Lanches saudáveis: como melhorar a alimentação de forma divertida?

jun 19, 2017 | 0 - 3 anos, 10+ anos, 4 - 6 anos, 7 - 10 anos, Bebê, Criança

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

Tornar o ambiente de refeições mais lúdico e participativo é ponto-chave para a formação do paladar das crianças

A infância, mais do que qualquer fase da vida, é responsável pela formação do paladar e, por esse motivo, o maior desafio de papais e mamães é adotar uma boa educação alimentar para seus filhos. Muito embora a alimentação seja um assunto sério, assim como as atividades de alfabetização, a hora de comer deve ser um momento prazeroso e divertido, livre de tensões. Se há uma tarefa difícil para os pais, essa tarefa é introduzir legumes, verduras, frutas e grãos na vida dos pequenos.

Chame seu filho para ser um minichef

A participação na preparação dos pratos – do início ao fim – é um grande estímulo para as crianças. Leve seu filho ao mercado para que ele toque, sinta o aroma e conheça variados tipos de ingredientes. A curiosidade vai levar à participação por conta própria e ele rapidamente vai ter vontade de experimentar outros alimentos. Na preparação, a mesma coisa. Deixe seu filho preparar uma pequena salada de frutas ou mesmo pedir ajuda para mexer a massa do bolo e provar os ingredientes. Esses incentivos, além de atraírem os meninos e as meninas, ajudam a criar uma maior proximidade entre pai e filho.

Faça pratos coloridos

Como o ditado diz, primeiro comemos com os olhos e depois com a boca (e isso serve para todas as idades). Prepare receitas coloridas, incluindo o máximo de cor e contraste no prato possível. Lembrando que comida colorida não só é atrativo como também é sinônimo de alimentação saudável. Por isso, aposte nas cores.

Faça pratos divertidos

A disposição em que colocamos a comida no prato pode ser a chave para a criança se alimentar bem. De vez em quando, saia do básico e use os alimentos para montar paisagens, personagens, etc., isso incentiva o seu filho a experimentar e saborear os ingredientes. Use a criatividade: o brócolis, por exemplo, parecem uma árvore. Os cortadores personalizados também ajudam você a fatiar legumes, verduras e frutas em formas variadas.

Jogos educativos

O lúdico sempre vai atrair as crianças, seja para a alfabetização infantil, seja para a educação ou para qualquer outra atividade na infância. E não seria diferente com a alimentação. Vale a pena apostar em jogos no lanchinho da tarde ou mesmo no almoço. Dá para montar quadrinho de ponto, dá para brincar de pirâmide alimentar, dentre outros joguinhos lúdicos que podem ser encontrados na internet.

Equipe Leiturinha

Conteúdo produzido pelo time de especialistas da Leiturinha, composto por jornalistas, psicólogas, pedagogas, editores de literatura infantil.

Acompanhe nossas redes sociais