Um ano de transformações e crescimento. Em 2019, a Leiturinha teve a alegria  de receber inúmeras amostras de centenas de editoras para compor, com muito cuidado e carinho, a biblioteca dos nossos pequenos leitores com os melhores livros infantis de 2019. Foram grandes nomes da literatura infantil nacional e mundial, diferentes gêneros literários e temáticas necessárias a cada etapa do desenvolvimento. A seleção foi pensada nas necessidades cognitivas, intrapessoais e interpessoais como todos nossos produtos, abrangendo o desenvolvimento global de cada um dos pequenos que atendemos. 

Conheça agora os melhores livros infantis de 2019!

Incentivar a leitura e proporcionar momentos prazerosos em família é nosso propósito e para isso precisamos equilibrar as expectativas das nossas famílias leitoras, nossos pilares educacionais, a isenção editorial, os lançamentos exclusivos e o melhor que existe da literatura no nosso país, fomentando a produção de livros no Brasil e incentivando o hábito de ler, que é tão importante para o futuro do nosso país. O resultado você confere aqui, nesta lista super especial, com 30 melhores livros infantis de 2019!

1. Diversão no Banho: Amiguinhos da Lagoa

Editora: TodoLivro
Categoria: Leitores de Berço

Perfeito para apresentar os livros nos primeiros meses de vida, os livros de banho são sempre os queridinhos dos nossos Leitores de Berço, por sua textura macia e por seu caráter lúdico. Este livro ainda conta com cinco bichinhos para os pequenos se divertirem no momento do banho!

2. Sítio do Picapau Amarelo

Editora: Ciranda Cultural
Categoria: Leitores de Berço

Neste livro, apresentamos o patrono da literatura infantil no Brasil: Monteiro Lobato. Os dedoches nos abrem um leque quase infinito de possibilidades para a criação de muitas histórias e garantem muita interação no momento da contação!

3. O Pequeno Príncipe

Editora: Ciranda Cultural
Categoria: Leitores de Berço

O Pequeno Príncipe é uma leitura obrigatória, que emociona leitores de todas as idades. E por que não apresentar clássicos literários como este em formatos inusitados aos bebês, de modo a propiciar o contato com os personagens de forma lúdica? Além disso, os livros de banho são companheiros resistentes, a serem levados para qualquer lugar!

4. Hora do Banho

Editora: Girassol
Categoria: Leitores de Berço

Para que serve um livro? Pode ser útil para várias coisas como, ler, brincar e aprender. Esse ainda tem uma função extra: se encaixar na porta e nos lembrar a todo instante que é hora da leiturinha! As ilustrações de Phiona Galloway são uma fofura à parte.

5. A Casa

Editora: Companhia das Letrinhas
Categoria: Leitores Brincantes

Este é Lançamento Exclusivo Leiturinha, com texto de Vinícius de Moraes e ilustrações de Silvana Rando. A obra apresenta essa incrível canção conhecida pela maioria de nós, adultos, por ser um clássico da Música Popular Brasileira. Perfeito para embalar os momentos de afeto com os pequenos, com aquele gostinho de nostalgia e aconchego.

6. Descobrindo os Sons – Fisher Price

Editora: Ciranda Cultural
Categoria: Leitores Brincantes

Nesta leitura, as abas trazem uma sensação de descoberta! Para as crianças, tudo que se apresenta como uma novidade é mais efetivo para seu aprendizado e mais divertido. Por tudo isso, este livro interativo foi um dos queridinhos dos pequenos leitores!

7. Meu Livro dos Bichinhos

Editora: Catapulta
Categoria: Leitores Brincantes

Um livro com Flip-Flap que favorece o desenvolvimento dos pequenos com muita diversão e ilustrações incríveis sobre insetos, estimulando o vocabulário sobre meio ambiente junto aos pequenos.

8. Alice no País das Maravilhas

Editora: Yoyo
Categoria: Leitores Brincantes

Trouxemos como Lançamento Exclusivo Leiturinha uma releitura de um super Clássico Literário para os pequenos. As texturas aplicadas ao conto clássico e universal de Lewis Carroll serão a porta de entrada para os pequenos no universo da literatura fantástica. Ao contar a história, é possível conduzir as mãozinhas dos bebês sobre os relevos e instigar sua imaginação, ampliando a história e a adaptando-a de acordo com as necessidades de cada criança.

9. Bia e o Elefante

Editora: Jujuba
Categoria: Leitores Brincantes

Bia e o Elefante foi um Lançamento Exclusivo Leiturinha, de autoria de Odilon Moraes e Carolina Moreyra, é um livro delicado, sutil, com ilustrações expressivas e um texto enxuto que muito tem a dizer sobre conviver com as diferenças. A obra narra a rotina de Bia e o Elefante, uma dupla de amigos que quase nada têm em comum, mas que nem por isso deixam de se divertir juntos.

10. As Asas do Crocodilo

Editora: WMF
Categoria: Pré-leitores

O livro de Gilles Eduar: As Asas do Crocodilo, da Editora WMF Martins Fontes, já tem 25 anos e é o segundo publicado pelo autor, já foi vendido na França, nos Estados Unidos e na Coréia, sendo que aqui no Brasil ele estava esgotado. Este ano o livro ganhou uma nova roupagem e novos contornos, comemorando também os 30 anos de carreira do autor, sendo enviado como Lançamento Exclusivo Leiturinha.

11. Rã de Três Olhos

Editora: Boitatá
Categoria: Pré-leitores

Um livro sobre meio ambiente e solidariedade. A Rã de Três Olhos, de Olga de Dios, autora e ilustradora argentina, é um livro que mostra o quão potente é o grito de uma criança. No livro, a autora mostra como um lago destruído pela poluição ganhou vida novamente a partir da ação coletiva da Rã e seus amigos.

12. Por que Dormimos?

Editora: Usborn
Categoria: Pré-leitores

A curiosidade dos pequenos leitores vai conduzi-los à descoberta da importância do sono na nossa vida, por meio de muitas abas ilustradas. Cada aba apresenta uma informação diferenciada sobre aspectos das fases do sono, comportamentos e hábitos diferentes e até curiosidades sobre nossos sonhos. Uma não-ficção que atrai pequenos e adultos!

13. Rapunzel

Editora: V&R
Categoria: Pré-leitores

Este livro é uma brincadeira divertida de releitura de um clássico literário, em uma versão atual que aborda temáticas como coragem e resiliência. De Bethan Woollvin, o livro promete agradar crianças e adultos, garantindo ótimos momentos em família.

14. O Gigante Mais Elegante da Cidade

Editora: Brinque-Book
Categoria: Leitores Iniciantes

Um conto fantástico, repleto de elementos lúdicos, que proporciona uma leitura leve e divertida. Além disso, a narrativa apresenta valores como a solidariedade e a importância de cuidar do outro.

15. Uma Canção de Urso

Editora: WMF
Categoria: Leitores Iniciantes

Quantas aventuras neste livro! Tudo por causa de um ursinho que, prestes a hibernar, resolve seguir uma pequena abelhinha que passa voando por ele. Com belíssimas ilustrações de Benjamin Chaud, a cada página, os pequenos leitores têm o desafio de ajudar o papai urso a encontrar o ursinho e a abelha, em um verdadeiro jogo de “encontre o Wally”.

16. O Melhor Livro do Mundo

Editora: Telos
Categoria: Leitores Iniciantes

O que seu pequeno faria se, de repente, todos seus brinquedos favoritos sumissem? Ao desvendar um mistério como este, Samuel teve uma grande surpresa… O autor, Canizales, soube usar com maestria todos os elementos de um livro para compor essa narrativa: a materialidade do livro, as ilustrações e o texto!

 

17. A Carta do Gildo

Editora: Brinque-Book
Categoria: Leitores Iniciantes

Silvana Rando se inspirou nas próprias cartas que trocava com os amigos para criar esta história! Com muita sensibilidade, a obra retrata uma alternativa simples e criativa que Gildo e sua turma encontraram para matar a saudade da amiga Catarina, que mudou de escola.

18. O Leão Humilde

Editora: Zit
Categoria: Leitores em Processo

Escrito na década de 70 pelo carioca Pereira Lima, este conto foi um dos Lançamentos Exclusivos Leiturinha deste ano. Ilustrado por Andrei Marani, este livro é um conto sobre um leão como nunca se viu! Ele preferia os vegetais e as frutas à caça, era pacífico e queria ser amigo de todos. Um conto tanto divertido, quanto reflexivo, para gerar ótimas conversas em família!

19. As Três Perguntas

Editora: WMF
Categoria: Leitores em Processo

As Três Perguntas é um dos contos do autor russo que ainda ressoa e ganha destaque entre as obras que nos fazem pensar. Adaptado pelo autor Jon J Muth, agora a filosofia de Liev Tolstói chega ao universo infantil e, claro, aos pequenos leitores da Leiturinha.

20. Onda

Editora: Companhia das Letrinhas
Categoria: Leitores em Processo

Este é um dos livros imagem mais famosos mundialmente, de autoria de Suzy Lee. Nele, as palavras não ditas permitem ao leitor uma leitura repleta de sons, sensações e muitas interpretações! Certamente, um livro para toda a família, a ser revisitado por toda a vida.

21. Alice no País das Maravilhas

Editora: Sassi
Categoria: Leitores em Processo

Uma obra para ser atrativa não deve contar apenas uma história interessante. São necessários também outros elementos que façam da leitura uma verdadeira viagem repleta de ensinamentos e fantasia. Assim é esta versão do clássico literário Alice no País das Maravilhas, com páginas trabalhadas em recortes incríveis. Um verdadeiro deleite…

22. Da Minha Janela

Editora: Companhia das Letrinhas
Categoria: Leitores em Processo

Otávio Júnior, mais conhecido como o Livreiro do Alemão, teve a maravilhosa iniciativa de abrir a primeira biblioteca nas favelas do Complexo do Alemão e no Complexo da Penha, no Rio de Janeiro. Militante da literatura e contador de histórias, Otávio pensou o livro Da Minha Janela como uma forma de apresentar ao mundo, as belezas das comunidades cariocas.

23. Caras Malvados 5

Editora: Saber e Ler
Categoria: Leitores Fluentes

Os Caras Malvados são um verdadeiro sucesso! A Leiturinha fez o Lançamento Exclusivo de todos os livros da série publicados até então. O australiano Aaron Blabey é o autor desta saga em que Sr. Lobo, Sr. Tubarão, Sr. Cobra e Sr. Piranha fazem de tudo para mudar sua reputação de caras “malvados”. A série é famosa mundialmente e, por isso, em breve ganhará as telinhas, em uma adaptação para o cinema!

24. O Leão Filósofo, Serafim e Outros Bichos

Editora: Pequena Zahar
Categoria: Leitores Fluentes

Era um zoológico como qualquer outro, mas algo se movia e se ouvia na noite escura, caso alguém passasse por lá. O que seria? Marlene de Castro Correia é professora emérita de literatura na Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ. Pesquisadora fervorosa e especialista em literatura brasileira, Marlene já escreveu livros voltados para o público adulto e infantil. A designer gráfica Marina Papi, conhecida por suas obras em aquarela, foi quem ilustrou esta história!

25. Marcelino Pedregulho

Editora: SESI-SP
Categoria: Leitores Fluentes

Este livro criado pelo cartunista Sempé, conta a história de Marcelino, uma criança como qualquer outra, que fica vermelho fácil e faz de tudo para tentar se ajustar ao mundo. Aos poucos, o menino descobre que a melhor forma de ser aceito é se aceitando e afirmando quem ele é. O autor, Sempé, é um grande cartunista que sempre nos presenteia com sua escrita de texto e palavra. Neste livro é preciso ler imagens e palavras simultaneamente, por isso, essa obra é uma oportunidade para aprimorar habilidades de interpretação de texto.

26. O Único e Verdadeiro Rei do Bosque

Editora: Companhia das Letrinhas
Categoria: Leitores Fluentes

Escrito e ilustrado por Iban Barrenetxea, este livro é um conto de tradição popular de origem russa. Por isso, é possível entender referências como a neve e os animais específicos das florestas de lá. Neste conto, podemos refletir sobre esperteza e vaidade e curtir muito as aventuras de três irmãos muito atrapalhados!

27. A Sociedade Secreta de Heróis

Editora: SESI-SP
Categoria: Leitores Críticos

Este livro possui dois grandes atrativos para os pré-adolescentes: ele é sobre heróis e em formato de quadrinhos. Escolher leituras que fazem parte das preferências e da realidade dos pré-adolescentes, é um passo importante para incentivar o hábito da leitura neste momento da vida e resgatar o interesse pelo livro sem ter de pôr abaixo as vontades dos pequenos.

28. A Criatura

Editora: Escrita Fina
Categoria: Leitores Críticos

Um jovem muito talentoso cria um jogo secreto e, com ele, testa suas habilidades e seus novos projetos. Embora ainda seja um adolescente, já trabalha como adulto. Vive e respira o universo dos jogos. Mas algo de inesperado acontece e criador e criatura se encontram face a face.

29. As Aventuras de Pinóquio

Editora: Companhia das Letrinhas
Categoria: Leitores Críticos

Quem nunca ouviu falar no boneco de madeira que virou menino? Pinóquio é um clássico atemporal que ganhou muitas versões ao longo dos anos. Mas nada como conhecer a história original para compreender sua importância. Este é um livro que exige maior criticidade e capacidade interpretativa. Por isso, este é o momento perfeito para que os pequenos conheçam a história original de Pinóquio.

30. A Chegada do Sr. Flat

Editora: Carochinha
Categoria: Leitores Críticos

A vida de Alex era um tanto desorganizada, até que ele conhece seu amigo Flat. Juntos, eles viajam para o mundo da fantasia por meio dos livros. Mas algo acontece e eles se perdem um do outro. Será que Alex e Flat ficarão juntos novamente? Este Lançamento Exclusivo Leiturinha foi o primeiro livro da série “Alex e os monstros”, de Jaume Copons e Liliana  Fortuny, trazido pelo Clube Leiturinha em primeira mão para os assinantes.

 

Ufa! Quantos autores, ilustradores e editoras! Diversidade é a palavra-chave para uma biblioteca de qualidade. Gostou? E não para por aí! O ano de 2020 promete muitas surpresas… Aguardem os próximos envios e confiram os conteúdos exclusivos, feitos especialmente para os leitores do Clube Leiturinha com o que há de melhor no mercado editorial.

Para receber os melhores livros infantis todos os meses em sua casa, faça parte da nossa família de leitores você também! Escolha o plano ideal para você e seu pequeno na Leiturinha

Profile photo of Equipe de Curadoria da Leiturinha

Esta matéria foi produzida pela Equipe de Curadoria da Leiturinha, composta por psicólogas, pedagogas, educadoras e mamães. Elas são especialistas em literatura e desenvolvimento infantil e são responsáveis pela seleção dos livros enviados mensalmente pelo clube.