Estamos chegando na reta final do ano! Por isso, chegou a hora de explorarmos a super tradicional lista dos 30 melhores livros infantis de 2022.
Quantas coisas vivemos juntos até aqui, não é mesmo? Dentre milhões de exemplares enviados, foram dezenas de livros curados, surpresas, histórias compartilhadas e momentos em família que amamos dividir com vocês.
E, como sempre, algumas experiências se tornam nossas favoritas, não é mesmo? Cada criança, em cada casa, junto de suas famílias, separa um lugar especial na estante para seus livros prediletos. São aqueles que elas pedirão que você leia e releia ou sobre os quais irão falar por muito tempo. E como é delicioso viver essas memórias juntos, uma e outra vez!
Para lembrar, honrar e reviver nossos momentos compartilhados este ano, confira a lista especial que preparamos e conte nos comentários se o seu livro infantil preferido está nela! 👇
Dessa lista fazem parte diversas editoras que nos acompanham na jornada de proporcionar experiências literárias inesquecíveis à comunidade Leiturinha, e alguns de nossos Originais feitos pelo nosso time especialmente para vocês (os Originais têm uma matéria toda especial feita só para eles, não deixe de conferir).
E agora, chega de curiosidade! Vamos conhecer quais foram os 30 melhores livros infantis de 2022? Lembrando que não temos hierarquia, todos eles são os queridinhos do ano! Acompanhe a lista, que começa com os livros para bebês e vai até as obras dos mais velhos.
Este é mais um volume de Urso e Rato, grandes amigos já amados pelos pequenos. Em uma nova aventura cotidiana desses dois melhores amigos, a história apresenta momentos do cotidiano para bebês e crianças pequenas, auxiliando na assimilação da rotina. O livro conta com abas ao longo da história, incentivando a interação e recheando o momento da leitura com descobertas!
2. Livro com janelas: bichinhos do sítio
Editora: Usborne | Autoria: Sam Taplin | Ilustrações: Rosalinde Bonnet
Este livro com belas ilustrações e personagens cativantes permite explorar sons, cores e espaços por meio de cenários e um texto interativo. Além de trazer abas como recurso especial, é possível instigar a curiosidade e incentivar a criança a explorar o livro por meio das perguntas que fazem parte do enredo. Com esse conjunto, não falta interação no momento da contação da história!
Editora: Vale das Letras | Ilustrações: Alexandre Mendonça
Esta obra é perfeita para sua criança continuar experimentando e descobrindo as maravilhas do universo dos livros. Por ser de pano, permite que ela explore o material enquanto aprecia as ilustrações. Pode ser aproveitada também como uma naninha ou objeto de transição! Ah, e sua temática sobre as diferenças é uma excelente oportunidade para apresentar novos aprendizados para sua criança, e inclusive irá contribuir para aquisição de suas primeiras palavras.
Leitores Brincantes
4. Um livro squeaky: macaquinho
Editora: Todolivro | Autoria: Mammoth World | Tradução: Ana Cristina Ribeiro
Esta obra trabalha temas importantes para o desenvolvimento emocional, como amizade e afeto. Cores contrastantes e cenários repletos de detalhes ajudam a prender a atenção e despertar a curiosidade. Além disso, os recursos interativos ajudam a desenvolver ótimos momentos de contação de histórias e ampliam as possibilidades do livro.
O livro Boa noite, fazendinha é uma ótima leitura sobre cuidados básicos como higiene pessoal, alimentação e hábitos saudáveis e prazerosos na primeiríssima infância. Explora sons, cores e o universo dos animais que na história seguem rotinas similares às das crianças. E claro: o livro é interativo e reforça o lado lúdico da contação de histórias e da leitura.
As características e diferenciais de cada animal são marcantes e destacadas neste livro com recortes, trazendo uma maior compreensão sobre as individualidades de cada um, como suas cores, observadas nos contrastes de pelo e pele. Tudo isso com adivinhações e perguntas que são muito importantes nesta fase do desenvolvimento infantil, pois colaboram para o fortalecimento intelectual e criativo dos pequenos leitores.
Pré-leitores
7. Malu e Nina vão à feira
⭐ Original Leiturinha | Autoria: Sonia Rosa | Ilustrações: Mariana Massarani
Esta é uma obra da grande autora Sonia Rosa, que conta com ilustrações apaixonantes de Mariana Massarani. Nesta história, duas irmãs, muito companheiras, iniciam um novo desafio: explorar o mundo por meio da brincadeira e diversão! Vamos à feira junto com Malu e Nina? O livro destaca questões a serem abordadas na infância, como o respeito, o carinho, a amizade e a compreensão, bem como trabalha as relações familiares de amor e afeto. Tudo isso em meio a uma inesquecível feira de cores e sabores.
8. O Urso de todas as cores
Editora: BrinqueBook | Autoria e ilustrações: Stephen Michael King
O livro do aclamado Stephen Michael King conta a história de uma divertida e amorosa família de ursos polares, instigando a imaginação das crianças. A obra aborda os laços familiares e sentimentos como carinho e afeição de forma lúdica, além de inspirar o lado artístico das crianças, mostrando que todos nós podemos produzir arte, desde pequenos.
Editora: NanaBooks | Autoria e ilustrações: Lucy Cousins
A autora desta história é muito conhecida dentro do universo literário infantil, principalmente pelas suas obras com a personagem “Ninoca”. Em Um bom lugar, as crianças são convidadas a desbravar temas importantes para esta fase da infância, como a amizade, o respeito e o cuidado com o meio ambiente. A obra apresenta, de maneira lúdica, o zelo que devemos ter com os animais, compreendendo suas necessidades e seu espaço.
Leitores Iniciantes
10. A fada do dente banguela
Editora: Mil Caramiolas | Autoria: Lulu Lima | Ilustrações: Elder Galvão
A literatura infantil tem o poder de abordar assuntos importantes de forma delicada, lúdica e compreensiva. Este livro é um conto cheio de humor! Mas, além disso, pode ser especialmente divertido para crianças que estão trocando os dentinhos de leite por dentes permanentes. Afinal, é uma delícia poder ouvir uma história que tem tanto em comum com um momento tão especial da vida.
Editora: Carochinha | Autoria e ilustrações: Nick Bland
Esta é uma obra ideal para trabalhar o imaginário infantil de um jeito bem-humorado, além de aguçar a curiosidade, a criatividade e o protagonismo infantil. A construção do enredo permite explorar diversas emoções e sentimentos, como o medo, a coragem, a frustração, mas também o afeto e a autoconfiança. As ilustrações são muito expressivas, divertidas, repletas de detalhes e personagens diversos que vão se acumulando no decorrer da história.
⭐ Original Leiturinha | Autoria: Rafael Campos Rocha
Depois de fazer sucesso nos cinemas e na série para TV, a aventura de Tainá e seus amigos bichos chegou à casa dos nossos assinantes por meio de um livro Original Leiturinha. A história explora a importância da preservação da natureza, da vida e do cuidado com os animais. Aproxima a criança de temas como empatia, amizade e união por meio de um enredo dinâmico, com ilustrações muito coloridas e convidativas.
Editora: HarperCollins | Autoria e ilustrações: Linzie Hunter
E se um porco muito generoso, gentil e divertido pudesse muito nos ensinar sobre a vida, os medos, as preocupações e nossos relacionamentos com os amigos? Esta obra explora com doçura e clareza nossos relacionamentos interpessoais, valorizando a amizade e o cuidado próximo. O livro é também uma leitura perfeita para abordar a ansiedade na infância e abre caminho para conversas de grande relevância e impacto.
⭐ Original Leiturinha | Autoria: Grupo de Autodefensores Instituto Simbora Gente | Ilustrações: Guilherme Lira
Os animais sonham em montar uma banda! Mas de quais instrumentos precisam? Quantos são? E os músicos, quais serão? Esta obra foi escrita por um grupo de autores e autoras do Instituto Simbora Gente, em uma oficina coordenada pelo autor Marcelo Jucá. O enredo foi feito por meio de um conto cumulativo superdivertido! Já as ilustrações, de Guilherme Lira, brincam com o espaço a cada página, possibilitando maior imersão dentro da narração, com animais e instrumentos musicais atrativos.
Nesta obra tão delicada, o pai de Quinzinho vem nos trazer, com muita propriedade, ensinamentos sobre o orgulho de ser quem se é, enfocando a beleza da cultura negra. Apresenta histórias reais, de pessoas reais, que fizeram a diferença em nosso país e em nosso mundo, dando ênfase à ancestralidade de um povo belo, inteligente e protagonista, de modo a despertar a valorização de cada pessoa, de seu eu, sua cor, suas características e sua família.
Editora: Telos | Autoria e ilustrações: Rocio Bonilla
Esta história aborda um tema muito relevante para a infância: a descoberta do sentimento de tédio e suas dificuldades. Apresenta maneiras para lidar com esse sentimento de forma lúdica e imaginativa, abrindo caminho para o diálogo sobre como passar o tempo em casa. As ilustrações são delicadas e ao mesmo tempo expressivas, ajudando a criança a se identificar com a situação da personagem Minimoni.
A floresta está em festa com o maior dos eventos. Venham logo, pequeninos, conhecer novos talentos! Por meio de uma linguagem rimada, com ritmo e musicalidade na narração, esta história explora temas muito importantes para essa fase da infância, como o reconhecimento das individualidades e dos talentos de cada um. Além disso, a obra aborda os desafios de lidar com as emoções e os sentimentos, como o medo, a confiança, o respeito e a empatia.
Editora: Biruta | Autoria: Graça Abreu e Lia Zatz | Ilustrações: Alexandre Teles
Este livro aborda a superação de sentimentos como solidão e isolamento, mostrando o valor dos laços que podem ser construídos entre pessoas de todas as idades, por meio da brincadeira, da diversão, do protagonismo infantil e da arte. O enredo contribui para ativar a imaginação e a criatividade, já que o leitor é convidado à leitura das imagens para compor a história.
O destaque nesta obra fica por conta da busca pela realização dos sonhos: mesmo com medo do novo, é preciso cultivar o desejo de ir além. Além disso, o vocabulário é repleto de palavras novas e curiosas, que são fundamentais para o enriquecimento do vocabulário da criança. Vale a pena conhecer Marta, a “vaca cor de laranja”, pois há sempre uma aventura para adentrar e um novo desafio a ser vencido!
Três Porquinhos, cada um com seu jeitinho, personalidade e individualidade, têm muito a nos ensinar sobre a vida, os sonhos e a profundidade das escolhas! Esta é uma releitura de um conto clássico, com uma abordagem atual e palpável aos olhos e entendimento das crianças. Ela traz grandes reflexões acerca do desenvolvimento pessoal, com temáticas como amadurecimento, a vinda das responsabilidades e a prudência ao fazer escolhas.
Este livro traz a história da menina Edith, que há muito tempo não se animava com as atividades do dia a dia, como brincar e se divertir. Ao seu redor já comentavam que era como se ela tivesse uma velha sentada em sua cabeça. A obra se destaca por seu conteúdo repleto de valores e ensinamentos, trabalhando principalmente o autoconhecimento e a autodescoberta.
Editora: Nemo | Autoria: Joris Chamblain e Aurélie Neyret
Esta é a história de Amora, uma menina cheia de atitude e de sonhos. A obra retrata as amizades, que são tão importantes e marcantes para o público infantojuvenil. Por meio de muito mistério, com diversas etapas para descobertas e exercício da imaginação, esta história é ideal para conversar sobre empatia, respeito aos animais e a diferença que as crianças podem fazer no mundo.
Com um enredo divertido e leve, este livro ressalta a existência de diferentes pontos de vista sobre as situações e o mundo. Ao apresentar a música como elemento fundamental para as pessoas, a história é um incentivo a olhar a vida de maneira mais positiva, enfatizando a diferença que cada um de nós pode fazer para tornar o mundo um lugar melhor para se viver e conviver.
Editora: Companhia das Letrinhas | Autoria e ilustrações: Dav Pilkey
O personagem Pepezinho já é conhecido das crianças, pois faz parte das aventuras do Homem-Cão, uma série de grande sucesso. O clube do Pepezinho é composto por divertidos quadrinhos, com uma linguagem adequada à faixa etária. Sempre recheado de amizade e tolerância, o enredo estimula o interesse do leitor pela expressão artística, uma vez que é apresentado um clube de arte para lá de interessante.
Quando Mus e Wagner, um rato e um urso que vivem na Floresta Azul, encontram um robô quebrado e decidem consertá-lo, eles não têm ideia da aventura que está para acontecer. Por meio de uma história em quadrinhos leve, dinâmica e divertida, além de personagens irreverentes e bem-humorados, este livro explora diversos temas importantes, como inclusão, trabalho em equipe, tecnologia e meio ambiente.
Editora: Escarlate | Autoria e ilustrações: Silvana Rando
Nesta obra, escrita e ilustrada por Silvana Rando, uma grande autora de livros infantis, o leitor é convidado a transitar entre a realidade e a fantasia por meio de personagens criativos, irreverentes e inteligentes. O enredo explora diversos temas, como campo, cidade, preservação ambiental, cultura dos povos originários, folclore e cultura popular.
Editora: HarperKids | Autoria: Erick Clepton de Oliveira | Ilustrações: Bruno Romão
Nesta história, um grupo de jovens amigos vivencia acontecimentos no mínimo inusitados: a cidade em que vivem está sendo invadida por um grande meteoro e criaturas desconhecidas. Por meio de um narrador em primeira pessoa, que aproxima o leitor do protagonista, esta obra conta com a presença de temas de grande importância, como amizade, cumplicidade, respeito, coragem e confiança.
Editora: Telos | Autoria: Pete Johnson | Ilustrações: Anthony Smith
Esta história é repleta de mistério, aventura e superpoderes. Permite ao leitor acompanhar o amadurecimento do personagem e fazer importantes reflexões com o desenrolar da narrativa. O personagem principal vive momentos divertidos, mas carregados de aprendizados com seu protagonismo e autonomia para tomar decisões que exigem grande senso de responsabilidade.
Esta é a continuação de Imbatível, um sucesso que conquistou crianças e pré-adolescentes ao redor do mundo. O enredo conta com um humor inteligente, irreverente e leve, que captura a atenção do leitor. O protagonista tem consciência de sua condição, tornando possível uma brincadeira de navegação entre os quadrinhos e criando situações para lá de divertidas. A obra incentiva o protagonismo juvenil, pois mostra o quanto nós podemos fazer a diferença se tivermos senso de justiça e humanidade.
Editora: Callis | Autoria: Martin Widmark | Ilustrações: Helena Willis
Nessa história envolvente, os protagonistas promovem a autonomia, a criticidade, a investigação e o protagonismo infantil. Todos os personagens têm características bem específicas e marcantes, que contribuem para a construção do mistério e permitem que o jovem leitor crie suas próprias suspeitas no decorrer da história.
E aí? O que achou da nossa lista dos 30 melhores livros infantis de 2022? Aproveite e compartilhe este post em suas redes sociais.
Se quiser receber livros como esses todo mês na sua casa e incentivar a leitura infantil com toda a comodidade, assine o Clube Leiturinha, o maior clube de livros infantis do Brasil.
Linguista e curadora na Leiturinha. É apaixonada pelo poder das palavras, pela educação em linguagens e pela excelência na produção de livros. É mestre em Estudos da Linguagem, pós-graduanda em Produção Editorial e formada em Letras – Português e Literaturas. Ama o universo da literatura infanto-juvenil e acredita que ele nos acompanha desde a barriga até nossos cabelos brancos.