7 benefícios do sling para bebês, mamães e papais

mar 13, 2018 | 0 - 3 anos, Bebê

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

Se há algum tempo você saísse na rua e encontrasse uma mãe ou um pai carregando seu bebê em um pedaço de pano, pode ser que você se espantasse. No entanto, nos dias de hoje, com a crescente popularização dos slings ou carregadores de bebês, essa cena tem se tornado cada vez mais comum, principalmente entre os adeptos da criação com apego. Mas, afinal, quais os benefícios de levar os bebês em carregadores? Quais cuidados tomar? Como amarrar? Com qual idade o pequeno já pode ficar no sling?

Descubra os benefícios do sling para pais e filhos

Liberados desde o primeiro mês de vida dos pequenos, e até que os pais e a criança se sintam confortáveis para usar, os slings aliam acolhimento e liberdade, trazendo diversos benefícios para os bebês e para os pais também. Tais como:

1. Estreitar o vínculo entre mãe/pai e bebê.

2. Permitir que o bebê fique na posição vertical após as mamadas.

3. Proporcionar maior liberdade para pais e mães que podem ficar com as mãos livres, enquanto dão colo para o pequeno.

4. Fazer com que o peso do bebê seja distribuído corretamente pelo corpo do carregador, o que evita coluna torta e braço dolorido.

5. Evitar a preocupação de empurrar o carrinho por ruas esburacadas.

6. Com a proximidade, é possível perceber e solucionar qualquer problema que o pequeno possa ter.

7. O calor do corpo e a posição que o bebê fica, aliviam cólicas e refluxos.

Como escolher o tipo de sling e a amarração ideal para meu pequeno?

Segundo especialistas, os carregadores mais recomendados são os de tecido (também conhecidos como wrap slings), de preferência de algodão, pois evitam a transpiração e o calor excessivo. Esse modelo permite posturas fisiológicas e mantêm o bebê confortável em várias posições. Até os três meses, como os pequenos ainda não sustentam a cabeça, o sling de tecido é ideal por oferecer maior proteção e apoio. Após essa faixa etária, os pais também podem optar por outros modelos, como o canguru, por exemplo, que funciona como se fosse uma mochila, usado tanto nas costas, quanto na frente. No momento da escolha, é fundamental buscar produtos de confiança, buscando referências de pessoas que já os utilizaram.

Como amarrar o sling?

Outra dúvida muito frequente que deixa pais e mães inseguros quanto ao uso dos slings é como amarrá-los. Pensando nisso, buscamos alguns vídeos na internet que podem ajudar se você ainda é um(a) iniciante no quesito sling! Confira:

Amarração Abraço – Wrap Sling

Como usar o Wrap Sling para Recém Nascidos

Amarração Canguru Costas

E você? Utiliza sling com seu pequeno? Compartilhe com a gente sua experiência!

Leia mais:

Ana Clara Oliveira

Jornalista e editora do Blog da Leiturinha, é fascinada por tudo que envolve o mundo da leitura, da educação e da infância. Acredita que as palavras aproximam pessoas, libertam a imaginação e modificam realidades. Gosta de escrever, viajar e aprender sempre.

    Acompanhe nossas redes sociais