Por que ler histórias em quadrinhos com as crianças?

Jan 19, 2022 | Leitura

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

Já faz algum tempo que o gibi deixou de ser visto como um inimigo do livro. Ao contrário: as histórias em quadrinhos já são consideradas grandes aliadas para incentivar a leitura, principalmente para quem ainda está engatinhando no universo das letras. 

Afinal, os quadrinhos acabam sendo uma introdução ao mundo da literatura, usando não apenas escrita, mas também ilustrações. Grandes clássicos que conhecemos em forma de livro já foram, inclusive, adaptados para o formato de história em quadrinhos. Dessa forma, a leitura para crianças é facilitada através do gibi.

Além disso, tais histórias também contribuem para despertar o interesse das crianças em fase de alfabetização.📝 Pensando nisso, por que ler histórias em quadrinhos com as crianças? Descubra agora mesmo todos os benefícios desse hábito!

Por que ler histórias em quadrinhos com as crianças?

Não há dúvida de que o gibi auxilia o desenvolvimento do hábito da leitura de forma eficaz. As histórias em quadrinhos (ou HQs), de forma geral, unem palavras e imagens, agradando tanto quem já lê quanto àqueles que ainda estão iniciando o processo de alfabetização.

Nesse sentido, as histórias em quadrinhos podem ser oferecidas às crianças mais novas ou em idade de alfabetização como suporte às brincadeiras. É uma forma de trabalhar a imaginação e o faz de conta!💡

Além disso, para aqueles que ainda não dominam a leitura, a curiosidade em saber o que está escrito dentro dos balões de fala pode ser um estímulo.💬E assim, as histórias em quadrinhos podem ser muito úteis durante as aulas de alfabetização.

Ademais, os pais e os pequenos podem também utilizar as histórias em quadrinhos em momentos de lazer. É possível dar muitas risadas e ter momentos divertidos com os gibis.  Por isso, além do educador, também é importante que os pais participem dessa iniciativa, sempre que possível.

Qual é a diferença entre gibis e histórias em quadrinhos?

Nenhuma! O termo gibi é uma expressão brasileira, que se popularizou a partir da década de 1940. Já as histórias em quadrinhos costumam ser bastante associadas às publicações de super-heróis. No entanto, os dois termos são utilizados para se referir às mesmas histórias contadas de forma sequencial, por meio de balões de fala e ilustrações.

Por fim, devemos notar que HQ é simplesmente a abreviação do termo história em quadrinho. Ou seja: “H” para  história, e “Q” para quadrinho. Antigamente, era algo muito mais focado em vilões e heróis, mas as HQs vão muito além disso. Há histórias fictícias e reais, contadas através de ilustrações.

Como as histórias em quadrinhos incentivam a leitura?

Nas histórias em quadrinhos, os personagens vão à escola e aos parques, têm pesadelos e medo de dentista, por exemplo. E é essa proximidade com o cotidiano que promove a conexão e cria uma familiaridade entre personagem e leitor.

No entanto, o que torna as histórias em quadrinhos tão amadas são mesmo os recursos gráficos: os desenhos retratam as expressões das personagens, existem as clássicas onomatopeias, as ações são fragmentadas e os traços do desenho costumam ser únicos.

Algo muito interessante das HQs é a possibilidade da criança entender o que está acontecendo, sem nem mesmo saber ler. Ou seja, ela bate o olho na página e, a partir da imagem, pode interpretar a história. Tanto é que é comum ver uma história em quadrinhos sem nenhum diálogo, apenas com ilustrações .

Outro aspecto positivo das histórias em quadrinhos é que, geralmente, elas são  publicações baratas e acessíveis. Então, é possível comprar vários exemplares da mesma edição de um gibi para distribuir em sala de aula. Com isso, a turma pode acompanhar a leitura em voz alta pelo professor.👏

Leia Mais: Quem é você na literatura infantil brasileira?

Como usar as histórias em quadrinhos em sala de aula?

Dentro da sala de aula, as histórias em quadrinhos podem ser grandes aliadas. Porém, é necessário entender como trabalhar isso com os alunos. Afinal, existem HQs que são apropriadas para um público um pouco mais velho, entre seus 11 e 14 anos, e outras são feitas para um público geral, como a Turma da Mônica

No mais, é muito benéfico trazer os quadrinhos para dentro da sala de aula. Veja as principais razões a seguir.❤️

Usar como ferramenta de apoio

Uma das formas de utilizar as HQs dentro da sala de aula é abordar as histórias como um material de apoio. Ou seja, se o tema principal da aula é sobre a história do Brasil, seria interessante apresentar uma história em quadrinhos sobre a colonização. Porém, lembre-se de que não deve ser algo extremo. Busque saber qual é o conteúdo antes de apresentá-lo , leia-o, faça anotações se necessário e saiba como ele pode ser uma ferramenta de apoio de verdade.

Incentivar leitura e escrita 

O fato é que o gibi e o livro possuem uma grande vantagem: incentivar a leitura e a escrita nos pequenos desde cedo.📖Uma atividade criativa para desenvolver com os alunos após a leitura de uma HQ seria, por exemplo, a criação de uma história que eles mesmos desenvolvessem baseando-se no conteúdo apresentado.

Estimular a criatividade

O último ponto já deixa isso claro! As histórias em quadrinhos possuem o dom de estimular a criatividade nos pequenos.✨ Ou seja, é muito provável que uma criança se sinta inspirada a  fazer sua própria história e arte a partir daquilo que ela vê.

Aumentar a participação de alunos em sala de aula

Trazer um material diferente como esse para a aula a torna mais divertida e aumenta o engajamento dos alunos com o professor. Um exemplo é que o educador pode reunir a sala toda em uma roda em que a história será contada e, depois disso, pedir para que os alunos façam questões ou deem suas opiniões. 

Dicas de histórias em quadrinhos da Loja Leiturinha

Que tal ler com as crianças algumas obras clássicas que foram transformadas em histórias em quadrinhos? Confira abaixo adaptações incríveis para os pequenos se divertirem enquanto aprendem mais sobre a literatura mundial e do nosso país!🌍 Acompanhe as sugestões da Loja Leiturinha e escolha uma HQ perfeita para você.

Frankenstein em Quadrinhos

Frankenstein em Quadrinhos

Não há como negar, Frankenstein é um clássico literário. É considerado o primeiro livro de ficção científica da história e, segundo Stephen King, um dos grandes livros do gênero terror. Uma leitura indispensável, muito utilizada em escolas. Além do grande sucesso que o livro fez em seu tempo, continua sendo uma grande influência na cultura pop e ainda é muito lido tanto por adultos quanto por crianças e adolescentes em suas versões adaptadas.

Na edição adaptada para os quadrinhos, a artista plástica Taisa Borges é a responsável pela bela versão em HQ da narrativa criada pela inglesa Mary Shelley, em 1817. Em Frankenstein em Quadrinhos, a terrível trajetória de Victor Frankenstein é ilustrada de forma a alcançar em imagens toda a delicadeza e profundidade dos temas que atravessam a história.

👉 Leve o livro Frankenstein em Quadrinhos para a sua casa!

Dom Quixote em Quadrinhos

Dom Quixote em Quadrinhos

Considerado um dos primeiros romances da história, Dom Quixote De La Mancha é uma das obras que inaugurou a forma de contar histórias que se perpetua até os dias de hoje. O personagem é, provavelmente, um dos mais conhecidos de todo o mundo. E essa releitura apresenta esse clássico de maneira acessível e atrativa para os pequenos, permitindo o contato com um dos personagens mais cativantes e divertidos da literatura mundial.

Nos traços bem-humorados de Caco Galhardo, o leitor de Dom Quixote em Quadrinhos poderá visitar as passagens mais significativas do clássico de Cervantes, desde as reflexões iniciais, que remetem à transformação do pacato fidalgo no visionário cavaleiro andante, até as aventuras que atravessaram séculos.

👉 Confira o livro Dom Quixote em Quadrinhos na Loja Leiturinha!

Odisseia em Quadrinhos

Odisseia em Quadrinhos

Uma das mais antigas histórias criadas pela humanidade e que sobreviveu até os nossos tempos, a Odisseia, de Homero, é provavelmente uma das obras mais conhecidas e importantes da cultura ocidental.A versão da Odisseia em Quadrinhos, de Piero Bagnariol, traz essa famosa história de maneira lúdica e leve!

Com cerca de 2.700 anos, a Odisseia continua sedutora, vigorosa e surpreendente. Nessa tradução para os quadrinhos, o texto grego se apresenta ainda mais tenaz, oferecendo ideias, imagens, versos, personagens, mecanismos e muito mais em uma narrativa impressionante.

👉 Veja o livro Odisseia em Quadrinhos na Loja Leiturinha!

Box Quadrinhos Disney – Edição 20

Box Quadrinhos Disney - Edição 20

Além dos quadrinhos serem os queridinhos do público infantil e juvenil, os livros do Box Quadrinhos Disney irão render bons momentos junto a personagens igualmente amados da Disney!

As crianças podem se divertir com as histórias em quadrinhos Disney. Aventuras, mistérios e muito humor esperam por você nesse  box incrível que vem com a edição 18 das 5 revistas e uma cartela de adesivos. As histórias trazem Mickey, Pato Donald, Tio Patinhas, Pateta, Minnie, Superpato e muitos outros personagens inesquecíveis!

👉 Conheça melhor o Box Quadrinho Disney na Loja Leiturinha!

Histórias de Piratas

Histórias de Piratas é uma HQ focada na turma do Pato Donald, com uma temática de piratas que vai deixar todo mundo intrigado. Desde os anos 1980, a inclusão de piratas, ouro, mapa do tesouro e mais são temas que a Disney usa muito em seus gibis. Afinal, a maioria dos pequenos adoram histórias sobre piratas e aventuras em alto mar.

Nessa HQ, temos a aventura que Pato Donald, Tio Patinhas e seus sobrinhos passam em histórias inéditas como lobos dos sete mares. Além das ilustrações características do traço Disney que todos amam.

👉 Veja o Histórias de Piratas na Loja Leiturinha!

Superman de Smallville

Em Superman de Smallville, os pequenos podem acompanhar a história de um super-herói muito amado pela garotada: Superman. Nessa versão, ele é um garoto com super poderes de apenas 13 anos de idade, o que torna a história muito mais acessível à faixa etária. 

A temática é bem leve e divertida, com ilustrações coloridas e fáceis de usar para atrair a atenção das crianças. Na história, a missão de Clark Kent é achar o culpado por causar um caos na cidade, após ser culpado erroneamente. A história é curiosa e muito interativa, deixando um mistério divertido para eles resolverem.

👉 Veja o Superman de Smallville na Loja Leiturinha!

Grande Encontro: Turma da Mônica Jovem & Liga da Justiça

A versão jovem da Turma da Mônica, com traços de quadrinhos japoneses, é um dos grandes sucessos da atualidade. E a maior novidade é que eles trazem uma mistura de mundos incrível na edição Grande Encontro: Turma da Mônica Jovem & Liga da Justiça, em que a turminha se encontra com grandes heróis da DC.

Nessa  edição, a Turma vai se juntar à Liga para combater os maiores vilões do mundo. Será que eles conseguem? É a opção perfeita  para dar  boas risadas e interagir com a turma, especialmente com crianças entre seus 10 e 12 anos de idade.

👉 Encontre o Grande Encontro: Turma da Mônica Jovem & Liga da Justiça na Loja Leiturinha!

Hilda e o gigante

Hilda e o Gigante

Um grande clássico do autor Luke Pearson, Hilda e o Gigante é um gibi que conta a história de Hilda, uma menina que ama fazer amigos e aventuras. Ela faz amizade com as mais diversas criaturas, desde trolls até homens de madeira. Mas ela não consegue se livrar de uma grande ameaça afetando seu lar: um exército de elfos minúsculos e invisíveis que moram em volta da sua casa.

Hilda fará de tudo para defender seu lar e evitar uma mudança para a cidade grande. Mas lidar com os elfos não vai ser nada fácil, será que ela vai conseguir? Essa história é perfeita para despertar a curiosidade e a criatividade da criançada.

👉 Leia mais sobre Hilda e o Gigante na Loja Leiturinha!

As Aventuras do Superbebê Fraldinha

Jorge Beard e Haroldo Hutchins são muito conhecidos pela criação do Capitão Cueca, mas eles também trouxeram ao mundo As Aventuras do Superbebê Fraldinha! A história se passa no mesmo universo de Capitão Cueca, quando Senhor Krupp não deixa os garotos fazerem desenhos do Capitão na aula, eles decidem criar um novo personagem: o  Superbebê.

Mesmo não sabendo falar direito, ele é um bebê super astuto, ágil e que não deixa sua casa sem antes pegar suas fraldas. Na trama, o bebê deve salvar o mundo de um grande mau fedorento. Esse gibi contém um enredo engraçado e perfeito para descontrair dentro da sala de aula.

👉 Confira o livro As Aventuras do Superbebê Fraldinha na Loja Leiturinha!

Está pronto para apresentar todo esse conteúdo?

Agora você entende a importância da  inclusão de história em quadrinhos na rotina infantil, certo? Então prepare-se, compre uma ou duas HQs citadas acima e aproveite todo o conteúdo. Torne suas aulas mais cativantes e satisfatórias, além de muito divertidas para a criançada.

Para ter ainda mais benefícios, que tal você se juntar ao Clube Leiturinha? Assim você pode receber todos os meses um kit de livros para casa. Ou seja, é conteúdo que não acaba mais para apresentar em suas aulas e estimular a mente e criatividade dos pequenos, desde história em quadrinhos até clássicos da literatura infantil.❤️📚

Leia Mais

👉 Escrito e desenhado por Enriqueta: um livro para os amantes dos quadrinhos

👉 Poemas para alfabetização: a importância das rimas no aprendizado infantil

👉 Por que apresentar diversos formatos de livros para crianças?

Equipe Leiturinha

Conteúdo produzido pelo time de especialistas da Leiturinha, composto por jornalistas, psicólogas, pedagogas, editores de literatura infantil.

Acompanhe nossas redes sociais