“A leitura despertou em mim e no meu marido tempo de qualidade com nossa pequena”

Feb 11, 2019 | Família

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

Nada melhor do que conhecer de pertinho as famílias que recebem nossos kits em casa, mensalmente. De portas sempre abertas, a Leiturinha tem recebido muitas famílias assinantes na sede em Poços de Caldas, Minas Gerais. Sem aviso ou qualquer formalidade, vez ou outra recebemos visitas ilustres: pequenos e pequenas de perto e de muito longe, dos 0 aos 11 anos, junto de suas famílias, que chegam aqui para conhecer um pouco mais sobre a empresa que leva novas histórias todos os meses às suas casas.

A Pequena Sofia em seu cantinho da leitura!

Esta semana fomos surpreendidas por uma destas visitas especiais – a Pequena Leitora Sofia, de 2 anos. Logo que entrou em nossa sala, no escritório da Equipe de Curadoria da Leiturinha, já vimos sua paixão pelos livros saltar aos olhos brilhantes! Bastou conversar um pouquinho com sua mamãe, Hyveê, para perceber que não poderia ser diferente, afinal, a rotina de leitura em sua casa começou bem cedinho, quando Sofia ainda estava na barriga, e, desde então, o dia a dia é cercado de muitos livros e histórias, todos os dias.

Hyveê é professora, trabalha com educação infantil e, com a chegada de sua pequena, sua intimidade com a literatura infantil só se intensificou. Falamos muitas vezes, aqui no Blog Leiturinha, sobre como os livros podem impactar na educação dos pequenos, e como a mediação desta relação entre criança e livros é importante, especialmente nos primeiros anos de vida, mas nada como a voz do próprio leitor ou leitora para nos dizer sobre este assunto, não é mesmo? Agora, com a palavra, a mamãe da Pequena Leitora Sofia:

“Meu nome é Hyveê, sou mamãe de uma pequena Leitora chamada Sofia. A leitura sempre foi algo presente na minha vida, trago memórias da minha infância, onde eu esperava minha mãe chegar do curso de magistério para poder fazer a leitura comigo e eu pegar no sono.

Cresci, casei e quando descobri que estava grávida, o hábito de ler para meu bebê já era constante. Quando descobri que eu seria mamãe de uma princesa, sempre quando eu lia eu falava o nome da Sofia e ela dentro da minha barriga parecia entender… Parecia Não! Ela entendia tudo!

Esse amor pela Leitura passou de mãe para filha, ela com apenas 2 anos e 9 meses pega os livros e através das ilustrações conta a sua própria história. É lindo de ver. Todo mundo tem que ler pra ela, às vezes o mesmo livro e ela não se cansa. A leitura despertou na Minha Sofia a imaginação, a oralidade e principalmente, despertou em mim e no meu marido tempo de qualidade com nossa pequena.

Fizemos no quarto dela um “Cantinho da Leitura” onde ela tem livros de várias faixas etária que fica ao alcance dela, ela mesmo escolhe o que quer ler e chama a mim e ao meu marido para participarmos daquele momento. Ela tem uma autonomia espetacular, oferecemos a ela todos os livros que podemos, de vários tamanhos.

O mais legal de todo esse processo da leitura é que quando ela ainda era mais nova estava na fase de rasgar os livros, e é aí que alguns pais tiram dos seus filhos o contato com o mesmo. No nosso caso, sempre quando a Sofia rasgava um livro, nós sentávamos com ela e ” remendávamos” ele, explicando que ela tinha que cuidar e zelar por ele. Hoje como ela está maior ela já entende, até acontece de um ou outro rasgar, mas ela mesmo chega e fala “Mamãe tem que remendar esse daqui!”.

É lindo ver o Amor dela Pela Leitura! Até panfleto de papelaria ela quer “ler”, a alfabetização dela já está sendo construída de uma forma lúdica e amorosa! Por isso eu super recomendo: Leiam com seus filhos, dêem a eles tempo de qualidade, eles são o futuro de uma geração linda! Eu e meu esposo estamos fazendo nossa parte… Somos assinantes Leiturinha, tivemos oportunidade de conhecer pessoalmente toda a Equipe e tenho certeza que estamos plantando uma semente linda na vida da nossa filha. Não estamos gastando dinheiro com livros, estamos investindo nosso dinheiro na formação da nossa Princesa! Eu não posso mudar o mundo pra minha filha, mas posso mudar a minha filha para viver nesse mundo, e tenho convicção que a Leitura muda as pessoas.”

É muita fofura! Nós por aqui estamos só orgulho e alegria por conhecer a Pequena Sofia e sua família! <3

Faça parte do nosso clube e incentive o hábito da leitura no seu pequeno você também. Acesse o site e conheça os planos da Leiturinha!

 

Leia também: 

Sarah Helena

Mãe de Cecília e de Olívia, psicóloga, escritora, especialista em filosofia e mestre em educação profissional e tecnológica. Sempre trabalhou com famílias, especialmente com os pequenos. Por esse amor ao universo afetivo infantil, hoje, na Leiturinha, integra o time de Curadoria e colabora fortalecendo o vínculo das famílias leitoras através da experiência da literatura.

    Acompanhe nossas redes sociais