E quando não temos tempo para ler com os filhos?

set 23, 2019 | 0 - 3 anos, 4 - 6 anos, 7 - 10 anos, Dicas, Leiturinha

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

Ler para uma criança é algo que traz diversos benefícios, tanto para os pequeninos, quanto para o vínculo entre pais e filhos. No entanto, embora muitos de nós saibamos disso, nem sempre a correria do dia a dia nos permite ter tempo para ler para nossos pequenos. Então, o que fazer nesse caso? 

A importância da presença

Todos nós, pais, sabemos da importância da presença na vida dos nossos filhos. Estar junto é algo crucial para o desenvolvimento dos nossos pequenos, e não é apenas sobre o desenvolvimento cognitivo, físico ou emocional das crianças, mas sobre a personalização deles enquanto indivíduos, adultos, membro de uma sociedade.

Mas, nós também sabemos das dificuldades que enfrentamos com a correria da vida moderna. Nossos trabalhos muitas vezes nos exigem jornadas longas e corrida atrás de uma vida que atenda nossas necessidades acaba nos tomando o tempo tão precioso. 

O tempo de qualidade

Mas, mesmo com tempinho apertado, é importante que nos dedicamos a passar um tempo de qualidade com as crias. Tempo de qualidade é aquele no qual estamos presentes por inteiro, sem estar no celular, trabalhando ou fazendo qualquer outra coisa que desvie nossa atenção do principal propósito: estar com nossos filhos. Esse tempo pode durar minutos ou horas, mas é importante que ele esteja presente na nossa rotina.

5 dicas para ler para o seu pequeno mesmo em meio à rotina corrida

Nos nossos textos sempre falamos da importância da mediação da leitura e também sabemos que nem sempre é possível fazê-la, seja pela falta de tempo ou pela falta de habilidade em executá-la. Para te ajudar neste processo, preparamos 5 dicas que vão te ajudar a otimizar e encaixar a leitura com seu filho na sua rotina.

1. Leia na hora do banho! Se seu filho for bebê, utilize os livros de banho e invente história que se relacionem com as figuras ou bichinhos presentes no livro.

2. Conte uma história antes de dormir. Ler antes de dormir ajudará seu pequeno a pegar no sono, além de criar um rotina diária de leitura.

3. Conte histórias no carro! Calma, você não precisa ler e dirigir ao mesmo tempo. Invente histórias da sua cabeça. As melhores histórias estão dentro de nós. 

4. Que tal criar uma história no jantar? Existem muitos livrinhos que falam sobre alimentos ou alimentação. Eles são um grande aliado no estabelecimento da alimentação na infância.

5. Que tal escolher uma história para acordar? De manhãzinha vocês podem escolher uma história para lerem juntos antes de sair de casa ou enquanto tomam o café da manhã! Assim, o dia começará cheio de inspiração!

Para ajudar você a incluir momentos de leitura no dia a dia da sua família, a Loja Leiturinha têm coleções de livros infantis ideais para a rotina do seu pequeno. Afinal, seja na hora do banho, da refeição ou de dormir, ler junto é sempre uma delícia!

Conheça as coleções da nossa lojinha, acessando Loja Leiturinha!

Caroline Lara

Líder da Equipe de Curadoria da Leiturinha, é formada em Psicologia e mãe do Caetano. Leitora compulsiva, é apaixonada em provocar emoção, despertar a fantasia, entreter e alegrar pequenos através da literatura. Acredita que quanto menor nosso tamanho, maior a criatividade!

    Acompanhe nossas redes sociais