O que fazer quando meu filho faz birra?

nov 4, 2019 | 0 - 3 anos, 4 - 6 anos, Comportamento, Criança, Educação, Família

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

Tenho certeza que ao ver se filho ou qualquer criança se jogar no chão, você deve pensar “ele está tentando manipular, é cena”. Mas, uma coisa que não paramos para pensar é que o choro é a principal forma de se comunicar das crianças, seja pela falta da linguagem, ou pela imaturidade emocional. Mas, então, o que fazer quando meu filho faz birra?

Em primeiro lugar, precisamos entender a birra

Não existe definição nem causa para esse comportamento. Mas algo que podemos afirmar é que nós, enquanto adultos, pais e responsáveis, precisamos aprender a lidar com essas situações com a maturidade, calma e consciências que ela nos exige. 

Geralmente, pela falta de informação ou pela cultura que vivenciamos em nossa criação, ao nos depararmos com uma cena de birra, as lembranças da nossa infância ou algo instintivo pode fazer com que percamos a cabeça e acabamos saindo do sério. Mas é importante parar, respirar e refletir neste momento para que não tornemos a situação muito pior. 

5 dicas do que fazer quando seu filho fizer birra

Como junto com nossos filhos não vem manual, é necessário estudar e buscar informação para que tenhamos a melhor atitude nos momentos de birra. Por isso, nós separamos algumas dicas que podem te orientar na condução desses momentos tão tensos.

1. Olhe para seu filho

Crianças choram para se comunicar. E ao fazer birra seu pequeno está tentando te dizer algo, seja “ eu não quero comer agora” ou “por favor, eu quero que você fique aqui comigo”. Toda birra quer dizer algo e por mais que pareça fácil para nós, para a criança, que não consegue se comunicar, é preciso chorar. Por isso, é importante você tentar entender o motivo daquele choro, para, aí sim, partir para nossa próxima dica…

2. Se comunique com seu filho

Fale com ele de igual para igual. Por exemplo, se um adulto, seja seu companheiro ou um amigo, chora descontroladamente te dizendo que precisa de algo. Tenho certeza que você tentará conversar com ele para entender o motivo do choro. Faça isso com seu filho. É assim que ele aprenderá a conversar e a resolver as coisas por meio do diálogo. Mas, para isso, você também precisará passar pela próxima dica…

3. Trate seu filho com respeito

Infelizmente nossa cultura não trata a criança como ela deveria ser tratada. Temos o péssimo hábito de, por exemplo, tirar objetos que consideramos inadequados da mão dos nossos filhos dizendo “não pode”, sem explicar o contexto. Isso não quer dizer que você não possa ser firme, pelo contrário, é entender que o diálogo é a única via de resolução de um problema e que gritar não irá ajudar em nada.

4. Tente ver as coisas através da perspectiva dele

Ver a vida de uma criança através de um viés de um adulto só deturpa mais ainda as situações. Tente ver a situação da forma que seu filho a vê, isso é um exercício. Assim, você poderá entender melhor o motivo que ele pode estar sofrendo e poderá resolver a situação sem achar tudo um absurdo.

5. Não o rotule

Não diga que seu filho é birrento ou que ele é terrível. Isso só fará com que ele se comporte como tal. Isso não é uma questão de superstição ou algo do tipo, mas as crianças se espelham no que dizemos sobre elas. Se você diz que ele é terrível, como ele não tem a capacidade de julgar se isso é bom ou ruim, ele tentará cumprir esse papel. 

Leia também: 

Caroline Lara

Líder da Equipe de Curadoria da Leiturinha, é formada em Psicologia e mãe do Caetano. Leitora compulsiva, é apaixonada em provocar emoção, despertar a fantasia, entreter e alegrar pequenos através da literatura. Acredita que quanto menor nosso tamanho, maior a criatividade!

    Acompanhe nossas redes sociais