Qual a relação entre leitura e alfabetização?

jan 27, 2022 | Leitura

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

Já sabemos da importância de ler para as crianças desde a infância, não é mesmo? A leitura auxilia a compreensão dos pequenos sobre si mesmos, favorece o desenvolvimento de habilidades relacionais e fortalece vínculos e memórias, por exemplo. Além disso, há uma relação fundamental entre leitura e alfabetização. Afinal, os livros infantis podem ser utilizados para apresentar as letras e palavras de forma lúdica, divertida e natural para as crianças.

Quer saber mais? Acompanhe o texto e descubra como os livros infantis podem apoiar os pequenos e pequenas neste momento! 📔🧡

Leia mais:
👉 Atividades para alfabetização: a importância dos diferentes tipos de letra
👉 Como preparar seu pequeno para a alfabetização infantil
👉 Poemas para alfabetização: a importância das rimas no aprendizado infantil

Leitura e alfabetização: brincando com as letras

Aprender a ler e escrever é um dos muitos desafios que as crianças irão enfrentar. Contudo, esta é uma trilha que não deve acontecer apenas em sala de aula: o processo de alfabetização pode começar muito antes, de maneira leve e descontraída. Afinal, embora a alfabetização formal aconteça na escola, as crianças também podem brincar com as letras desde a primeira infância.

De forma geral, os pequenos e pequenas já nascem imersos em sociedades repletas de símbolos visuais. E a curiosidade faz com que as crianças sejam estimuladas a tentar compreendê-los o tempo todo! Assim, elas já começam a associar os símbolos aos seus significados.

Além disso, há a contação de histórias, que é um instrumento poderoso para o processo de alfabetização. 📚💬 Isso porque, além de reforçar os vínculos entre adultos e crianças, este é um momento importante para introduzir os livros infantis para os pequenos e pequenas. E assim, apresentar as letras, as palavras e os números, por exemplo.

Leitura e alfabetização: ler como um hábito

Conforme as crianças vão crescendo e descobrindo a leitura, querem ler tudo e a todo momento, não é mesmo? E são muitas as descobertas que a leitura proporciona! Por isso, esse momento do aprendizado é bastante importante para desenvolver a autonomia e autoconfiança dos pequenos e pequenas.

Muitas famílias cujos filhos estão em processo de alfabetização, são unânimes em dizer que as crianças param para ler tudo: rótulos de produtos, cartazes, propagandas, placas de trânsito e tudo mais que estiver pela frente. Seja em casa, no caminho ou na escola! 🗣️

Isso acontece porque ler é um hábito, como andar de bicicleta: as crianças tentam, experimentam, erram e acertam. Até se apaixonarem pela leitura!

Por isso, pais, mães e pessoas responsáveis devem continuar a leitura compartilhada com as crianças. Na infância, o direcionamento e a interferência dos adultos no processo de leitura é bastante importante, para que ela seja produtiva, estimulante e interessante.

Ainda, a leitura incentiva a ampliação do vocabulário, estimula a organização do pensamento (com começo, meio e fim) e desenvolve a fantasia, a criatividade e a imaginação. Ler também ajuda a criança a elaborar e refletir sobre suas diversas emoções, trabalhando as habilidades socioemocionais. Assim, a criança que lê consegue expressar melhor seus sentimentos, ideias e opiniões.

Leitura e alfabetização: interação com a escrita

Por fim, quando as crianças já tiverem avançado um pouco mais no processo de leitura e alfabetização, é possível incentivar também o letramento e a escrita. 💌 Para isso, simples atitudes e gestos do dia a dia colaboram com esse propósito:

  • Deixe um bilhetinho para as crianças antes de sair de casa;
  • Envolva os pequenos na preparação de um prato especial, utilizando uma receita escrita;
  • Peça ajuda das crianças para elaborar uma lista de compras de supermercado;
  • Solicite que elas leiam em voz alta a programação de desenhos na TV ou os nomes de filmes infantis.

Dicas da Leiturinha para leitura e alfabetização

Se você quer incentivar a leitura e alfabetização aí na sua casa, a Leiturinha pode ajudar! Confira abaixo algumas sugestões da nossa Loja Leiturinha para as crianças, das mais novinhas às mais velhas:

Alfabeto Divertido

Alfabeto Divertido

Que tal apresentar o alfabeto para as crianças de uma maneira lúdica e criativa? O brinquedo Alfabeto Divertido contém 26 letras de madeira, para que os pequenos e pequenas brinquem e se divirtam!

👉 Clique aqui e confira o brinquedo “Alfabeto Divertido” na Loja Leiturinha!

AEIOU

AEIOU

A narrativa do livro infantil AEIOU interage com o pequeno leitor ou pequena leitora de uma forma divertida! Esta brincadeira desafiadora de construir e desconstruir as palavras é um excelente recurso no processo de alfabetização, pois aproxima as crianças das letras e fonemas. Portanto, para este fim, leia o livro pausadamente, dando ênfase à sonoridade das letras!

👉 Clique aqui para saber mais sobre o livro “AEIOU” na Loja Leiturinha!

Bingo das Palavras

Bingo das Palavras

O Bingo das Palavras é um divertido e estimulante jogo de disputa que envolve os pequenos e pequenas. Com o sorteio das palavras, as crianças exercitam a leitura brincando!

👉 Clique aqui e descubra sobre o jogo “Bingo das Palavras” na Loja Leiturinha!

Turma da Mônica: Inventando Diálogos

Turma da Mônica - Inventando Diálogos

A criatividade das crianças vai estar a mil com este livro-caixinha! Em Turma da Mônica: Inventando Diálogos, as crianças encontram 40 cartas com imagens dos personagens, divididas em 10 grupos, cada um com 4 cartas. Cada grupo é uma pequena história, com começo, meio e fim. Basta colocar as imagens na ordem, imaginar o que os personagens mais divertidos do mundo estão conversando e inventar os diálogos!

👉 Clique aqui e compre o livro-caixinha “Turma da Mônica: Inventando Diálogos” na Loja Leiturinha!

Inverte Sílabas

Inverte Sílabas

“Cabo” vira “boca”, “lama” vira “mala”, e assim por diante! A criançada vai se divertir demais com o jogo Inverte Sílabas, ao mesmo tempo em que trabalha a memória, a atenção, a concentração, a transposição silábica, a percepção visual e muito mais. O livro-caixinha é composto por 40 cartas, das quais 20 trazem uma frase com uma palavra grifada. A criança vê essa palavra, inverte as sílabas e vai procurar entre as outras 20 cartas aquela que tem a imagem que corresponda à palavra formada pela inversão. Uma obra que criança nenhuma vai querer trocar por outra!

👉 Clique aqui e tenha mais informações sobre o livro-caixinha “Inverte Sílabas” na Loja Leiturinha!

Se você gostou das nossas dicas para leitura e alfabetização e quer continuar vivendo as melhores histórias com as crianças, chegou a hora de conhecer a Leiturinha: o maior clube de livros infantis do Brasil! Acesse o site, conheça nossos planos e escolha o ideal para sua família. O livro ideal para o seu pequeno, todo mês na sua casa! ❤️

Equipe Leiturinha

Conteúdo produzido pelo time de especialistas da Leiturinha, composto por jornalistas, psicólogas, pedagogas, editores de literatura infantil.

Acompanhe nossas redes sociais