Livros de autores negros enviados pela Leiturinha

nov 22, 2021 | Clube Leiturinha, Leiturinha

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

Aqui na Leiturinha, nós também acreditamos que os livros são um caminho para que nossas crianças sejam capazes de questionar o mundo e transformá-lo. Isso inclui ofertar, desde a infância, livros de autores negros, livros com personagens protagonistas negros e obras que tragam o tema da inclusão para os pequenos.

“Os livros vão ajudá-la a entender e questionar o mundo, vão ajudá-la a se expressar, vão ajudá-la em tudo que ela quiser ser”. 

Você sabia que a frase acima foi escrita por um dos maiores nomes da literatura na atualidade? E sabia que ela é uma autora negra? Estou falando de Chimamanda Adichie, uma escritora que vem falando ao mundo sobre a relevância de escutarmos diferentes histórias, contadas por diversas vozes a partir de olhares distintos.

👉 Leia mais: 8 grandes autores negros da literatura infantil

Neste mês de novembro, em que estamos celebrando o Mês da Diversidade e Inclusão e o Dia da Consciência Negra, trazemos para você uma lista para lá de emocionante.🤩 Nela, você encontrará 8 livros de autores negros que já foram enviados no Clube Leiturinha (incluindo artistas negras com ilustrações de tirar o fôlego!).

Tudo pronto para conhecer essa rica biblioteca com representatividade negra? Então vamos lá! E fique esperto: parte dos livros de autores negros listados abaixo estão disponíveis para compra na Loja Leiturinha, hein?🛒🧡

8 livros de autores negros que a Leiturinha já enviou pelo Clube

1. Zum Zum Zumbiiiiiiii

Clique na imagem para ver na Loja Leiturinha

Autoria: Sônia Rosa

Ilustrações: Simone Matias

Zum Zum Zumbiiiiiiii é assinado pela grande autora Sônia Rosa. Nele, ela retrata um dia feriado. Com direito a bolo, suco de laranja e brincadeira de pião. Mas não se trata de um feriado qualquer, que passe despercebido. Por quê? Como a obra diz “Ora, porque hoje é dia 20 de novembro, dia da consciência negra, dia de Zumbi dos Palmares. Você sabe quem foi esse herói que lutou contra a escravidão no Brasil?”. Esta será uma deliciosa conversa e aprendizado sobre uma das pessoas mais relevantes na história de luta do povo negro em nosso país!

👉 Clique aqui para adquirir o livro na Loja Leiturinha!

2. Da minha janela

Autoria: Otávio Júnior

Ilustrações: Vanina Starkoff

Como já dissemos aqui no Blog Leiturinha, “a comunidade está diretamente ligada à forma como somos criados e à forma como criamos nossos filhos. É ela quem influencia, muitas vezes, o modo que vamos olhar para o mundo e nos ligar às nossas raízes”. O livro Da minha janela fala e mostra a realidade de tantos e tantas brasileiras – a vida em comunidades. Escrito por Otávio Júnior, nascido no Complexo do Alemão e criador de projetos de leitura com alto impacto social, este se tornou um livro necessário. Com essa história, os pequenos serão apresentados ao cotidiano das comunidades cariocas, incluindo seus ritmos e suas belezas.

👉 Leia mais sobre o título nesta matéria!

3. O Pequeno Príncipe Preto

Clique na imagem para ver na Loja Leiturinha

Autoria: Rodrigo França

Ilustrações: Juliana Barbosa Pereira

Este livro fala sobre a importância de se saber sobre sua própria história. Seu pequeno sabe sobre as histórias da origem da sua família e sobre a importância que o conhecimento de diversos povos têm para o conhecimento da nossa própria história? O Pequeno Príncipe Preto, obra de Rodrigo França, que também é professor de direitos humanos e filósofo, aborda este tema de uma forma delicada e poética. As ilustrações da artista Juliana Barbosa Pereira tornam o livro em um conto cheio de aventura e fantasia, para ler e se emocionar com seu pequeno.

👉 Este título também está disponível na Loja Leiturinha!

4. O Pulo do Coelho

Clique na imagem para ver na Loja Leiturinha

Autoria: Lázaro Ramos

Ilustrações: Lais Dias

“Gusmão era um menino ‘querente’. Queria tudo e ao mesmo tempo”. Convidamos você e sua criança para embarcar nessa aventura pela busca de um sonho, uma busca mágica e especial. O Pulo do Coelho é uma obra cativante que fala “sobre liberdade, autonomia e esperança”. O escritor, Lázaro Ramos, atua também como embaixador do Unicef pelos direitos das crianças. Neste livro, sua criança irá embarcar num mundo onde sua imaginação e seus sonhos têm vez e voz.

👉 Clique aqui para adquirir esse novíssimo título assinado por Lázaro Ramos na Loja Leiturinha!

5. A Janta da Anta

Clique na imagem para ver na Loja Leiturinha

Autoria: Madu Costa

Ilustrações: Flávia Borges

Já pensou que legal seria ser convidado para A Janta da Anta? O banquete estará garantido, afinal ela adora uma boa festança. Este é um livro Original Leiturinha que é um convite delicioso para uma leitura divertida e inusitada. Este livro foi escrito pela Madu Costa, que também é professora e curadora do Festival Literário Internacional de Belo Horizonte. Já as ilustrações foram criadas por Flávia Borges, artista que tem em seu portfólio diversas personagens negras inspiradoras. 

👉 Clique aqui e compre o título na Loja Leiturinha!

6. O Convidador de Pirilampos

Autoria: Ondjaki

Ilustrações: António Jorge Gonçalves

Escrita pelo autor angolano Ondjaki, esta é uma obra que permite encontrar uma leitura poética e, sobretudo, imaginativa. O que poderíamos fazer se não estivéssemos imersos em um mundo tecnológico a todo momento? Talvez observar a natureza e descobrir as maravilhosas facetas que existem dentro dela. Esta é a história de uma singela relação entre um avô e seu neto que se resume em afeto, sabedoria, fascínio pelas descobertas e em observar o mundo ao seu redor.

7. Banhinho é bom!

Clique na imagem para ver na Loja Leiturinha

Autoria: Hélio Ziskind 

Ilustrações: Tamilis Oliveira

O livro Original Leiturinha Banhinho é Bom! vai certamente exercer um impacto para lá de positivo na rotina da sua família, já que une o tema do banho a elementos lúdicos, artísticos e repletos de diversão! Assim como diversas obras nessa lista, ele traz a criança negra como protagonista da história. E o melhor de tudo: pelas mãos talentosas da ilustradora Tamilis Oliveira. Como a artista nos contou, “durante o processo criativo, reli a letra várias vezes e nunca consegui passar por uma estrofe sem que minha mente desse ritmo a ela”. O resultado é uma obra para lá de musical e divertida!

Leia a entrevista completa com o autor e a ilustradora no final dessa matéria!🤩

👉 Clique aqui para comprar “Banhinho é bom!” na Loja Leiturinha!

8. Um mistério para Januária

Clique na imagem para ver na Loja Leiturinha

Autoria: Karina Almeida e Cristiano Gouveia

Ilustrações: Amanda Daphne

Esta é a história de um mistério! A vida de Januária é aparentemente comum, até que uma carta é entregue na porta da sua casa. Com ilustrações da artista Amanda Daphne, esta é uma daquelas obras que une gerações. Além de trazer conhecimentos sobre importantes figuras femininas negras da História, Um Mistério para Januária conta com uma ilustração empoderada e envolvente. Com uma boa pitada de humor e mistério, a obra vai alcançar tanto crianças mais velhas como adolescentes! 

👉 Clique aqui para adquirir o livro na Loja Leiturinha!

Nessa lista, representação e representatividade negra estão de mãos dadas! E nós da Leiturinha queremos muito mais: cada vez mais livros de autores negros e personagens diversos para que todas as crianças se sintam representadas. Afinal, a literatura também é um caminho para que abarquemos e abracemos todas as infâncias.📚✨

Leia mais: 

Jéssica Oliveira

Linguista e curadora na Leiturinha. É apaixonada pelo poder das palavras, pela educação em linguagens e pela excelência na produção de livros. É mestre em Estudos da Linguagem, pós-graduanda em Produção Editorial e formada em Letras – Português e Literaturas. Ama o universo da literatura infanto-juvenil e acredita que ele nos acompanha desde a barriga até nossos cabelos brancos.

    Acompanhe nossas redes sociais