5 brincadeiras para incentivar o desenvolvimento da fala

por | dez 14, 2020 | 0 Comentários

As brincadeiras são muito importantes para as crianças, já que estimulam o desenvolvimento dos sentidos e de diversas habilidades. Além disso, é por meio delas que os pequenos e pequenas descobrem o ambiente e interagem com ele. Pensando nisso, vamos descobrir 5 brincadeiras para incentivar o desenvolvimento da fala? Confira a seguir!

Por que estimular os cinco sentidos?

A audição, o olfato, o tato, a visão e o paladar: os cinco sentidos são importantíssimos para o desenvolvimento infantil como um todo e, especialmente, para a fala. Uma criança que utiliza todos os seus sentidos é uma criança que, muito provavelmente, irá se sentir mais confortável diante de uma nova atividade e até mesmo de um novo desafio.

Isso acontece porque é justamente por meio dos sentidos que as crianças aprendem sobre o mundo, ficam instigadas a conhecer novas texturas, sabores e cores, por exemplo. Além disso, a questão sensorial ajuda a regular nossas emoções, comportamentos e sensações diante de um novo universo.

Nesse sentido, ao realizar uma atividade sensorial, os pequenos e pequenas irão começar a se abrir para as novidades. As crianças poderão até emitir sons ou falar algumas palavras, de acordo com as sensações que têm ao tocar em diferentes texturas ou ao ver cores chamativas, por exemplo.

Da mesma forma, os pais também devem repetir os nomes dos objetos que estão ao redor da criança, falar em voz alta os nomes das cores e demonstrar reações. Afinal, tudo isso estimula muito os pequenos! E, por isso, é tão importante que, desde a primeira infância, a criança experimente bastante e explore tudo o que for possível.

Mas quais são os tipos de brincadeiras que podem ajudar nesse estímulo e incentivar o desenvolvimento específico da fala? Veja abaixo cinco dicas!

5 brincadeiras para incentivar o desenvolvimento da fala

1. Leitura

Desde cedo, o contato com a literatura infantil vai trabalhando algumas habilidades bastante importantes com os pequenos e pequenas, como a linguagem, o vocabulário e a descoberta do mundo imaginário. Não é à toa que as crianças começam a brincar que são os personagens das histórias e a internalizar todo o universo do livro, não é mesmo?

E existem muitos livros com conteúdos educativos, que podem apresentar diferentes culturas, mundos e personagens para as crianças. Além disso, a literatura infantil ensina, de maneira lúdica, a lidar com as emoções e questões do dia a dia como dividir, respeitar e muito mais!

Quer incentivar desde cedo o hábito da leitura em casa? Conheça o Clube Leiturinha e aproveite para ler e viver as melhores histórias com as crianças!

2. Atividades sensoriais

Fazer um passeio, andar descalço, explorar texturas e cheiros e até mesmo o contato físico ajudam em muitos aspectos do desenvolvimento infantil. Influenciam na alimentação, na organização, fala e linguagem em geral. Atividades simples como essas são muito ricas e importantes para os nossos pequenos!

É importante lembrar que eles observam e reproduzem o que enxergam dentro de casa. Por isso, o exemplo dos pais e responsáveis é fundamental durante a infância. Se a criança vê que os seus cuidadores ficam o tempo todo no celular, por exemplo, ela vai querer repetir aquilo também. Então, vamos fornecer bons modelos para nossos filhos?

3. Brincar de profissão

Que tal brincar de cabeleireiro(a), maquiador(a), lojinha, médico(a), veterinário(a) ou professor(a)? De preferência, escolha profissões que têm bastante contato com outras pessoas e que treinam o pequeno a atender, tirar dúvidas, explicar o que está sendo feito e mostrar os produtos à venda.

Ao brincar, é possível falar sobre as cores da maquiagem, sobre os animais ou sobre as partes do corpo, por exemplo. Assim, você incentiva que as crianças aprendam e usem novas palavras. Enfim, as profissões são muitas e costumam ser sucesso absoluto entre os pequenos e pequenas!

4. O que você viu ou fez ontem?

A ideia aqui é fazer um jogo de adivinhação com alguma coisa que os jogadores viram no dia anterior. Por exemplo, você começa falando: “Ontem eu vi um animal”. Em seguida, a criança tem que ir fazendo perguntas, para adivinhar que animal foi esse.

Essa é outra maneira interessante de estimular o diálogo, o vocabulário e o raciocínio lógico. E não existem limites para os assuntos entre vocês! Por isso, seja criativo e divirtam-se.

5. A mochila

Por fim, esse jogo especial treina a linguagem e a memória das crianças e também dos adultos! A brincadeira se inicia assim: alguém fala uma palavra, como “avião”. O próximo a jogar precisa repetir a palavra do jogador anterior, “avião”, e acrescentar mais uma, como “carro”. E por aí vai! 

Se alguém se atrapalhar, é permitido ajudar! Afinal, o jogo só acaba quando ninguém mais conseguir lembrar da série de palavras. E, então, uma nova rodada pode ser iniciada!

Gostou das nossas sugestões de brincadeiras para estimular o desenvolvimento da fala? No Blog Leiturinha, você encontra muitas outras dicas e atividades para fazer com as crianças! Confira abaixo!

Leia mais:

Categorias:
0 - 3 | 4 - 6 | Atividades | Família
Escrito por Flávia Puccini
Fonoaudióloga, mestre em processos e distúrbios da comunicação e especialista em motricidade orofacial. É consultora de amamentação e laserterapeuta. * Flávia é nossa autora convidada e seus textos não refletem, necessariamente, a opinião do Blog Leiturinha.
Relacionados
10 poemas especiais sobre ser mãe

10 poemas especiais sobre ser mãe

Um pouco de inspiração para as mães que gostam de uma boa poesia... Esta é uma coletânea carinhosa que reúne alguns poemas emocionantes que permeiam a maternidade, seja no olhar de mãe ou como filho e filha. Boa leitura! 1. In Dois em Um,  Alice Ruiz Depois que um...

10 poemas especiais sobre ser mãe

10 poemas especiais sobre ser mãe

Um pouco de inspiração para as mães que gostam de uma boa poesia... Esta é uma coletânea carinhosa que reúne alguns poemas emocionantes que permeiam a maternidade, seja no olhar de mãe ou como filho e filha. Boa leitura! 1. In Dois em Um,  Alice Ruiz Depois que um...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *