Meu filho come mal: o que fazer?

Jul 12, 2017 | 0 - 3 anos, 10+ anos, 4 - 6 anos, 7 - 10 anos, Bebê, Criança

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

Uma alimentação saudável é fundamental para o crescimento e desenvolvimento dos pequenos. Bons hábitos alimentares contribuem para um melhor rendimento e para a maturidade física e psicológica da criança. Por isso, é muito importante que a família introduza, desde cedo, alimentos nutritivos e ricos em vitaminas na vida dos pequenos. Mesmo que esta não seja uma tarefa fácil!

Meu filho não quer comer

Conforme vão crescendo, as crianças tendem a resistir a determinados alimentos, em geral, os mais saudáveis como frutas, legumes e verduras. De acordo com Ana Elisa Casalinho, nutricionista materno infantil, “normalmente, a criança começa a rejeitar os alimentos saudáveis quando conhece os industrializados. Geralmente, isso acontece por volta de 1 e 2 anos de idade, quando a família começa a liberar esses alimentos, mesmo não sendo a hora ainda.”.

Como lidar com essa situação?

Quando essa resistência começa a surgir, é importante que a família encontre formas para garantir uma alimentação saudável e, se for o caso, procure orientação profissional com um nutricionista. Para Ana Elisa, é preciso desconstruir a ideia de que a criança precisa comer, não importa o quê. Esse pensamento acaba fazendo com que os pais ofereçam alternativas, geralmente industrializadas, quando o filho não quer comer. É aquela ideia de que “é melhor que meu filho coma um biscoito, do que não coma nada”. Isso desencadeia maus hábitos alimentares, pois, se toda vez que a criança não quiser comer, a família oferecer um industrializado, a criança vai deixar de comer outras coisas que são saudáveis.

O importante é a qualidade

Muitas vezes, os pais ficam com receio de que o filho não esteja comendo tanto quanto deveria. No entanto, é preciso lembrar que nem sempre a quantidade esperada pelo adulto é a quantidade necessária para a criança. Uma refeição pequena, mas rica em alimentos nutritivos pode ser o suficiente para satisfazer as necessidades e o apetite do pequeno. “O importante é que a criança coma com qualidade, não importa o quanto”, ressalta Ana Elisa.  

Como estimular uma alimentação saudável?

Segundo a nutricionista, uma alimentação saudável ao longo da vida começa com uma introdução alimentar correta. Portanto, é importante que os pais tenham muito cuidado e atenção no momento de iniciar a educação alimentar dos filhos.

Outras dicas também podem ajudar a manter bons hábitos alimentares em sua família:

  • Na hora de comer, nada de distrações como televisão, computador ou celular. O ideal é que as refeições sejam realizadas na mesa e em família;
  • Não dê castigo ou faça trocas por presente para estimular que a criança coma corretamente;
  • Dê o exemplo. Faça as refeições junto com seu pequeno e explique para ele quais alimentos são bons e quais devem ser evitados ou consumidos com moderação;
  • Estabeleça algumas regras durante as refeições, como determinar que a criança pelo menos experimente cada um dos alimentos preparados, mesmo que julgue não gostar;
  • Deixe a criança se sujar com a comida, é fazendo que se aprende;
  • Leve os pequenos à feira! Essa é uma ótima oportunidade para despertar a curiosidade e experimentar novos alimentos.

Dica Leiturinha:

Vamos levar os pequenos para cozinha e aproveitar este momento para experimentar novos sabores e aperfeiçoar as receitas prediletas?

Tem-criança-na-cozinha1.1

Tem Criança na Cozinha: Culinária Divertida

Editora: Ciranda Cultural

São mais de 70 receitas divertidas e fáceis de fazer. Que tal aprender a fazer uma banana preguiçosa, uma torta de legumes, um frango desmontado ou vitaminas? Através da culinária, podemos despertar a vontade dos pequenos de conhecer novos alimentos. Não tem erro! É só estar atento e se divertir 🙂

Bagunça-na-cozinha-1.1Bagunça na cozinha: O 1º livro do aprendiz de cozinheiro

Autor: Bill Borges
Editora: Callis

Lave as mãos, coloque o avental, escolha uma receita e conheça os utensílios e eletrodomésticos que estão presentes no universo de uma cozinha. A cada página, uma curiosidade! Conheça mais sobre cada alimento e aproveite este livro para descobrir o prato predileto do seu pequeno chef!

Os livros indicados fizeram parte das Coleções Leiturinha. Conheça as Coleções que estão no ar!

 Leia mais:

Ana Clara Oliveira

Jornalista e editora do Blog da Leiturinha, é fascinada por tudo que envolve o mundo da leitura, da educação e da infância. Acredita que as palavras aproximam pessoas, libertam a imaginação e modificam realidades. Gosta de escrever, viajar e aprender sempre.

    Acompanhe nossas redes sociais