Os livros são portas para o conhecimento! E assim como outros hábitos, o gosto pela leitura deve ser desenvolvido desde cedo, mesmo antes do processo de alfabetização. Isso, além de tornar a Literatura Infantil parte da vida dos pequenos, estimula a criatividade, a empatia, o raciocínio, o respeito, a imaginação, o desenvolvimento cognitivo e da linguagem, uma visão de mundo mais ampliada, entre outros vários benefícios.

Introduzindo os pequenos no universo da Literatura Infantil!

Quando pensamos em inserir os pequenos no universo da literatura infantil desde os primeiros dias de vida, muitos pais e mães têm dúvidas sobre quais os livros para bebês mais indicados. A primeira coisa que é importante entender é que os livros não têm idade. Embora alguns formatos sejam mais efetivos em determinadas fases do desenvolvimento infantil, a literatura não tem barreiras, e para que este momento seja realmente rico e repleto de trocas e aprendizados, uma boa mediação é tão fundamental, quanto o livro escolhido.

No caso dos bebês, que ainda estão em processo de desenvolvimento da visão, os contrastes são ótimas pedidas, pois atraem a atenção dos pequenos. Bem como os livros de pano, banho e interativos (com sons, por exemplo), que são perfeitos para os leitores de berço. Também é fundamental que o adulto responsável compreenda que mesmo que a criança ainda seja muito novinha, ela absorve muito na leitura compartilhada, principalmente o amor e o carinho deste momento.

Conforme os pequenos crescem, a literatura infantil passa a cumprir ainda mais papéis, colaborando com o processo de alfabetização, auxiliando no momento de abordar assuntos complexos e de entender as emoções, por exemplo. Nesta fase, a leitura pode ser inserida no dia a dia da criança, como uma rotina de leitura juntos. Além disso, quanto mais velhos vão ficando, mais os pequenos vão definindo suas preferências, o que também vale para a literatura! Portanto, uma boa dica é estar sempre por dentro das preferências da criança para estimular seu gosto pelos livros. Além disso, com a tecnologia cada vez mais inserida no cotidiano das crianças, outro recurso que entra em cena são os livros online, possibilitando até mesmo uma leitura mais interativa e divertida, com animações, vídeos e outras ilustrações!

Os benefícios da leitura na infância

A verdade é que independente da idade ou da fase da vida, a leitura só traz benefícios! A lista é imensa, mas nós trouxemos aqui os principais:

1. Melhora e aumento do vocabulário

2. Melhora na escrita

3. Amplia a visão de mundo

4. Amplia a visão sobre nós mesmos

5. Contribui para o pensamento crítico e leitura de mundo

6. Colabora para uma visão de mundo mais sensível e humanizada

Como incentivar meu pequeno a gostar de ler?

Como dissemos ali em cima, assim como qualquer outro hábito, o gosto pela leitura deve ser estimulado desde muito cedo e o exemplo é sempre o melhor caminho. Por isso, se você quer que seu filho goste de ler, leia você também! No entanto, de acordo com cada fase do desenvolvimento infantil, este hábito pode ser estimulado de diferentes formas. Confira algumas dicas aqui:

Na gestação:

– Respiração e silêncio.

– Comunique-se com afeto.

– A repetição é importante.

De 0 a 3 anos:

– Faça diferentes entonações de voz.

– Faça mímicas, gesticule… use o corpo todo para contar uma história!

– Quando forem ler, deixe que observe as imagens, aponte as ilustrações com o dedo, aponte os personagens e objetos, falando seus nomes, reproduzindo seus sons.

– Abuse das cantigas populares.

De 3 a 6 anos:

– Façam visitas à biblioteca.

– Explore as imagens dos livros.

– Contem histórias antes de dormir.

– Peça para que o pequeno reconte a história, estimulando sua imaginação.

De 6 a 8 anos:

– Encoraje a criança a ler e interpretar os livros também.

– Ainda que o pequeno já saiba ler, a mediação ainda é fundamental para um momento de leitura mais rico.

– Aproveite as temáticas das histórias para conversar com seu filho.

– Montem um cantinho da leitura!

De 9 a 10 anos:

– Tenham uma rotina de leitura (você e seu pequeno).

– Deixe que seu pequeno leia para você!

– Se inteire dos gostos e preferências da criança.

– Façam passeios literários!

Incentive a leitura em sua família com a Leiturinha! Assine e receba, mensalmente, um kit recheado de histórias para seu pequeno!