Aniversário da Leiturinha, os melhores descontos pra incentivar a leitura infantil. Vem pro Clube! Assine agora

Por que ler histórias em quadrinhos com as crianças?

por | jan 19, 2022 | 0 Comentários

Já faz algum tempo que o gibi deixou de ser visto como um inimigo do livro. Ao contrário: as histórias em quadrinhos já são consideradas grandes aliadas para incentivar a leitura, principalmente para quem ainda está engatinhando no universo das letras. Além disso, elas também contribuem para despertar o interesse das crianças em fase de alfabetização. 📖✏️ Pensando nisso, por que ler histórias em quadrinhos com as crianças? Descubra agora mesmo todos os benefícios deste hábito!

Leia mais:
👉 Descubra os benefícios da leitura na infância
👉 5 coisas que só crianças que amam ler entendem
👉 Livros sobre representatividade negra para crianças

Por que ler histórias em quadrinhos com as crianças?

Não há dúvida de que o gibi auxilia o desenvolvimento do hábito da leitura de forma eficaz. As histórias em quadrinhos (ou HQs), de forma geral, unem palavras e imagens, agradando tanto quem já lê quanto aqueles que ainda estão iniciando o processo de alfabetização. Afinal, os leitores de gibi conseguem imaginar o significado da história, apenas observando e refletindo sobre a sequência dos desenhos.

Nesse sentido, as histórias em quadrinhos também podem ser oferecidas às crianças mais novas ou em idade de alfabetização, para servir de suporte às brincadeiras. É uma forma de trabalhar a imaginação e o faz de conta!

Além disso, para as crianças que ainda não dominam a leitura, a curiosidade em saber o que está escrito dentro dos balões de fala pode ser um estímulo para a leitura. 💬 E assim, as histórias em quadrinhos podem ser muito úteis durante as aulas de alfabetização. E também no cantinho de leitura dos pequenos e pequenas em casa, com a família, gerando muitas risadas e momentos especiais.

Atenção: você sabe qual é a diferença entre os gibis e as histórias em quadrinhos? Nenhuma! O termo gibi é uma expressão brasileira, que se popularizou a partir da década de 40. Já as histórias em quadrinhos costumam ser bastante associadas às publicações de super-heróis. No entanto, os dois termos são utilizados para se referir às mesmas histórias contadas de forma sequencial, por meio de balões de fala e ilustrações. 😉 Legal, não é mesmo?

Como as histórias em quadrinhos incentivam a leitura?

Nas histórias em quadrinhos, os personagens vão à escola e aos parques, têm pesadelos e medo de dentista, por exemplo. E é essa proximidade com o cotidiano que promove a conexão e cria uma familiaridade entre personagem e leitor.

No entanto, o que torna as histórias em quadrinhos tão amadas são mesmo os recursos gráficos: os desenhos retratam as expressões dos personagens, existem as clássicas onomatopeias (“ploft” e “grrr”), as ações são fragmentadas e os traços do desenho costumam ser únicos.

Ainda, as imagens das histórias em quadrinhos aparecem associadas a textos coloquiais, que permitem que a criança antecipe o enredo e atribua sentido à história. Mesmo sem saber ler! O mesmo vale para os balões: só de olhar, é possível saber se o personagem está pensando, gritando ou conversando, por exemplo. E com essas informações, fica ainda mais fácil entender toda a história.

Outro aspecto positivo das histórias em quadrinhos é que, geralmente, se trata de uma publicação barata e acessível. Então, é possível comprar vários exemplares da mesma edição de um gibi para distribuir em sala de aula. Com isso, as crianças podem acompanhar a leitura em voz alta pelo(a) professor(a).

Inclusive, as histórias em quadrinhos já costumam fazer parte do cotidiano das crianças, dentro e fora das salas de aula. Isso porque existem muitos gibis com personagens queridos pela criançada, despertando o interesse dos pequenos e pequenas, como é o caso da Turma da Mônica. ❤️

Como usar as histórias em quadrinhos em sala de aula?

O gibi é um gênero textual com subgêneros, como romances adaptados e até reportagens em forma de quadrinhos. Assim, as histórias em quadrinhos apresentam uma riqueza de possibilidades impressionante! 💥

Além dos gêneros, as diferentes temáticas das histórias em quadrinhos também são um aspecto fundamental em sala de aula. É possível abordar diversos temas através dos quadrinhos, seja com crianças que já leem ou crianças em processo de alfabetização.

E se na alfabetização os quadrinhos podem atrair a atenção das crianças para iniciar no universo da leitura e da escrita, um pouco mais adiante, o gibi pode ser usado como ferramenta de apoio para desenvolver outras habilidades. A linguagem das histórias em quadrinhos, por exemplo, pode ser aproveitada para o ensino de noções de química ou física, tornando as explicações mais didáticas e simplificadas.

Por fim, além incentivar a leitura, as histórias em quadrinhos são um estímulo importante à construção de novas históriasAfinal, o gibi é uma excelente ferramenta didática para a produção de textos autorais dos alunos, com início, meio e fim.

Outra alternativa para os professores é tra­balhar com a escrita sobre histórias já desenhadas. Isto é, com ba­lões a serem preenchidos pelos estudantes. Dessa forma, o objetivo não é apenas inventar uma história, mas escrevê-la a partir das ilustrações e dar sentido aos diálogos.

Dicas de histórias em quadrinhos da Loja Leiturinha

Que tal ler com as crianças algumas obras clássicas, que foram transformadas em histórias em quadrinhos? Confira abaixo adaptações incríveis, para os pequenos e pequenas se divertirem enquanto aprendem mais sobre a literatura mundial e do nosso país! Acompanhe as sugestões da Loja Leiturinha:

Frankenstein em Quadrinhos

Frankenstein em Quadrinhos

Frankenstein é um clássico literário. É considerado como o primeiro livro de ficção científica da história, e um dos três grandes livros do gênero pelo grande Stephen King. Uma leitura indispensável, muito utilizada em escolas. Além do grande sucesso que o livro fez em seu tempo, continua sendo uma grande influência na cultura pop e ainda é muito lido tanto por adultos quanto por crianças e adolescentes em suas versões adaptadas.

Nesta edição, a artista plástica Taisa Borges é a responsável pela bela versão em linguagem de HQ da narrativa criada pela inglesa Mary Shelley em 1817. Em Frankenstein em Quadrinhos, a terrível trajetória de Victor Frankenstein é ilustrada de forma a alcançar em imagens toda a delicadeza e profundidade dos temas que atravessam a história e que ainda hoje ecoam na cultura, como as contradições que envolvem o desenvolvimento da ciência frente aos mistérios da natureza, o desejo de realizações grandiosas em contraponto ao sossego da vida doméstica, a dificuldade de o homem exercer uma conduta acolhedora frente a um outro radicalmente diferente.

👉 Clique aqui para levar o livro Frankenstein em Quadrinhos para a sua casa!

Dom Quixote em Quadrinhos

Dom Quixote em Quadrinhos

Considerado um dos primeiros romances da história, Dom Quixote De La Mancha é uma das obras que inaugurou a forma de contar histórias que se perpetua até os dias de hoje. O personagem é, provavelmente, um dos mais conhecidos de todo o mundo. E esta releitura apresenta este clássico de maneira acessível e atrativa para as crianças, permitindo o contato com um dos personagens mais cativantes e divertidos da literatura mundial.

Nos traços bem-humorados de Caco Galhardo, o leitor de Dom Quixote em Quadrinhos poderá visitar as passagens mais significativas do clássico de Cervantes, desde as reflexões iniciais que remetem à transformação do pacato fidalgo no visionário cavaleiro andante, herói cujas aventuras atravessaram os séculos, até as grandes batalhas, com destaque para a famosa luta com os moinhos de vento, que ocupa dez páginas desta adaptação em HQ!

👉 Clique aqui para conferir o livro Dom Quixote em Quadrinhos na Loja Leiturinha!

Odisseia em Quadrinhos

Odisseia em Quadrinhos

Uma das mais antigas histórias criadas pela humanidade que sobreviveu até os nossos temos, a Odisseia, de Homero, é provavelmente uma das obras mais conhecidas e importantes das origens da cultura ocidental. E esta versão da Odisseia em Quadrinhos, de Piero Bagnariol, traz a história de maneira lúdica e interessante para os pequenos e pequenas!

Com cerca de 2.700 anos, a Odisseia continua sedutora, vigorosa e surpreendente. Nesta tradução para os quadrinhos, o texto grego, que está na origem da literatura, se apresenta ainda mais tenaz, oferecendo ideias, imagens, versos, personagens, mecanismos e estratagemas inventivos que reúnem, em uma grande ciranda, o contexto grego de partida e os muitos outros a que a narrativa chegou.

👉 Clique aqui para saber mais sobre a Odisseia em Quadrinhos na Loja Leiturinha!

Box Quadrinhos Disney

Box Quadrinhos Disney - Edição 20

Histórias em quadrinhos são um dos gêneros favoritos dos leitores fluentes! Além de serem os queridinhos do público infantil e juvenil, os livros do Box Quadrinhos Disney irão render bons momentos junto a personagens igualmente amados, da Disney!

Divirta-se com as histórias em quadrinhos Disney. Aventuras, mistérios e muito humor esperam por você neste box incrível que vem com a edição 18 das 5 revistas e uma cartela de adesivos. As histórias trazem Mickey, Pato Donald, Tio Patinhas, Pateta, Minnie, Superpato e muitos outros personagens inesquecíveis!

👉 Clique aqui e descubra o Box Quadrinhos Disney na Loja Leiturinha!

Agora que você já sabe por que ler histórias em quadrinhos com as crianças, que tal continuar vivendo as melhores histórias com os pequenos? Então, faça parte da Leiturinha, o maior clube de livros infantis do país. Descubra o plano ideal para a sua família e faça parte do nosso clube! 📚❤️ 

Categorias:
Leitura
Escrito por Blog Leiturinha
A equipe do Blog Leiturinha é formada por especialistas em educação, literatura infantil, parentalidade e desenvolvimento infantil.
E-book exclusivo Leiturinha
Relacionados
4 coleções de livros sobre meio ambiente para crianças

4 coleções de livros sobre meio ambiente para crianças

A preservação do meio ambiente é uma pauta importantíssima, que deve sempre ser levada em consideração em qualquer âmbito, seja ele familiar, social, individual, coletivo ou institucional. Há muitos anos, inclusive, esse assunto tem sido uma das principais...

O que é mediação de leitura?

O que é mediação de leitura?

Quais memórias você tem das histórias que ouvia na infância? Com certeza, havia ali uma outra pessoa te apresentando essa história, não é mesmo? Um pai, uma mãe, um avô ou uma avó, nossos irmãos ou até uma professora. Mesmo para crianças que já sabem ler sozinhas,...

Era uma vez uma família feliz: leia contos infantis para seu filho!

Era uma vez uma família feliz: leia contos infantis para seu filho!

Você já deve ter ouvido a expressão: o melhor presente é estar presente! Apesar de muitas vezes repetida, sobretudo em datas comemorativas, essa frase carrega um lembrete para pais, mães e pessoas responsáveis. Afinal, sua presença e participação ativa na criação dos...

4 coleções de livros sobre meio ambiente para crianças

4 coleções de livros sobre meio ambiente para crianças

A preservação do meio ambiente é uma pauta importantíssima, que deve sempre ser levada em consideração em qualquer âmbito, seja ele familiar, social, individual, coletivo ou institucional. Há muitos anos, inclusive, esse assunto tem sido uma das principais...

O que é mediação de leitura?

O que é mediação de leitura?

Quais memórias você tem das histórias que ouvia na infância? Com certeza, havia ali uma outra pessoa te apresentando essa história, não é mesmo? Um pai, uma mãe, um avô ou uma avó, nossos irmãos ou até uma professora. Mesmo para crianças que já sabem ler sozinhas,...

Era uma vez uma família feliz: leia contos infantis para seu filho!

Era uma vez uma família feliz: leia contos infantis para seu filho!

Você já deve ter ouvido a expressão: o melhor presente é estar presente! Apesar de muitas vezes repetida, sobretudo em datas comemorativas, essa frase carrega um lembrete para pais, mães e pessoas responsáveis. Afinal, sua presença e participação ativa na criação dos...

Como os livros infantis ajudam a criar crianças corajosas?

Como os livros infantis ajudam a criar crianças corajosas?

Por vezes, as crianças sentem medo: medo do escuro, de dormir sozinha, de trovões, de pessoas estranhas ou fantasiadas e de mudanças, por exemplo. Além disso, muitas crianças sentem medo de monstros, já que são criaturas assustadoras e ameaçadoras para muitas delas....

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

E-book gratuito! Vamos falar de conscientização ambiental com as crianças?

Descubra a importância do tema e o papel da literatura nessa jornada!

Boa leitura!