Que atire a primeira pedra quem nunca se machucou quando criança e ganhou um beijinho da mamãe para curar. A famosa fórmula do beijo para sarar os machucados das crianças já é receita velha e continua até os dias de hoje. Mas será que beijo de mãe cura mesmo?

Pesquisa comprova: beijo de mãe cura!

Embora não haja nenhum estudo aprofundado sobre o assunto, há rumores de que a Universidade de Pittsburgh, nos Estados Unidos, publicou uma pesquisa no The Journal of American Parenting com dados que comprovam a eficácia dos beijos maternos no tratamento de pequenos ferimentos, em comparação a tratamentos homeopáticos. Embora nós não tenhamos encontrado essa pesquisa na íntegra, algumas informações são reais.

De acordo com o estudo, 248 crianças que tiveram pequenos machucados, quando a mãe, pai ou cuidador dava um beijinho no local do ferimento, a sensação de alívio era maior do que as crianças que receberam medicamentos homeopáticos. Importante ressaltar que se tratam de pequenos ferimentos e, em casos mais sérios, o acompanhamento de um profissional de saúde é altamente recomendado.

Carinho e cuidado são sempre bem-vindos!

Bom, se beijo de mãe cura nós não sabemos, mas o que é realmente comprovado é que o carinho dos pais com os filhos libera ocitocina, que também é conhecido como o hormônio do amor. Com isso, os pequenos se sentem mais seguros, confiantes e amados, o que pode trazer aquela sensação de alívio da dor.

Então, vale dar muitos beijinhos, pegar o pequeno no colo, encher de carinho e muito cuidado. Pode não curar o machucado, mas vai ajudar bastante!

E você, acha que beijo de mãe cura de verdade ou não? Conta aqui para a gente!

Leia mais:

Profile photo of Paula Piffer

Estudante de Comunicação, faz parte do time de Conteúdo da PlayKids. Acredita que a literatura transforma as pessoas e a educação transforma o mundo!