Podcast PlayKids #6: A literatura infantil e seus diversos papéis

jul 6, 2018 | sem categoria

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

Uma pesquisa realizada pelo Ibope por encomenda do Instituto Pró-Livro, divulgada em 2016, colocou o Brasil em 27° lugar no ranking mundial de leitura. Os leitores representam 56% dos brasileiros, sendo que o tempo médio dedicado a esta atividade é de 5 horas e 12 minutos por semana. Embora esses números tenham tido uma melhora em relação aos anos anteriores, a verdade é que o Brasil ainda é tímido quando se trata de literatura. Para se ter uma ideia desse cenário, a mesma pesquisa indica que o brasileiro lê apenas 4,96 livros por ano – desses, 0,94 são indicados pela escola e 2,88 lidos por vontade própria. Do total de livros lidos, 2,43 foram terminados e 2,53 lidos em partes.

Mas por que é importante falar sobre isso?

Porque muito mais do que um hábito, o contato com a literatura ainda é uma das ferramentas mais eficazes para ampliar nosso vocabulário e nossa visão de mundo, estimular a empatia e um olhar mais crítico, e despertar o nosso lado mais humano.

Quando falamos de leitura na infância, os benefícios são ainda mais diversos e evidentes. As histórias não só colaboram com o desenvolvimento infantil, mas também com o fortalecimento dos laços de afeto. Além disso, a literatura proporciona o contato dos pequenos com diferentes realidades e culturas, sendo uma ferramenta para diálogos mais complexos e ajudando a compreender melhor algumas situações e a lidar com as emoções.

Ou seja, a literatura infantil vai muito além do seu papel educacional e enquanto entretenimento, sendo um importante instrumento para a formação de seres humanos mais sensíveis, críticos e completos. Para falar sobre esse assunto, convidamos o autor Ilan Brenman. Mestre e Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), Ilan é um dos principais escritores de literatura infantil do Brasil, e pai de duas pequenas. Confira este bate-papo no Podcast PlayKids #6: 

Podcast PlayKids #6: A literatura infantil e seus diversos papéis

Confira o Para gostar de ler de 0 a 10 anos: Um guia completo de incentivo à leitura!

Ana Clara Oliveira

Jornalista e editora do Blog da Leiturinha, é fascinada por tudo que envolve o mundo da leitura, da educação e da infância. Acredita que as palavras aproximam pessoas, libertam a imaginação e modificam realidades. Gosta de escrever, viajar e aprender sempre.

    Acompanhe nossas redes sociais