Como preparar seu pequeno para a alfabetização infantil

por | abr 15, 2021 | 9 Comentários

Toda mãe ou pai de recém nascido vive sonhando com o dia em que as primeiras palavrinhas serão faladas pelo bebê! Mas existe uma diferença entre balbuciar algumas vocalizações e de fato estar com o processo de alfabetização em progresso. Afinal, qual é o momento correto e como preparar as crianças para a alfabetização infantil?   

A etapa mais importante do desenvolvimento infantil se inicia na primeira infância. Nessa fase, a aprendizagem acontece inicialmente pela ludicidade, por meio das brincadeiras, musicalidade, artes e tantas outras atividades que despertam a curiosidade das crianças. Esse é um momento de conexão especial com seu pequeno ou pequena, pois é quando ele ou ela necessariamente passa mais tempo bem juntinho de você. 

Os melhores livros infantis

A hora de ir para a escola!

Com o passar do tempo, os pais e as mães começam a perceber a necessidade da criança ir para a escola. Afinal, é assim que o pequeno ou a pequena vai construir amizades, aprender coisas novas e embarcar em uma rotina diferente, começando assim a “tatear” o mundo da forma como ele funciona. 

Este é um momento delicado de atenção e paciência dos responsáveis, pois é necessário observar e sentir constantemente para que a adaptação à nova rotina ocorra de maneira tranquila. Afinal, esse é um processo novo não só para as crianças, mas também para os tutores. Por isso, é fundamental que haja compreensão, acolhimento e o acompanhamento sobre todo o período escolar.

A alfabetização infantil

Atualmente fala-se muito de uma escolarização precoce. Ou seja, a criança passa pelo processo de alfabetização infantil antes dos seis anos de idade, saindo da Educação Infantil já alfabetizada. No entanto, quando isso acontece, os pequenos e pequenas acabam passando a maior parte do dia dentro da sala de aula. Embora isso possa parecer algo positivo inicialmente, também faz com que a criança passe menos tempo para realizar atividades ao ar livre, que tanto auxiliam no seu desenvolvimento físico, no amadurecimento do cérebro, na socialização afetiva e também em seu processo de aprendizagem.

Qual o momento ideal para iniciar o processo de alfabetização infantil?

Sobre o período ideal para alfabetização infantil ter início, não existe um consenso universal. Há especialistas que defendem que, durante a primeira infância, a criança precisa ser criança. Ou seja, que ela preencha seu tempo com brincadeiras e atividades ao ar livre. Por outro lado, alguns profissionais acreditam que a antecipação do processo de alfabetização beneficia o avanço cognitivo.

É preciso que exista um equilíbrio entre a etapa inicial da alfabetização infantil e o estímulo motor, considerando que os pré-escolares estão em uma idade propícia para o desenvolvimento de uma série de habilidades pessoais e interpessoais que são vitais para fomentar a criatividade.

Acredita-se que o exercício que mais se adapta ao processo de aprendizagem na Educação Infantil consiste em apresentar uma didática que estimule a curiosidade através de atividades lúdicas e sensoriais. Além disso, é recomendável que essa didática conte com materiais que apresentem informalmente o início da escrita: as letras e palavras. Porém, sempre levando em consideração a não obrigação do aprendizado formal nesta etapa.  

3 dicas para preparar a criança para a alfabetização infantil

Refletindo sobre a importância do brincar para o desenvolvimento infantil nos primeiros anos de vida, acreditamos que o ideal é que o processo de alfabetização infantil não aconteça de maneira precoce. Mas isso não significa que não seja possível apresentar as letras e palavras aos pequenos antes disso. Muito pelo contrário!

Existem diferentes formas de estimular e preparar a criança para o momento efetivo da alfabetização. Confira as 3 dicas que preparamos para ajudar você a iniciar este processo em casa com seu pequeno ou pequena – Lembrando sempre que esse deve ser um momento prazeroso, leve e sem obrigatoriedade alguma!

📚 Dica 1: Contação de histórias

A leitura mediada é imprescindível nesse processo, pois é ela que oferece à criança um universo mágico e ilimitado de palavras. Assim, diferentes significados que fazem sentido no entendimento de mundo dos pequenos e pequenas se unem, tornando a contação de história em uma atividade divertida e, ao mesmo tempo, muito benéfica para os primeiros passos da alfabetização infantil. 

📚 Dica 2: Ouvir e Cantar

O universo infantil é repleto de cantigas que já fazem parte do repertório da criança ainda na barriga da mãe. Inseri-las na rotina do seu pequeno ou pequena é muito bom para auxiliar o desenvolvimento da musicalidade. No momento em que você canta para a criança, as palavras já vão sendo assimiladas mesmo antes da alfabetização ter início.

📚 Dica 3: Apresente materiais diversificados

Apresente ao pequeno ou pequena diferentes tipos de leitura, tais como revistas, jornais, panfletos, receitas etc. Além disso, é legal fazer com que a criança se familiarize com diferentes tipos de texto literário também: poesia, prosa, conto de fadas, aventura, mistério… Todos eles têm muito valor e podem contribuir para desenvolver o gosto pela leitura no futuro. E não se esqueça de sempre ler de maneira pausada para que o pequeno leitor consiga assimilar todo o conteúdo apresentado de forma intuitiva.

A importância da literatura no processo de alfabetização infantil

Pensando na importância de estimular os pequenos e as pequenas desde cedo, selecionamos diretamente da Loja Leiturinha algumas dicas de leitura que, além de serem um ótimo recurso para auxiliar no processo de alfabetização infantil, também estimulam a imaginação e a criatividade.

Confira abaixo!

O Grande Livro de Palavras da Ninoca

Descubra os animais e brinquedos favoritos da Ninoca, uma ratinha fofíssima que protagoniza O Grande Livro de Palavras da Ninoca: as roupas que ela veste, as coisas que ela gosta de comer, seus melhores amigos, o que tem na sua casa, no jardim, na fazenda, na praia… Esse livro é repleto de ilustrações e palavras, ajudando não apenas na iniciação da alfabetização infantil mas também na ampliação do vocabulário da criança e na aquisição do código verbal escrito, relacionando letras e palavras aos desenhos.

👉 Clique aqui para ler mais sobre esse título na Loja Leiturinha!

AEIOU

AEIOU é um livro conceitual. Um poema diferente, que conta com ilustrações bem humoradas e coloridas, fazendo da palavra, arte. Angela Lago e Zoé Rios brincam com as imagens e com a estrutura das palavras, por isso, é possível encontrar palavras dentro de palavras! Um verdadeiro convite à imaginação. 🕊

👉 Clique aqui para adquirir esse título na Loja Leiturinha!

Curupira e a Floresta das Letras

Curupira e a Floresta das Letras é um livro interativo ótimo para auxiliar no processo de alfabetização infantil. Afinal de contas, o personagem clássico do folclore brasileiro descobre uma incrível floresta de letras! Com elas, o Curupira fez poesia para os pássaros, as árvores e tudo aquilo que ele ama e protege nas matas do Brasil. Será que ele é um bom poeta? E você, quer brincar com as letras também?

Esse livro vem acompanhado de um jogo de formação de palavras, que amplia a experiência de leitura da criança. O jogo também contribui no processo de alfabetização infantil.

👉 Adquira esse produto aqui na Loja Leiturinha!

Leia mais:

Escrito por Fernanda Veiga
Mãe da Helena, formada em Pedagogia, especialista em Relações Interpessoais e Educação Moral. É a pedagoga responsável pela escolha do primeiro livro da Leiturinha e descobriu na Literatura Infantil uma das suas maiores paixões na vida. Hoje, 6 anos depois, continua atuando com muito carinho e cuidado na curadoria dos livros. Acredita que a leitura tem o simples poder de transformar e ressignificar as pessoas.
Relacionados
A Jacaré: a curiosa amizade de um homem e seu pet peculiar

A Jacaré: a curiosa amizade de um homem e seu pet peculiar

O livro A Jacaré conta a linda história de amizade entre Faoro e Negro, um jacaré. Isso mesmo! Um jacaré! 🐊 Esse Inédito Leiturinha é um livro infantojuvenil estrangeiro ultra premiado, e seu título original é La Caimana. Chegou ao Brasil em primeira mão aos...

Como montar um cantinho da leitura em casa?

Como montar um cantinho da leitura em casa?

Na busca por promover o hábito da leitura nos filhos e nas filhas desde cedo, os pais procuram proporcionar diversos incentivos aos pequenos e às pequenas. Já pensou que ter um espaço específico para isso em casa pode ajudar nessa missão? 📚👀 Preparamos algumas dicas...

A Jacaré: a curiosa amizade de um homem e seu pet peculiar

A Jacaré: a curiosa amizade de um homem e seu pet peculiar

O livro A Jacaré conta a linda história de amizade entre Faoro e Negro, um jacaré. Isso mesmo! Um jacaré! 🐊 Esse Inédito Leiturinha é um livro infantojuvenil estrangeiro ultra premiado, e seu título original é La Caimana. Chegou ao Brasil em primeira mão aos...

Como montar um cantinho da leitura em casa?

Como montar um cantinho da leitura em casa?

Na busca por promover o hábito da leitura nos filhos e nas filhas desde cedo, os pais procuram proporcionar diversos incentivos aos pequenos e às pequenas. Já pensou que ter um espaço específico para isso em casa pode ajudar nessa missão? 📚👀 Preparamos algumas dicas...

5 receitas de festa junina fáceis para fazer com a família

5 receitas de festa junina fáceis para fazer com a família

Pula a fogueira, iá iá...  🔥 A festa junina é uma comemoração típica brasileira realizada durante o mês de Junho – E quem não ama essa festividade? 🎉 Na situação mundial de pandemia em que estamos vivendo, sair para comemorar não é opção. Mas isso não significa que...

9 Comentários

  1. Ana Paula froes

    Adorei as dicas meu filho está nesta fase de alfabetização.

    Responder
  2. Flavia

    Parabéns leiturinha, sem duvida que as historias e cantigas na primeira infância são uma bela base para a entrada na alfabetização. E quanto a idade ideial, realmente não existe, pois cada criança é única nos seus estímulos e gostos, vai dos pais juntamente com elas aprender e compreender o momento e ir inserindo pouco pouco esse novo mundo na vida dos pequenos.

    Responder
  3. Jane Peixoto

    Excelente matéria!
    Como sempre vocês do Leiturinha estão de Parabéns!!!
    Vou comprar esse livro! 😉

    Responder
  4. Raimundo Nonato Silva Moura

    Olá as orientações encontradas aqui são boas práticas e enriquecedoras.

    Responder
  5. Maria Cristiane Moreira Albuquerque

    Muito interessante as dicas.

    Responder
  6. Rita Pereira da Silva

    Parabéns pelo trabalho maravilhoso!!

    Responder
  7. Aline Silva Souza Andrade

    Boa tarde. Gostei muito das informações que acabei de ler neste site.
    Se fosse possível, eu gostaria muito de receber mais publicações relacionadas a criança na idade escolar nas etapas da educação infantil e também das series iniciais. Pois leituras prazerosas como estas são importantes e necessárias para que todos venham a entender e como ajudar estas crianças em diferentes idades escolares. Muito obrigada.

    Responder
    • Blog Leiturinha

      Oi, Aline! Tudo bem? Ficamos muito felizes com o seu comentário 🥰 No nosso blog, você encontra mais textos sobre leitura e educação! Aqui vai uma sugestão de leitura: https://leiturinha.com.br/blog/qual-importancia-da-leitura-na-educacao-infantil/. E se você quiser receber conteúdos novos toda semana, assine a nossa newsletter! É só digitar seu e-mail na caixa que aparece aqui no site 😉

      Responder
  8. RÉGIA MARIA VALE DE JESUS OLIVEIRA

    parabéns pelo trabalho

    Responder
Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *