É… Podemos dizer que as crianças de hoje em dia são bem diferentes das da nossa época! Se desenvolvendo de forma cada vez mais surpreendente, os pequenos da geração alpha nos deixam impressionados com tantas habilidades desde cedo, ao passo que a tecnologia vem se aprimorando a cada dia, cercando nossas crianças de estímulos e muita interatividade! Dentro desse contexto, a literatura infantil não poderia ficar de fora…

Interatividade e literatura: Você conhece o livro-brinquedo?

Um livro-brinquedo é aquele que reúne práticas lúdicas, como fantoches, bonecos, jogos, abas, entre tantos outros recursos, à literatura. Por meio de formatos que despertam o interesse dos pequenos, os livros são um convite para a interação direta. A linguagem dos livros-brinquedo é totalmente adaptada ao universo dos pequeninos e, é importante ressaltar que, embora algumas vezes eles pareçam estar distantes de um ideal cultural, eles não são menos ricos do que os outros tipos de literatura. Aliás, justamente por usar esse tipo de linguagem, o livro-brinquedo é extremamente apreciado pelos bebês ainda na idade tenra e, por isso, é uma ótima maneira de  atrair e inserir os pequeninos no mundo da literatura. Existem diversos livros-brinquedo ricos em conteúdo literário, afinal, as potencialidades de um livro ilustrado, para além da interpretação do texto escrito, podem ser unidas as possibilidades do objeto brinquedo, atribuindo um valor literário imenso aos livrinhos.

Conheça os diferentes tipos de livro-brinquedo:

Livros-fantoche

Com esses livros, a contação é envolta pela magia da interpretação. Caso seu pequeno não consiga ficar muito tempo com a atenção fixa em uma história, esse tipo de livro será uma ótima pedida. Por meio dos personagens, a fantasia dos pequenos é estimulada, criando uma atmosfera lúdica e interessante para eles.

Livros de abas

Sabe aquela brincadeira de esconde-esconde que seu pequeno adora? Neste tipo de livro, ela faz parte da história. Brincadeiras como essa têm uma função simbólica para os pequenos, representando a ausência e a presença. Além disso, as abas estimulam a curiosidade dos bebês, chamando a atenção para os elementos presentes nos livros.

Livros Pop-up

Esses são um verdadeiro sucesso para os pequenos acima de dois anos. Neste tipo de livros, as ilustrações saltam aos olhos, literalmente. Quando a motricidade dos pequenos está um pouco mais elaborada, podemos apresentá-los aos livros pop-up sem medo de que os rasguem!

Livros Musicais

Os livros musicais são pertinente aos bebês ainda nos primeiros meses de vida. Isso porque ele é a representação de uma linguagem universal, pois a linguagem oral não precisa estar totalmente assimilada para que se compreenda uma cantiga. Além disso, a leitura se dá através de um processo de troca, fortalecendo o vínculo entre mãe/cuidador e criança.

Livros para Puericultura

Além de um instrumento de leitura, esses livrinhos são mordedores, chocalho e protetores de berço. Com eles, a literatura pode estar presente em todos os momentos, desde o cuidado, até a diversão e o lazer.

Livros de Pano e Banho

Eles são os favoritos dos pequeninos e sempre ocupam um lugar de destaque em nossas listas de melhores livros selecionados para os pequenos leitores. Esse tipo de livrinho é usado, muitas vezes, como objeto de transição ou como brinquedo mesmo. Um exemplo é o Sapo Fred, um livro pelúcia adorado pelos pequenos. Além disso, esses livros  podem ser um estímulo à ida ao banho, à hora de dormir, entre outras tarefas que podem ser motivo de dificuldade para os pequenos e papais.

Livros de Construir

Para os maiores, os livros de construir são uma verdadeira diversão! Os pequenos podem  passar horas se dedicando à tarefa de concluir a obra.

Dica da Leiturinha:

Pensando em toda a importância dos livros-brinquedo, a Equipe de Curadoria da Leiturinha preparou, cuidadosamente, 4 coleções de livros super especiais! Com certeza, seu pequeno vai adorar se divertir com esses livros-brinquedo. Confira:

O reino encantado da Peppa Pig

Coleção O reino encantado da Peppa Pig

Indicação: pequenos a partir de 0 anos

Através de ilustrações agradáveis ao olhar dos pequenos, os sentimentos e pensamentos comuns à infância são transmitidos pela família de porquinhos de forma humorada e compreensível. O livro-teatro da Peppa, além de estimular a criatividade de pais e pequenos, traz noções visuais básicas como profundidade, formas e cores. Para saber mais ou adquirir, acesse a Coleção O reino encantado da Peppa Pig.

Livro-Brinquedo Primeiras PalavrasColeção Livro-Brinquedo Primeiras Palavras

Indicação: pequenos a partir de 3 anos

Enquanto monta este quebra-cabeça, seu pequeno aprende várias palavras novas e, depois de pronto, pode identificar todos os termos no cenário. O livro de adesivos traz uma historinha que também ajuda a fixar o aprendizado e permite que os adesivos sejam colados repetidas vezes. Para saber mais ou adquirir, acesse a Coleção Livro-Brinquedo Primeiras Palavras.

Livro-Brinquedo Construa seu CasteloColeção Livro-Brinquedo Construa seu Castelo

Indicação: pequenos a partir de 3 anos

Com este livro, seu pequeno vai matar a curiosidade sobre essa fase da história e, depois de tanta informação, vai poder montar seu próprio castelo. Basta seguir as instruções, montar sua fortaleza medieval e preparar as tropas! Para saber mais ou adquirir, acesse a Coleção Livro-Brinquedo Construa seu Castelo.

Livro-Brinquedo Casa de Boneca 3D

Coleção Livro-Brinquedo Casa de Boneca 3D

Indicação: pequenos a partir de 3 anos

Um livro para conhecer a Casa de Bonecas e as confusões que acontecem lá dentro. Mas, muito melhor do que isso, um livro para montar a sua própria casinha, com dois andares e muitas peças para personalizá-la como quiser! Siga as instruções e use a criatividade para criar a casinha dos seus sonhos. Para saber mais ou adquirir, acesse a Coleção Livro-Brinquedo Casa de Boneca 3D.

Livro-Brinquedo Construa seu RobôColeção Livro-Brinquedo Construa seu Robô

Indicação: pequenos a partir de 8 anos

Este é um livro para o seu pequeno aprender tudo sobre o universo dos robôs e sua interação com o nosso mundo, e ainda montar 3 robôs motorizados. São 3 brinquedos montados por ele mesmo que andam, se mexem e acenam! Para saber mais ou adquirir, acesse a Coleção Livro-Brinquedo Construa seu Robô.

Leia mais:

Profile photo of Caroline Lara

Faz parte da Equipe de Curadoria da Leiturinha, é formada em Psicologia e mãe do Caetano. Leitora compulsiva, é apaixonada em provocar emoção, despertar a fantasia, entreter e alegrar pequenos através da literatura. Acredita que quanto menor nosso tamanho, maior a criatividade!