanivani o Dono das Araras Vermelhas

 

 

 

Consumo Consciente

“Há coisas que nenhum dinheiro pode comprar”. Este é um conselho passado de geração em geração. Por isso Tadeu veio ensinar aos pequenos que, às vezes, coisa demais só atrapalha. Todas as crianças estavam sempre felizes. Menos Tadeu. Ele sentia que lhe faltava algo, mas o quê? Ele logo descobre que dinheiro não traz felicidade.

Para saber mais ou adquirir, acesse: Consumo Consciente

Greta e os Gigantes

Se o futuro será construído pelas crianças que nos cercam, ninguém melhor que Greta Thunberg para nos mostrar que o futuro será verde! Mesmo tão jovem, Greta passa o recado à todos. É preciso que cada um de nós se conscientize de sua cidadania e se mobilize por um futuro melhor para a humanidade. Este livro foi inspirado em sua história. Ele faz a perfeita junção entre a realidade e o faz de conta, transmitindo uma mensagem de esperança para os pequenos.

Para saber mais ou adquirir, acesse: Greta e os Gigantes

Para saber mais e garantir muita diversão e aprendizado em sua casa, acesse a Loja Leiturinha!

Caroline Lara

Líder da Equipe de Curadoria da Leiturinha, é formada em Psicologia e mãe do Caetano. Leitora compulsiva, é apaixonada em provocar emoção, despertar a fantasia, entreter e alegrar pequenos através da literatura. Acredita que quanto menor nosso tamanho, maior a criatividade!

    Acompanhe nossas redes sociais