4 coleções de livros sobre meio ambiente para crianças

jun 14, 2022 | Leitura

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

A preservação do meio ambiente é uma pauta importantíssima, que deve sempre ser levada em consideração em qualquer âmbito, seja ele familiar, social, individual, coletivo ou institucional. Há muitos anos, inclusive, esse assunto tem sido uma das principais preocupações de líderes mundiais. Diante de tudo isso, fica clara a importância de falar com nossos pequenos e pequenas sobre sustentabilidade, consumo e educação ambiental, por exemplo. Por isso, confira abaixo 4 coleções de livros sobre meio ambiente para crianças. Acompanhe! 📚🌎

Leia mais:
👉 Por que ensinar as crianças a amar os animais?
👉 8 dicas para praticar o consumo consciente em casa
👉 A importância do contato com a natureza para as crianças

Por que falar sobre o meio ambiente com crianças?

A relação com o meio ambiente é fundamental para adultos e crianças. Afinal, melhora a saúde física e mental, estimula o convívio social, apoia o desenvolvimento de uma mentalidade ecológica e, sobretudo, prepara as novas gerações para enfrentar os desafios ambientais, a partir da participação e compromisso com a natureza.

Para isso, é necessário conversar desde cedo com os pequenos e pequenas sobre a importância da fauna e da flora para o ecossistema. 🌳 Você também pode criar uma horta caseira com as crianças (mesmo que pequena, na varanda de casa), para colher os temperos para a alimentação do dia a dia. Outra sugestão é convidar as crianças para participar das tarefas domésticas e separar o lixo para a reciclagem, ensinando sobre o descarte correto dos resíduos que produzimos.

Além disso, aproveite para desconectar e praticar atividades ao ar livre com as crianças, como em parques, sítios e fazendas, por exemplo. Nestas ocasiões, aponte os pássaros e mostre os insetos que vivem em tais espaços, explicando sobre o papel de cada um na natureza. Ao cruzar com rios, conte sobre os peixes de água doce e de água salgada. E lembre-se: não fuja dos problemas ambientais. Falem sobre poluição, emissão de gases nocivos para o planeta, consumo energético, aproveitamento das águas e muito mais.

Quando e como falar sobre o meio ambiente?

Entre avanços e retrocessos, crescem as oportunidades para proteger nosso planeta. No entanto, se não mudarmos nossas maneiras de produzir e, sobretudo, de consumir em todo o mundo, pode ser tarde demais.

Por isso, nunca é cedo demais para se falar sobre natureza, animais e preservação da vida com as crianças! Inclusive, vale a pena conhecer melhor a história de Greta Thunberg, a jovem ativista que já mobilizou milhares de pessoas ao redor do mundo a lutar pelo meio ambiente.

Nesse sentido, embora muitos pais, mães e pessoas responsáveis tenham dúvidas sobre quando apresentar os livros sobre meio ambiente para crianças, a resposta é simples: quanto antes, melhor! A educação ambiental pode fazer parte do dia a dia dos pequenos e pequenas desde a primeira infância. 🌱

Pensando em tudo isso, a equipe de Curadoria da Leiturinha preparou uma seleção especial de livros infantis, que incentivam a curiosidade e encorajam o contato dos pequenos e pequenas com a própria natureza. Vamos lá?

4 coleções de livros sobre meio ambiente para crianças

Então, finalmente, vamos às coleções de livros sobre meio ambiente? 😍 Confira a seguir as nossas dicas, que também estão disponíveis na Loja Leiturinha para sua família:

Filhotes: Primeiras Palavras

Filhotes: Primeiras Palavras

A coleção Filhotes: Primeiras Palavras é composta por quatro livros infantis, sobre filhotes da fazenda, filhotes da selva, cãezinhos e gatinhos. Os livros, indicados para bebês e crianças de até 6 anos, promovem o desenvolvimento da linguagem e também podem ser utilizados durante a alfabetização. Além de ser perfeito para ensinar aos pequenos e pequenas sobre os filhotes! 🐶🐱

👉 Clique aqui para comprar a coleção “Filhotes: Primeiras Palavras” na Loja Leiturinha!

No Jardim

No Jardim

O livro-brinquedo No Jardim é composto por três quebra-cabeças com detalhadas cenas de lindos jardins! 🌻 Com certeza, as crianças vão adorar brincar, criar e recriar as cenas desse maravilhoso livro ilustrado! Ideal para crianças de 3 a 6 anos, é também uma ferramenta para ensinar os nomes das flores, das plantas e dos animais para os pequenos e pequenas.

👉 Clique aqui para descobrir o livro-brinquedo “No Jardim” na Loja Leiturinha!

Resgate Animal e Resgate do Planeta

Os livros Resgate Animal e Resgate do Planeta, da editora Carochinha, falam sobre meio ambiente e sustentabilidade, assuntos urgentes e necessários para que tenhamos uma mudança de atitude que favoreça uma vida mais sustentável.

Resgate Animal

Em Resgate Animal, os animais presos tornam-se livres! E os que sofriam maus tratos ou abandono, voltam para o lar e o colinho acolhedor. Assim, através dessa brincadeira literária, é possível ensinar para as crianças sobre o cuidado e a responsabilidade que todos temos para com os animais.

👉 Clique aqui para ver o livro “Resgate Animal” na Loja Leiturinha!

Resgate do Planeta

Resgate do Planeta é um livro que explica, de maneira sutil, temas como uso consciente dos recursos, reciclagem e hábitos sustentáveis que podemos executar no dia a dia. Tudo isso através de páginas em acetato, que proporcionam uma experiência de leitura interativa junto aos pequenos e pequenas! Portanto, é perfeito para ser utilizado em sala de aula ou em casa, com a família.

👉 Clique aqui para ver o livro “Resgate do Planeta” na Loja Leiturinha!

Eco Mundo

Eco Mundo: Latinha

A coleção Eco Mundo, da editora Girassol, possui dois volumes, Eco Mundo: Latinha e Eco Mundo: Maçã, que ensinam para os pequenos e pequenas sobre reciclagem! ♻️

O que acontece com uma latinha depois que você a come e joga fora? Desde a coleta, passando pelo centro de reciclagem, até a sucata se transformar em uma nova latinha, descubra como essa incrível jornada da reciclagem acontece em Eco Mundo: Latinha!

👉 Clique aqui para conferir o livro “Eco Mundo: Latinha” na Loja Leiturinha!

Eco Mundo: Maçã

E o que acontece com uma maçã depois que você a come e joga fora? Desde a coleta, passando pelo centro de reciclagem, até o resto da maçã se transformar em compostagem, descubra como essa incrível jornada da reciclagem acontece em Eco Mundo: Maçã! 🍎

👉 Clique aqui para conferir o livro “Eco Mundo: Maçã” na Loja Leiturinha!

Você gostou das nossas sugestões de livros sobre meio ambiente? Quer continuar lendo e vivendo as melhores histórias com as crianças? Então, não deixe de conhecer o Clube Leiturinha: o maior clube de livros infantis da América Latina! Acesse o site, escolha o plano ideal para sua família e receba todo mês o livro ideal para seu pequeno ou pequena, na sua casa! 📚❤️

Paula Piffer

Acredita que a literatura transforma as pessoas e a educação transforma o mundo!

    Acompanhe nossas redes sociais