Pai de menino: por uma educação com afeto e livre de violências

dez 15, 2022 | Criança, Família, Parentalidade

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

Olá! Eu desejo muito que a minha coluna por aqui no mês passado tenha ajudado aos pais de meninas a entenderem que podem, assim como as mães, desenvolverem todas as tarefas no cuidado, e o quanto isso é importante. Já na coluna desse mês, nós vamos conversar sobre ser “pai de menino”. 

A paternidade é um momento muito importante na vida de qualquer pessoa. Para o homem, esse novo e ímpar momento de vida geralmente acompanha uma reflexão sobre o contexto em que ele foi criado, educado e socializado.

Você já percebeu que, geralmente, nós homens não problematizamos a forma que fomos educados e somente reproduzimos? A paternidade precisa ser vista como um espaço de desconstrução de elementos que aprendemos e reproduzimos ao longo da vida. Em muitas ocasiões, esses elementos maltratam, violentam e até chegam a matar mulheres.

Por isso, ser pai de menino tem uma enorme responsabilidade no rompimento com esse ciclo de violências. 

👉De olho nos dados

Minha ideia aqui, caro leitor ou cara leitora, não é te encher de dados. Mas alguns serão importantes neste nosso texto:

Os homens vivem, em média, 07 anos menos do que as mulheres 

Os homens são as maiores vítimas de acidente de trânsito 

Homens são os indivíduos que mais cometem suicídio no Brasil 

Homens são os indivíduos mais acometidos pelas doenças mentais 

O maior índice de uso de álcool e outras drogas é nos homens 

Os homens são as maiores vítimas de violência por arma de fogo 

Esse modelo de exercício de masculinidade não questionada, não problematizada e não refletida não deu certo para ninguém. Os homens são os indivíduos que mais matam e mais morrem.

Por outro lado, uma pesquisa realizada pelo Instituto Promundo (uma grande ONG nacional que trabalha sobre paternidade e cuidado), intitulada “A situação das paternidades no Brasil – Tempo de Agir” em 2019, aponta que 80% dos pais, ao descobrirem a paternidade, dizem que farão tudo o que for possível para acompanhar o desenvolvimento pleno dos filhos. Esse é um indicativo importante para o cuidado com os filhos.

Seja o exemplo

A primeira coisa que devemos estar atentos é que a paternidade é o modelo a ser reproduzido pela criança ao longo da vida. Pai e mãe são os primeiros espelhos que uma criança terá. Neste sentido, o que você faz é repetido pelo seu filho nos diferentes espaços pelos quais ele passa. Essa é a importância de ser um pai de menino atento!

Por exemplo: um pai que cuida reflete num filho que naturaliza o homem em lugares de cuidado. Dessa forma, o primeiro exemplo que você poderá dar ao seu filho é cuidando dele com afeto de diferentes formas: trocando fralda, dando banho, preparando a alimentação, durante a amamentação, “preparando-o” para a mãe amamentá-lo e, depois pondo-o para arrotar, brincando com ele, dialogando com ele.

Como romper o ciclo de violências?

Pai, algumas coisas nós não podemos de forma alguma repetir com os nossos meninos! Eu gostaria de trazer algumas frases aqui abaixo e falar um pouco sobre cada uma delas. 👇

❌”Pare de chorar! Menino não chora!”

Quando nós dizemos aos nossos meninos essa frase, eles aprendem que não podem demonstrar sentimentos! Aprendem que homens não choram. Muitos homens, em diferentes situações, sejam elas de tristeza ou de felicidade, não conseguem demonstrar emoções.

Quando fazemos isso, nós jogamos o afeto dos nossos filhos no lixo. Meninos choram, pai! Meninos podem chorar sim! Eles precisam chorar, pois o choro expressa o que estamos sentindo. 

“Seja homem!”

Essa frase se remete a uma masculinidade ideal que se conecta com todos aqueles pontos negativos trazidos acima neste texto! Não é esse tipo de homem que nós desejamos que nossos filhos sejam, não é mesmo? 

“Se você fizer isso vai parecer mulherzinha”

Ao dizer isso nós criamos uma hierarquia violenta colocando as mulheres em posição de inferioridade e passando a mensagem para os nossos meninos que o que é próprio das mulheres. 

❌ “Filho, menino não pode brincar com meninas.”

A brincadeira é uma das formas mais saudáveis e importantes de socialização e aprendizado da criança. Desta forma, brincar com meninos e meninas é necessário para a construção da identidade da criança. 

“Filho, você não pode usar roupa rosa.”

Pai, você acredita que ainda tem gente que acredita nisso? Em pleno século XXI, nós sabemos que não é a cor de uma roupa ou do lápis de cor que a criança usa que vai definir a orientação sexual dela. Não é mesmo? Diga isso para os seus amigos, por favor! 

Criar os nossos meninos com amor e afeto são cruciais para que eles sejam também a manifestação do amor e do afeto por onde passam. Para que eles se desenvolvam plenamente livres de tudo o que possa violentá-los em algum momento da vida e promovendo relações igualitárias.

Pai de menino, você tem um papel fundamental na mudança do mundo, através da criação do seu filho. A sociedade conta com você! Eu conto com você! Todavia, principalmente, seu filho conta com você! 💜

Luciano Ramos

Historiador de formação, com especialização em desenvolvimento infantil pelo núcleo latino-americano da Universidade de Harvard, especialista em paternidades e masculinidades, Consultor em Projetos que incentivam o empoderamento de crianças, adolescentes e jovens negros, além de práticas antirracistas. *Luciano foi convidado pelo Blog Leiturinha para compartilhar sua opinião com as nossas famílias leitoras.

    Acompanhe nossas redes sociais