O que você precisa saber sobre leitura e a saúde do seu filho

abr 7, 2017 | 0 - 3 anos, 10+ anos, 4 - 6 anos, 7 - 10 anos, Leiturinha, Literatura

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

A Leiturinha convidou um especialista em neuropediatria para falar sobre o que a leitura pode fazer pela saúde infantil. Confira agora a matéria escrita pelo pediatra Marcone Oliveira.

O que a leitura pode fazer para o desenvolvimento do seu filho?

O que fazemos hoje é capaz de ter reflexos por toda nossa vida. Isso é ainda mais importante quando falamos de crianças que estão em pleno desenvolvimento físico, psíquico e intelectual.

Vários estudos mostram que na infância existem fatores de proteção e fatores de risco para um desenvolvimento infantil pleno. Dentre os fatores de proteção, falarei aqui sobre a importância da leitura para a criança desde o ventre materno.

Cérebro infantil: uma máquina a todo vapor

O cérebro começa a se formar por volta do 20º dia de gestação, com a formação da placa neural (Machado, 2014). Este desenvolvimento ocorre de forma tão rápida, que com 24 semanas de gestação o sistema nervoso central já está todo formado, inclusive com a porção auditiva apta a escutar.

Neste período e até os 5-6 anos de idade, este cérebro mantém o desenvolvimento de forma intensa, principalmente quando falamos da formação de novas sinapses, que são as unidades responsáveis pelas ligações entre os neurônios.

Neste período é como se tivéssemos um hardware pronto para receber novas informações. Se não incluirmos essas informações, este hardware se auto-desativaria.

Leitura marcador da saúde infantil

A leitura é capaz de modelar o cérebro de forma positiva, e seus reflexos são sentidos durante toda a vida. Entre os inúmeros benefícios encontrados da leitura na primeira infância, ressalto os seguintes:

1. Fortalece o vínculo familiar

2. Desenvolve a atenção, a concentração, o vocabulário, a memória e o raciocínio

3. Estimula a curiosidade, a imaginação e a criatividade

4. Possibilita à criança conhecer mais sobre o mundo

5. Ajuda  minimizar problemas comportamentais como agressividade, hiperatividade e comportamento arredio

6. Auxilia na boa qualidade do sono

7. Desenvolve a comunicação social

A infância é sem dúvida, um período mágico na vida de cada ser humano. Ler para as crianças é fazer parte da magia do desenvolvimento!

A matéria foi útil para você? Deixe nos comentários sua opinião! Confira também 10 poemas famosos para ler com as crianças.

Marcone Oliveira

Marcone Oliveira é graduado em Medicina pelo IMES, especialista em pediatria pela SBP. Atualmente, é médico neuropediatra em Minas Gerais. *Marcone é especialista em pediatria e foi convidado pelo Blog Leiturinha para compartilhar sua opinião com as nossas famílias leitoras.

    Acompanhe nossas redes sociais