Você sabe o que é Tummy Time?

Tummy Time é um termo em inglês para falar de um momento simples, que faz parte da rotina dos bebês: ficar de barriguinha para baixo, brincando! Muitos pais já praticam o Tummy Time, mas poucos se dão conta de sua importância. Você sabia que o simples fato de mudar seu bebê de posição já pode ser um grande impulso para novas descobertas?

Esta prática, apesar de simples, traz muitos ganhos para o bebê – é um verdadeiro exercício físico que fortalece a região do pescoço, do abdômen, dos braços e pernas, preparando os pequeninos para importantes marcos de seu desenvolvimento, como engatinhar, sentar e andar.

Brincar de bruços nem sempre pode ser agradável para alguns bebês. Para tornar o momento atraente e divertido, preparamos algumas dicas, confira!

– Antes de começar: certifique-se que seu bebê está acordado e bem disposto. Dormir, só de costas, segundo órgãos de saúde da criança, nacionais e internacionais.

– Forre o chão com algo confortável, como edredom ou cobertor. Mas mantendo a superfície firme e estável, sem “afundar” o bebê.

– Separe brinquedos ou livros que chamem a atenção de seu bebê, de preferência os que têm cores chamativas e vibrantes. Coloque-os diante de seu pequeno ou em volta dele, de forma que fiquem cerca de 20 cm ao seu alcance.

–  O tempo de permanência com a barriguinha no chão varia de acordo com a idade e com a disposição de cada bebê. No começo, deixe-o por poucos minutinhos, e vá aumentando, à medida em que seu pequeno estiver gostando da posição e estiver com o pescoço mais fortalecido.

– Outras maneiras que favoreçam a posição de bruços são possíveis: explore com seu pequeno a que lhe seja mais agradável, e que favoreça a troca e o vínculo entre vocês!

7 dicas para estimular o desenvolvimento do seu bebê com livros

Assim como a prática do Tummy Time, existem diversas formas de estimular o desenvolvimento dos pequeninos e uma delas é com os livros! Se você já tem este hábito de amor em casa, ou se pretende começar, elencamos aqui 7 dicas de livros e materiais que podem tornar a experiência literária de seu pequeno muito rica e diversificada, desde os primeiros dias de vida. Confira 7 dicas para estimular o desenvolvimento do seu bebê com livros.

Profile photo of Sarah Helena

Mãe da Cecília, formada em Psicologia, especialista em Filosofia e Mestranda em Educação Profissional e Tecnológica. Sempre trabalhou com famílias, especialmente com os pequenos. Por esse amor ao universo afetivo infantil, hoje, na Leiturinha, ela colabora fortalecendo o vínculo das famílias leitoras através da experiência da literatura.