Como preparar seu pequeno para a alfabetização infantil

abr 15, 2021 | Educação

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

Toda mãe ou pai de recém nascido vive sonhando com o dia em que as primeiras palavrinhas serão faladas pelo bebê! Mas existe uma diferença entre balbuciar algumas vocalizações e de fato estar com o processo de alfabetização em progresso. Afinal, qual é o momento correto e como preparar as crianças para a alfabetização infantil?   

A etapa mais importante do desenvolvimento infantil se inicia na primeira infância. Nessa fase, a aprendizagem acontece inicialmente pela ludicidade, por meio das brincadeiras, musicalidade, artes e tantas outras atividades que despertam a curiosidade das crianças. Esse é um momento de conexão especial com seu pequeno ou pequena, pois é quando ele ou ela necessariamente passa mais tempo bem juntinho de você. 

 

A hora de ir para a escola!

Com o passar do tempo, os pais e as mães começam a perceber a necessidade da criança ir para a escola. Afinal, é assim que o pequeno ou a pequena vai construir amizades, aprender coisas novas e embarcar em uma rotina diferente, começando assim a “tatear” o mundo da forma como ele funciona. 

Este é um momento delicado de atenção e paciência dos responsáveis, pois é necessário observar e sentir constantemente para que a adaptação à nova rotina ocorra de maneira tranquila. Afinal, esse é um processo novo não só para as crianças, mas também para os tutores. Por isso, é fundamental que haja compreensão, acolhimento e o acompanhamento sobre todo o período escolar.

A alfabetização infantil

Atualmente fala-se muito de uma escolarização precoce. Ou seja, a criança passa pelo processo de alfabetização infantil antes dos seis anos de idade, saindo da Educação Infantil já alfabetizada. No entanto, quando isso acontece, os pequenos e pequenas acabam passando a maior parte do dia dentro da sala de aula. Embora isso possa parecer algo positivo inicialmente, também faz com que a criança passe menos tempo para realizar atividades ao ar livre, que tanto auxiliam no seu desenvolvimento físico, no amadurecimento do cérebro, na socialização afetiva e também em seu processo de aprendizagem.

Qual o momento ideal para iniciar o processo de alfabetização infantil?

Sobre o período ideal para alfabetização infantil ter início, não existe um consenso universal. Há especialistas que defendem que, durante a primeira infância, a criança precisa ser criança. Ou seja, que ela preencha seu tempo com brincadeiras e atividades ao ar livre. Por outro lado, alguns profissionais acreditam que a antecipação do processo de alfabetização beneficia o avanço cognitivo.

É preciso que exista um equilíbrio entre a etapa inicial da alfabetização infantil e o estímulo motor, considerando que os pré-escolares estão em uma idade propícia para o desenvolvimento de uma série de habilidades pessoais e interpessoais que são vitais para fomentar a criatividade.

Acredita-se que o exercício que mais se adapta ao processo de aprendizagem na Educação Infantil consiste em apresentar uma didática que estimule a curiosidade através de atividades lúdicas e sensoriais. Além disso, é recomendável que essa didática conte com materiais que apresentem informalmente o início da escrita: as letras e palavras. Porém, sempre levando em consideração a não obrigação do aprendizado formal nesta etapa.  

3 dicas para preparar a criança para a alfabetização infantil

Refletindo sobre a importância do brincar para o desenvolvimento infantil nos primeiros anos de vida, acreditamos que o ideal é que o processo de alfabetização infantil não aconteça de maneira precoce. Mas isso não significa que não seja possível apresentar as letras e palavras aos pequenos antes disso. Muito pelo contrário!

Existem diferentes formas de estimular e preparar a criança para o momento efetivo da alfabetização. Confira as 3 dicas que preparamos para ajudar você a iniciar este processo em casa com seu pequeno ou pequena – Lembrando sempre que esse deve ser um momento prazeroso, leve e sem obrigatoriedade alguma!

📚 Dica 1: Contação de histórias

A leitura mediada é imprescindível nesse processo, pois é ela que oferece à criança um universo mágico e ilimitado de palavras. Assim, diferentes significados que fazem sentido no entendimento de mundo dos pequenos e pequenas se unem, tornando a contação de história em uma atividade divertida e, ao mesmo tempo, muito benéfica para os primeiros passos da alfabetização infantil. 

📚 Dica 2: Ouvir e Cantar

O universo infantil é repleto de cantigas que já fazem parte do repertório da criança ainda na barriga da mãe. Inseri-las na rotina do seu pequeno ou pequena é muito bom para auxiliar o desenvolvimento da musicalidade. No momento em que você canta para a criança, as palavras já vão sendo assimiladas mesmo antes da alfabetização ter início.

📚 Dica 3: Apresente materiais diversificados

Apresente ao pequeno ou pequena diferentes tipos de leitura, tais como revistas, jornais, panfletos, receitas etc. Além disso, é legal fazer com que a criança se familiarize com diferentes tipos de texto literário também: poesia, prosa, conto de fadas, aventura, mistério… Todos eles têm muito valor e podem contribuir para desenvolver o gosto pela leitura no futuro. E não se esqueça de sempre ler de maneira pausada para que o pequeno leitor consiga assimilar todo o conteúdo apresentado de forma intuitiva.

A importância da literatura no processo de alfabetização infantil

Pensando na importância de estimular os pequenos e as pequenas desde cedo, selecionamos diretamente da Loja Leiturinha algumas dicas de leitura que, além de serem um ótimo recurso para auxiliar no processo de alfabetização infantil, também estimulam a imaginação e a criatividade.

Confira abaixo!

Olha! Já sei contar: Puxe e Aprenda – Editora Sassi

Livros interativo que estimula a coordenação motora e a curiosidade. Descubra os animais escondidos e conte quantos tem!

👉 Clique aqui para ler mais sobre esse título na Loja Leiturinha!

Meu Livrinho dos Porquês: Por que Fazemos Cocô? – Ed Usborne

 

O que acontece quando damos descarga? Os animais vão ao banheiro? Todo mundo vai? Nesse livro as crianças abrem as abas e descobrem as respostas para estas e muitas outras perguntinhas!

👉 Clique aqui para adquirir esse título na Loja Leiturinha!

Mala Maluca: Livro + Jogos de alfabetização – Ed Ciranda Cultural

 

Jogos de alfabetização são ferramentas incríveis para promover a aprendizagem de forma muito natural, lúdica e significativa. Neste kit, temos jogo da memória de rimas e dominó de palavras inspirados no livro Mala Maluca.

👉 Adquira esse produto aqui na Loja Leiturinha!

Leia mais:

Fernanda Veiga

Mãe da Helena, formada em Pedagogia, especialista em Relações Interpessoais e Educação Moral. Descobriu na literatura infantil uma das suas maiores paixões e acredita que a leitura tem o simples poder de transformar e ressignificar as pessoas.

    Acompanhe nossas redes sociais