8 dicas para praticar o consumo consciente em casa

mar 15, 2022 | 10+ anos, 4 - 6 anos, 7 - 10 anos, Criança

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

Consumir é algo que fazemos todos os dias. E, muitas vezes, nem percebemos que o fazemos! Consumimos água ao tomar banho, escovar os dentes e lavar a louça, por exemplo. E consumimos energia ao ligar a televisão, o computador e até a geladeira. No entanto, para reduzir o impacto ambiental das nossas ações cotidianas, existe o consumo consciente! ♻️🌎

Atualmente, já somos quase 8 bilhões de pessoas no mundo todo. Por isso, os cientistas, as grandes organizações governamentais e não-governamentais, os ativistas e até as pequenas instituições já deixaram claro: estamos em estado de alerta! Isto é, precisamos prestar mais atenção na forma como consumimos. Caso contrário, destruiremos cada vez mais o nosso próprio planeta. Então, pensando nisso e na educação ambiental das crianças, que tal conferir 8 dicas para praticar o consumo consciente em casa? Acompanhe!

Leia mais:
👉 Atitudes simples que ajudam a preservar o planeta
👉 Literatura e meio ambiente: qual a relação entre os dois?
👉 7 curiosidades sobre a Floresta Amazônica para crianças

8 dicas para praticar o consumo consciente em casa

Quando falamos de consumo consciente, algumas atitudes já são bastante conhecidas, como apagar as luzes quando sair de um cômodo e fechar a torneira enquanto escova os dentes, por exemplo. Para além delas, reunimos abaixo 8 dicas para praticar o consumo consciente em casa, buscando o equilíbrio entre a rotina da família e a sustentabilidade. Confira!

1. Compre somente o necessário

Comprar por impulso, além de fazer grandes estoques de produtos ou alimentos, é uma prática altamente prejudicial para o meio ambiente. Afinal, quanto mais compramos, mais geramos demandas por novos itens. E, assim, geramos também mais e mais lixo! 

Por isso, o consumo consciente nos ensina que o ideal é fazer pequenas compras, planejadas para um período específico. Por exemplo: você pode planejar o cardápio daquela semana e fazer compras para somente o essencial, ao invés de uma grande compra mensal. 😉 Assim, você evita que os alimentos estraguem por não serem consumidos e também não desperdiça dinheiro!

2. Opte por embalagens reduzidas ou retornáveis

Quanto mais embalagens tem um produto, mais lixo é gerado, claro. Nesse sentido, o ideal é optar por comprar produtos com menos embalagens. Além disso, se for comprar algo para a família, por exemplo, escolha as embalagens maiores (também chamadas de “econômicas”). Afinal, você compra mais produto e gera menos lixo! Por fim, quando for uma opção, as embalagens retornáveis são uma ótima escolha, sempre! 👏

Mais um bom hábito a ser adquirido é levar sua própria sacola de pano (as “ecobags”) quando for fazer compras. Assim, você evita as sacolas plásticas, que demoram aproximadamente 450 anos para serem decompostas na natureza. Se preferir, a escolha por caixas de papelão também é valida! Principalmente, se você transporta suas compras no carro.

3. Atenção aos alimentos

Frutas, verduras e legumes geralmente ficam expostos nas prateleiras in natura. Ou seja, de forma natural. Por isso, muita atenção: ao tocar e manusear os alimentos, você reduz sua vida útil. Então, o conselho aqui é escolher com os olhos, e só pegar um alimento na mão quando realmente for comprar, tudo bem? 🍅 Dessa forma, evitamos que eles estraguem e sejam jogados fora, antes mesmo de serem comprados!

Uma outra dica muito importante é aproveitar ao máximo todos os alimentos. Talos, folhas, sementes e cascas podem ser reutilizados e têm grande valor nutritivo. Portanto, procure receitinhas inovadoras e aproveite para variar o cardápio dos pequenos e pequenas!

4. Ande menos de carro

Tente, ao menos uma vez por semana, deixar seu carro em casa. Por exemplo, nós já falamos aqui no Blog Leiturinha sobre os benefícios de andar de bicicleta! 🚲 Contudo, se for impossível adicionar um transporte alternativo ou mesmo coletivo na sua rotina, opte pela carona solidária. Existem vários aplicativos para organizar e conectar as pessoas que fazem o mesmo trajeto todos os dias.

Pense nessa dica de consumo consciente para diminuir o custo com combustíveis ou reduzir a quantidade de carros nas ruas. Ainda, essa atitude diminui a quantidade de dióxido de carbono liberado pelos carros, que é altamente poluente. E quanto menos veículos nas vias públicas, menos trânsito. Ou seja, só benefícios à vista!

5. Separe corretamente o lixo para reciclagem

Um hábito que já se vê em várias casas é a seleção do lixo. 🗑️ Mas, muitas vezes, as pessoas fazem isso de forma errada, o que acaba dificultando a reciclagem! Na verdade, o jeito mais simples de garantir que a coleta seletiva seja efetiva é separar o lixo seco (embalagens, plásticos, papéis, alumínios, vidros etc.) do lixo orgânico (restos de comida, alimentos estragados etc.).

Além disso, o maior ponto de atenção é: um material reciclável perde esta característica se teve contato com contaminantes, como óleos, graxas, cola, solventes e outros. Isso porque a remoção dos contaminantes muitas vezes dificulta e até impossibilita a reciclagem. Portanto, a separação correta dos materiais é essencial para que o processo de reciclagem seja bem sucedido! 

Colocar a reciclagem em prática no nosso dia-a-dia ajuda a proteger a natureza e todos os seres vivos que fazem parte dela. Como plantas, animais e também pessoas!

6. Faça seus próprios brinquedos

Com produção exclusiva da PlayKids, a série SuperHands ensina os pequenos e pequenas a fazerem diferentes brinquedos, usando apenas materiais comuns que temos em casa, como tinta, canetinha, tesoura e cola. Por isso, vale a pena dar uma pesquisada! ✌️ Ainda, temos uma matéria completinha aqui no Blog Leiturinha sobre como fazer brinquedos reciclados, confira!

7. Não jogue no lixo, doe!

Você sabia que brinquedos, móveis, livros, roupas e muitas outras coisas que vocês não usam mais em sua casa ainda podem servir para outras pessoas? Portanto, ao invés de jogar fora, doe! Afinal, a doação é um ato de amor, de cidadania e de educação ambiental. 😊

Aliás, é muito comum, entre amigos e familiares, compartilhar objetos que já não servem mais para os pequenos e pequenas, não é mesmo? Entretanto, se esse não for o seu caso e você não tiver com quem realizar tais trocas, é possível encontrar brechós, sebos, organizações sociais ou entidades beneficentes, que poderão direcionar o seu descarte para outras famílias. Assim, além de você fazer uma boa ação, você ainda ajuda a preservar o meio ambiente!

8. Plante uma horta em casa

No clima do mês do Pequeno Consciente, a Leiturinha preparou o e-Book Horta caseira: aprenda como cultivar alimentos com as crianças, para ensinar para as nossas famílias leitoras como começar suas próprias hortas em casa! 🌱

Neste material gratuito, ensinamos como preparar o lugar, escolher as sementes e até pesquisar quais as melhores opções de alimentos para cada época do ano. Também ajudamos sua família a plantar, cuidar, ver brotar, colher e preparar uma deliciosa receita para comer em família! Demais, não é?

Afinal, tudo isso colabora para o fortalecimento do vínculo afetivo entre você e seu pequeno ou pequena. E colabora também para o bem-estar de toda a família, além de ajudar o meio ambiente!

📚 Confira mais benefícios de ter uma horta em casa!

Livros para falar de consumo consciente com as crianças

Você gostou das nossas dicas sobre consumo consciente? Quer falar de educação ambiental com as crianças desde cedo? Pois, então, a Loja Leiturinha tem os livros ideais para seu pequeno ou pequena! Confira abaixo nossa seleção especial e descubra como introduzir esse assunto em sua casa:

 Um passeio pela natureza

O primeiro livro sobre a natureza que estimula jovens leitores a observar as flores brotando, a descobrir por que as folhas mudam de cor e a aprender como as aves constroem ninhos incríveis para seus filhotes.

👉 Clique aqui para descobrir o livro “Um passeio pela natureza” na Loja Leiturinha!

Animais: Espécies ameaçadas de extinção

O mundo está mudado e com ele… as criaturas que habitam nele! Conheça os animais que moram nos diversos continentes e, lendo o livro, descubra qual deles estão em risco de extinção. Depois, divirta-se colocando em prática o que aprendeu montando um lindo quebra-cabeça.

👉 Clique aqui para ver o livro “Animais: Espécies ameaçadas de extinção” na Loja Leiturinha!

Nas Profundezas do Oceano

Mergulhe em um submersível para descobrir os mistérios das profundezas do oceano. Os oceanos cobrem a maior parte do nosso planeta e mesmo assim grande parte das suas profundezas permanecem inexploradas.

Este livro vai te levar em uma viagem para o fundo do oceano onde você encontrará uma água viva iluminada, baleias mergulhadoras, lulas gigantes e até montanhas marinhas. As janelas e recortes para espiar vão ajudar a estimular a curiosidade e chamar a atenção das crianças para este importante ecossistema.

👉 Clique aqui para comprar o livro “Nas profundezas do oceano” na Loja Leiturinha!

Você gostou das nossas dicas de livros para falar sobre consumo consciente com as crianças? Quer continuar lendo e vivendo as melhores histórias com as crianças? Então, chegou a hora de conhecer o Clube Leiturinha: o maior clube de livros infantis da América Latina! Acesse o site, escolha o plano ideal para sua família e receba todo mês o livro ideal para seu pequeno ou pequena, na sua casa! 📚❤️

Paula Piffer

Acredita que a literatura transforma as pessoas e a educação transforma o mundo!

    Acompanhe nossas redes sociais