Da Minha Janela: um livro que convida pequenos e adultos a viver o mundo lá fora

maio 2, 2019 | 4 - 6 anos, Palavra da Curadoria

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

Abra a janela, olhe para fora. O que você vê? Quais as principais características da sua comunidade?

A comunidade está diretamente ligada à forma como somos criados e à forma como criamos nossos filhos. É ela quem influencia, muitas vezes, o modo que vamos olhar para o mundo e nos ligar às nossas raízes. Somos seres sociais e nossos pequenos são frutos do meio que vivemos. E essa noção de comunidade é extremamente importante para a construção dos sujeitos que criamos para o mundo. Saber de onde viemos e para onde podemos voltar nos faz sentirmos seguros diante da imensidão do mundo.

As características presentes no ambiente em que nascemos e crescemos faz da nossa personalidade única, porém, social. Além disso, crescer em meio aos outros nos ensina a compreender os limites que nos cercam, nos ensinando também a nos comportar em grupo. Aprender sobre regras, sobre costumes e comportamentos sociais é mais fácil junto com outros indivíduos.

Por isso é imensamente importante abrirmos as janelas e olharmos para fora.

Da Minha Janela: um convite para olhar e viver lá fora!

Alvorada lá no morro, que beleza
Ninguém chora, não há tristeza
Ninguém sente dissabor
O sol colorindo é tão lindo, é tão lindo
E a natureza sorrindo, tingindo, tingindo
Alvorada
Cartola – Alvorada

A ilustradora Vanina Starkoff caminhou pelas comunidades do Rio de Janeiro de olho nas belezas que habitam nelas. Encontrou muita coisa. Desde o desenho das casas ao modo de viver de cada habitante, tudo saltou aos olhos da artista que retratou de forma grandiosa na obra de Otávio Júnior – o livreiro do alemão, como é conhecido onde vive, o Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro. Falando um pouco do trabalho do autor, Otávio é escritor, ator, contador de histórias e produtor teatral. Ele teve a maravilhosa iniciativa de abrir a primeira biblioteca nas favelas do Complexo do Alemão e no Complexo da Penha, no Rio de Janeiro. Militante da literatura e com mente e mãos habilidosas para construir obras, Otávio pensou o livro Da Minha Janela como uma forma de apresentar ao mundo, as belezas das comunidades cariocas.

Ao olhar minuciosamente as ilustrações casadas às palavras de Otávio, podemos encontrar referências nos muros das casas retratadas no livro. O grafite de Malala Yousafzai, a ativista paquistanesa, originalmente feito em um muro na  Favela Tavares Bastos, no Catete, na Zona Sul do Rio de Janeiro, aparece discretamente entre a imensidão de cores que constituem o retrato da comunidade. Além desta obra, podemos visualizar o grafite de Luna Buschinelli feito na Presidente Vargas, na Rivadávia Correia, também no Catete. A obra se chama “Toda Mulher é Linda” e ganha destaque por sua beleza e sua dimensão.

A obra Da minha janela, da Editora Companhia das Letrinhas, enviada aos nossos Pequenos Leitores Iniciantes  é um convite a conhecer as belezas presentes na milhares comunidades de todos os lugares do nosso país.  E você, já olhou para sua comunidade hoje?

Leia também:

Caroline Lara

Líder da Equipe de Curadoria da Leiturinha, é formada em Psicologia e mãe do Caetano. Leitora compulsiva, é apaixonada em provocar emoção, despertar a fantasia, entreter e alegrar pequenos através da literatura. Acredita que quanto menor nosso tamanho, maior a criatividade!

    Acompanhe nossas redes sociais