Lobo mau parece ter aprontado todas ao longo da sua carreira para ter ganhado tamanha antipatia. A proposta da vez é ensinar às crianças uma lição brilhante sobre preconceitos e estereótipos.
Clássicos da literatura
O tempo passa, as formas de ler e o gosto literário das crianças e dos adultos se renovam. Pensando nisso, preparamos uma seleção especial que transita entre clássicos da literatura e suas releituras. Esta seleção gira em torno da desconstrução dos estigmas que criamos sobre o mundo, as pessoas, os animais e as coisas, por meio de uma linguagem atual e acessível ao olhar infantil. Você vai conhecer dois títulos que trazem um personagem muito visitado por leitores assíduos: o lobo mau.
De onde surgiu o lobo mau
Este é um personagem criado há muitos e muitos anos. Ele aparece em histórias como as Fábulas de Esopo. Sua personalidade é bem definida: mal intencionado, safo, melindroso e cruel. Mas, de onde vem essa fama tão ruim? Dizem que o lobo mau nasceu na Europa, um lugar onde lobos eram vistos como seres muito temidos.
Atravessando gerações, ele sempre esteve nas histórias infantis. Seja assoprando e destruindo a casa de três porquinhos indefesos, fazendo mingau de criancinhas ou devorando a vovó…
Se o lobo é tão temido, por que devo contar sua história para meu filho?
Os livros e as histórias são instrumentos fundamentais para o desenvolvimento saudável na infância. Os contos estimulam aspectos afetivos e cognitivos além de estimular fatores como a autonomia e a autoestima. Logo nos primeiros anos de vida, as histórias assumem papel importante, se tornando uma forma de expressão não verbal. Através delas, são transferidos para o mundo imaginário aspectos do concreto, como o medo, os perigos e também a superação e a coragem. É aí que esse personagem entra… afinal, não importa qual a sua origem – o medo é sempre medo. Pode ser de ficar sozinho, do escuro ou até mesmo do… lobo.
As histórias são um ótimo recurso para a abordagem dos medos e temores dos pequenos. É importante criar um espaço para que eles falem sobre suas inseguranças. Por isso preparamos uma seleção de clássicos relidos que acrescentarão muito na leitura compartilhada.
Dica de leitura:
Senhor Lobo Bom – Original Leiturinha
Neste livro, Laerte Silvino revisita diversas histórias clássicas da Literatura Universal e apresenta uma nova perspectiva sobre esse famoso personagem
Clique aqui para comprar “Senhor Lobo Bom” na PlayKids Store!
Cuidado, lobo! Tem um vilão no seu livro
CONHEÇA O LOBO! Ele é GRANDE e MAU. Até que a história dele é invadida por alguém ainda mais assustador! O que o Lobo vai fazer quando ele tiver que ser um herói? Um conto de fadas diferente e engraçado sobre descobrir que a gente nunca é mau demais para ser bom.
Clique aqui para comprar “Cuidado, lobo! Tem um vilão no seu livro” na PlayKids Store!