A preservação do Meio Ambiente é uma pauta que deve sempre ser levada em consideração em qualquer âmbito, seja ele familiar, social, individual, coletivo ou institucional, e tem sido uma das principais preocupações de líderes mundiais há muitos anos. Mas, só conseguimos agir e refletir sobre assuntos que somos familiarizados. A partir disso é que se gera conscientização e intervenção. Livros sobre meio ambiente para as crianças são ótimos aliados para ensiná-las sobre o assunto.

Quando e como?

Nunca é cedo demais para se falar sobre a Natureza e a proteção e cuidado que devemos a ela (conheça Greta Thunberg, ativista de 16 anos que já mobilizou milhares de pessoas ao redor do mundo a lutar pelo Meio Ambiente). Pensando nisso, a Equipe de Curadoria da Leiturinha preparou uma seleção especial de livros sobre o Meio Ambiente para as crianças. Com o objetivo de incentivar a curiosidade e o contato dos pequenos com o tema e com a própria Natureza!

Quais os benefícios?

Já falamos anteriormente sobre a importância do contato com a natureza para os pequenos aqui no Blog. Sempre é bom lembrar que dentre os benefícios do contato com a natureza estão vários fatores. Como por exemplo: melhora na saúde física e mental; melhora na aprendizagem e no desempenho escolar; redução de sintomas relacionados à déficit de atenção e hiperatividade; e estímulo ao convívio social.

Conheça agora 9 livros sobre meio ambiente para pequenos da Loja Leiturinha

Amazônia para Crianças

Livros: Nas Águas do Rio Negro e Qual é o seu norte?

Editora: Companhia das Letras

Conversar sobre a preservação da natureza com os pequenos é fundamental. Essa coleção de livros infantis vai ajudar pais e educadores a falar sobre a Amazônia para crianças, de forma lúdica e leve! Afinal, a literatura é sempre uma ótima aliada no momento de abordar temas diversos com os pequenos. Confira.

 

Resgate Animal – Vire e Descubra

Editora: Carochinha

Este é um livro que apresenta interatividade através de páginas em acetato. Ao virar as páginas, os pequenos poderão ver acontecer uma verdadeira mágica! Os animais presos tornam-se livres, os que sofriam maus tratos ou abandono, voltam para o lar e o colinho acolhedor! Através dessa brincadeira literário é possível ensinar sobre o cuidado e a responsabilidade que todos temos para com os animais. Perfeito para ser utilizado em sala de aula ou em casa, com a família! Confira.

 

Resgate do Planeta – Vire e Descubra

Editora: Carochinha

Este é um livro que explica de maneira sutil temas como uso consciente dos recursos, reciclagem e hábitos sustentáveis que podemos executar no dia a dia. Tudo isso através de páginas em acetato, que proporcionam uma experiência de leitura interativa junto aos pequenos! Perfeito para ser utilizado em sala de aula ou em casa, com a família! Confira.

Hortas na Educação Ambiental: na escola, na comunidade, em casa

Editora: Peirópolis

Estimular a consciência e a educação ambiental entre pequenos e pequenas é fundamental. Esse livro sobre meio ambiente é um importante aliado para educadores abordarem o tema em sala de aula. Com dicas para montar uma horta caseira para crianças, esse livro vai e incentivar um olhar mais atento e cuidadoso à natureza. Confira.

Uma Lagarta Muito Comilona

Editora: Callis

Um pequeno ovinho descansa em uma folha, deste ovo nasce uma pequena lagarta e ela está com muita fome… Pelo caminho ela encontra muitos tipos de alimentos, de pedacinho a pedacinho vai comendo todos eles e logo se torna uma lagarta beeem grande. E agora? O que fazer? Este livro, como relata o autor, fala sobre esperança, afinal, para se tornar uma borboleta é preciso paciência, mesmo que em algum momento da vida exista alguma dor de barriga pelo caminho e mesmo que um casulo temporário seja necessário. Confira.

Jardim de Bichinhos: Poemas para Bichinhos-Carpinteiros

Editora: Zit

Com poemas de Sandra Lopes e ilustrações de Camila Carrosine, este livro infantil tem o jardim e todos os seus bichinhos como temas de seus poemas! Além de incentivar o hábito da leitura e a sensibilidade poética, este livro convida os pequenos a um novo olhar sobre a natureza que os cerca. Confira.

 

 

Cultura Indígena para Crianças

Editora: Sesi-SP

Conhecer e aprender sobre a história e a cultura do nosso país é fundamental para a construção da identidade e do repertório dos pequenos. Pensando nisso, preparamos uma coleção de livros infantis sobre cultura indígena para crianças. São dois títulos incríveis que vão aproximar os pequenos destes povos e de seus costumes tão ricos e diversos! Confira.

Pequenos Aventureiros

Editora: Catapulta

Todo pequeno explorador precisa de dicas de como conseguir observar e estudar a natureza e tudo o que tem nela. Essa coleção de livros infantis traz dois livros escritos por exploradores e fotógrafos da vida selvagem. Cada livro conta com temas diferentes que buscam informar e aproximar os pequenos deste mundo interessante e muitas vezes desabitado. Confira.

O Jardim Secreto

Editora: Editora 34

Uma família leitora, forma crianças leitoras! Então, que tal ler um bom livro? Preparamos um livro com gostinho de nostalgia para papai e mamães – O Jardim Secreto. O Jardim Secreto é um clássico da literatura mundial. Seu sucesso foi tanto que, em 1919 já teve sua primeira versão adaptada para o cinema e ainda hoje é um sucesso nas telinhas! Uma nova versão da obra, adaptada por Jack Thorne, com Marc Munden na direção, já está sendo produzida e brilhará no cinema, em breve! Enquanto isso, nós leitores, podemos nos deliciar com cada detalhe deste bom romance que nos transporta para o início do século XX, e nos faz visitar cada roseira do fascinante Jardim Secreto junto da pequena Mary e seus amigos, Dickon e Colin. O livro, com tradução de Marcos Maffei, publicado pela Editora 34, será um companheiro de lágrimas e risos, em uma trama daquelas que nos prendem! Confira.

Para saber mais e garantir muita diversão e aprendizado em sua casa, acesse a Loja Leiturinha!

Profile photo of Paula Piffer

Estudante de Comunicação, acredita que a literatura transforma as pessoas e a educação transforma o mundo. Colaborou com o Blog Leiturinha!