Vídeos de música para crianças: aliados ou vilões?

out 23, 2019 | Atividades

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

Tenho certeza que seu bebê adora música. É natural que eles nasçam gostando de ouvir melodias, até porque no útero era um barulho danado. Através da música o bebê se apropria das nuances da língua materna, ele se acalma e percebe os sons do ambiente que o cerca, bem como reconhece os sons que ele ouvia dentro do útero. É também através da musicalidade que os pais também fortalecem os laços de afeto com os pequenos. Então, se você convive com um pequenino aí, provavelmente recorre aos famosos vídeos de música para crianças na hora de entretê-lo. Galinha Pintadinha, Mundo Bita, Xuxa Só Para Baixinhos são grandes amigos das famílias, não é? Mas, afinal, esses vídeos de músicas para criançassão aliados ou vilões? 

O uso comedido

Como tudo em excesso não traz benefícios, pelo contrário, prejudica, o uso demasiado das telas não é positivo, principalmente na primeira infância. Por isso, é importante que o uso seja sempre mediado e dosado. Mas, quando na medida certa, os clipes musicais são benéficos para os pequenos e para toda a família. Por isso, nós listamos 5 benefícios que as cantigas e os vídeos musicais podem trazer para seu pequeno quando utilizados da forma correta:

1 Fortalecimento de Vínculos

Cantar junto com seu pequeno aproxima vocês. Por isso, em todo momento que ele estiver assistindo ou ouvindo uma música, esteja junto! As canções irão unir vocês e em todo momento em que elas estiverem presentes, sua presença também estará.

2 Aquisição de linguagem

Ouvir e cantar música ajuda no desenvolvimento da atenção, da memória, na aquisição da linguagem e também na apreensão de novas palavras. 

3 Um resgate à sua infância

As cantigas costumam ser sempre resgatadas por diferentes artistas, passando de geração em geração. Tenho certeza que muitas das cantigas que você ouviu na sua infância, ainda tocam para seu pequeno e mesmo aquelas inéditas possuem referências em vivências da sua vida que despertarão muitas emoções!

4 Transmissão de valores e ensinamentos

As cantigas geralmente transmitem ensinamentos diversos e os bebês realmente aprendem com elas. Aprender se divertindo é muito mais efetivo. 

5 Um momento tranquilo

A rotina é mesmo pesada. Muitas tarefas e preocupações tornam o dia a dia em família por vezes tenso. Por isso, o momento de cantar juntos pode trazer leveza e deixar o dia mais tranquilo.

Mas, é importante reforçar que a mediação é chave para os benefícios deste hábito. O ideal é nunca deixar seu filho sozinho com uma tela à mão, principalmente na primeira infância. Além disso, aposte em plataformas seguras e curadas com conteúdos adequados a cada fase da infância. Assim, vocês ficarão longe dos malefícios que uso negligente da tecnologia pode trazer para a infância. 

Leia também: 

Caroline Lara

Líder da Equipe de Curadoria da Leiturinha, é formada em Psicologia e mãe do Caetano. Leitora compulsiva, é apaixonada em provocar emoção, despertar a fantasia, entreter e alegrar pequenos através da literatura. Acredita que quanto menor nosso tamanho, maior a criatividade!

    Acompanhe nossas redes sociais