Arrumar a cama, organizar os brinquedos, guardar as louças, cuidar do jardim… Você já parou para pensar como essas atividades podem ajudar o seu pequeno? Pois é! Introduzir os filhos nessas tarefas diárias traz diversos benefícios para ele e para o bem estar familiar.
Quando colaboram com as atividades domésticas, os pequenos desenvolvem noções de respeito, autonomia e responsabilidade, pois, ao participar do processo, eles passam a entender como funciona a dinâmica do lar, valorizando as atividades realizadas pelos pais. Além disso, eles se sentem mais próximos da família, tornando-se mais confiantes.
Mas os pontos positivos não são somente para os pequenos. Pelo contrário, a família de uma forma geral sente os benefícios em sua rotina, pois, quando todos colaboram com as tarefas domésticas, ninguém fica sobrecarregado. A família percebe que é dever de todos trabalhar pela organização e o funcionamento do lar, tornando o ambiente familiar mais compreensivo, agradável e unido.
Claro que, como tudo na vida, cada um tem o seu tempo e é muito importante que os pais se atentem a isso quando forem orientar seus filhos nas atividades diárias. Quando introduzidas desde o início e gradualmente, essas atividades deixam de representar algo ruim ou desagradável, para se tornarem parte da vida dos pequenos de maneira natural e saudável.
Tarefas domésticas para cada fase da infância
De 2 a 3 anos
Por volta dessa idade, os pequenos já conseguem realizar tarefas simples como guardar seus brinquedos e calçados, levar as roupas sujas para o cesto, limpar pequenas superfícies e tirar seu prato da mesa.
De 4 a 5 anos
Nessa faixa etária, você já pode incentivar o seu pequeno a arrumar a mochila da escola, tirar pó de alguns móveis, organizar itens da casa como livros e revistas, regar as plantas, ajudar a arrumar a cama e seu próprio quarto, colocar as roupas na máquina de lavar, guardar parte das louças e acompanhar a preparação de algumas refeições.
De 6 a 8 anos
Aqui, a criança já começa a entender melhor as noções de responsabilidade e cuidado. Então, você pode orientá-la a esvaziar o lixo do banheiro, ajudar a estender e retirar roupas do varal e a lavar as louças, varrer e passar pano em certos cômodos da casa, lavar o quintal, guardar as compras, ajudar a organizar armários e a preparar algumas refeições.
Acima de 8 anos
Nesta idade, seu filho já tem mais habilidades motoras e é capaz de desempenhar algumas funções mais complexas, como limpar o próprio quarto, cuidar do animal de estimação, preparar lanches rápidos, trocar a roupa de cama, ajudar a preparar o jantar e, com mais alguns anos, pode até ajudar a cuidar de um irmão mais novo.
Não se esqueça!
Vale lembrar que é importante que meninos e meninas aprendam e ajudem nas tarefas, sem distinção. Também ressaltamos que o acompanhamento de um adulto responsável é indispensável. De acordo com cada idade, os pais vão sentindo a necessidade de supervisionar mais ou menos as atividades, mas é preciso sempre estar atento e por perto. Além disso, os pais precisam ser pacientes e deixar o perfeccionismo de lado. Com o tempo, os pequenos vão aprendendo e desenvolvendo maiores habilidades nas tarefas executadas e, lembre-se, os elogios são sempre uma ótima forma de motivação!
|
|
Leia mais:



