Meu filho não gosta de ler: o que fazer?

dez 11, 2019 | 4 - 6 anos, 7 - 10 anos, Dicas, Leiturinha

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

Que a leitura traz inúmeros benefícios não é segredo para ninguém. Desde estimular a criatividade até formar pessoas mais empáticas, a leitura literária está entre os melhores investimentos que podemos fazer na infância. No entanto, os benefícios sozinhos não garantem que a leitura se torne um hábito. Por isso, é comum ouvir de alguns pais a seguinte frase: Meu filho não gosta de ler.  

Mas, assim como ninguém nasce gostando de ler, ninguém nasce não gostando da leitura. 

Então se você percebe que o seu pequeno não tem tanto interesse pelos livros é importante investigar um pouquinho mais o porquê dessa afirmação. Nessa hora, algumas perguntas podem ajudar, como: Meu filho não gosta de ler ou meu filho não gostou de um  livro específico? O que pode estar gerando esse desinteresse?

Para responder a essas perguntas é preciso observar a relação do seu pequeno com os livros. E, mais do que isso, é preciso observar a forma como o livro é apresentado aos leitores, bem como a função da leitura dentro da família. 

Mas afinal, o que é esse tal interesse pela leitura? 

Quando falamos que temos interesse por algo é o mesmo que dizer que aquilo é, para nós, importante, útil ou vantajoso. E como sabemos que algo é relevante para nós? Experimentando. É assim também com a leitura na infância! Os pequenos precisam experimentar os prazeres da leitura para se tornarem leitores assíduos. Mas cá entre nós, sabemos que tudo que é novo pode gerar um certo estranhamento. Por isso, não desista de apresentar livros ao seu pequeno. No começo pode ser difícil, mas como a mediação certa logo logo vocês perceberão os resultados.  

Portanto, não se esqueça, o interesse pela leitura não surge imediatamente após apresentarmos o livro aos leitores É preciso que eles sintam que aquilo é útil, vantajoso e sobretudo, prazeroso. Assim, quando falamos em interesse pela leitura também estamos falando em hábito, por essa razão hábito e interesse andam de mãos dadas

Mas atenção, gostar de ler não significa que o seu pequeno irá sempre preferir os livros aos games ou aos passeios. Pelo contrário, o gosto pela leitura não precisa excluir outras atividades.

Fatores que influenciam o desinteresse pela leitura

Você já parou para pensar porque você não gosta desse ou daquele alimento? A resposta pode estar relacionada ao sabor, textura ou cheiro. Mas mesmo não gostando de alguns alimentos, provavelmente você não sai falando que não gosta de comer. Agora, faça a mesma relação com a leitura e logo você descobrirá que não gostar de um livro ou outro, não significa que você, ou seu filho, não gostem de ler.

Se seu pequeno não curte nenhum tipo de livro, talvez o problema não seja com os livros, mas sim com a maneira como os apresentamos aos pequenos. Um exemplo é quando apenas entregamos o livro aos leitores e esperamos que eles sozinhos já se apaixonem por aquele objeto. Se você faz isso, fique atento. Esperar que os pequenos se encantem sozinhos pela leitura não é um bom método de incentivo. É preciso  que eles sejam convidados, diariamente, a conhecer o mágico mundo dos livros. 

Descubra como incentivar a leitura em cada fase do desenvolvimento do seu pequeno com o nosso e-book  #ParaGostarDeLer: Um guia completo de incentivo à leitura de 0 a 10 anos!

Juliana Freitas

Formada em Psicologia, é apaixonada pela ciência e pelas artes literárias. Estuda o encontro entre a criança e o livro, a criança e o psicólogo e a criança e o mundo.

    Acompanhe nossas redes sociais