5 livros já enviados para os leitores pequeninos no Plano Mini da Leiturinha

maio 21, 2019 | 0 - 3 anos, 4 - 6 anos, Palavra da Curadoria

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

Por que ler para meu filho?

Desde os primeiros dias de vida, os pequenos estão extremamente atentos ao mundo à sua volta. Eles precisam escutar, ver e sentir com bastante atenção e afeto para captar todos os sentidos. A tendência em direcionar livros interativos para os bebês é efetiva e faz bastante sentido. Mas, é importante saber que existem outras formas de utilizar livros com os pequenos recém-nascidos.

Ouvir histórias é de grande importância para a aquisição e para o desenvolvimento da linguagem. Além disso, quando as ouvem, os bebês tendem a se familiarizar com a comunicação afetiva. Expressar sentimentos e nomeá-los passa a ser mais fácil quando os conhecemos previamente e temos eles gravados em nossa memória. Isso repercute positivamente nas birras, na percepção das nossas reações diante do comportamento deles. Como por exemplo: quando fazem uma boa ação, ficamos felizes. E com esse repertório prévio, eles são capazes de reconhecer quando ficamos felizes.

Livros para bebês precisam ser interativos sempre?

Pra que todo esse benefício seja apreendido por meio da leitura para bebês, por vezes, não são necessários livros com recursos materiais como pop-ups, fantoches ou abas. Embora eles possam auxiliar na contação da história, é importante sabermos que quando temos disposição e nos dedicamos a lermos um livro afetivamente para nossos pequenos, com certeza, a leitura trará inúmeros benefícios. Afinal, o que realmente gera esses ganhos é o hábito de ler e ouvir histórias, sem frisar a partir de qual objeto/livro se provém essas histórias.

5 livros já enviados para os leitores pequeninos no Plano Mini da Leiturinha

Sabendo de tudo isso, a curadoria do Plano Mini da Leiturinha é focada especialmente no momento de contação de história entre adulto e criança, desde os primeiros meses (e até dias!) de vida do bebê. Assim, a primeira categoria de leitura deste plano é Histórias para Ler no Colo, em que a Equipe de Curadoria Leiturinha seleciona os melhores livros infantis disponíveis no mercado editorial, focando no material brochura para deliciosos momentos de leitura compartilhada em família. Confira 5 livros para bebês já enviados no Plano Mini da Leiturinha:

1. Amanhecer na Roça

Editora: Baobá

Este livro conta, de maneira poética, detalhes do cotidiano da vida na roça. Como seria amanhecer com o tico-tico cantando bem alto, enquanto o boi lhe dá um bom dia? As ilustrações em recortes e aquarela complementam o sentido das palavras, apresentando aos pequenos o gênero lírico de forma lúdica, acessível e interativa.

 

2. 10, 9, 8 Hora de Dormir

Editora: Tiger Tales

Com leveza poética, esta história ensina um pouco sobre os números e a sua contagem decrescente, além de brincar com elementos da rotina, como a hora de dormir. Além disso, seu conteúdo apresenta as tarefas e as regras que fazem parte da rotina dos pequenos.

 

3. Lá Vem o Ratinho Carteiro

Editora: Melhoramentos

Marianne Dubuc é uma autora completa: ilustra e escreve livros infantis, muitos deles premiados, sendo uma importante referência quando se fala em livros ilustrados. Neste livro, Marianne nos presenteia com uma riqueza de detalhes a cada página, proporcionando uma viagem ao universo fantástico do imaginário infantil.

 

4. O Grande Livro dos Contrários, das Formas e das Cores

Editora: Cortez

Como tema central, este livro traz o conceito das diferenças e de como é possível conviver e se dar bem com o outro.  A obra de Frederic Kessler apresenta um trabalho artístico rico e singular. Suas histórias muitas vezes são desconcertantes, pois os personagens se parecem com tudo, menos com o que conhecemos, o que enriquece a experiência literária dos pequenos de todas as idades!

 

5. Você faz, eu faço também

Editora: Bambolê

É comum que a partir de um certo tempo de vida, os pequenos se deparem com desafios relacionados à socialização, ou seja, precisam aprender a conviver, construindo, aos poucos a sua identidade no mundo. Pensando nisso, e tendo como inspiração aquela velha brincadeira de “siga o mestre”, Marcelo Jucá criou esta história, ilustrada por Vanessa Prezoto.

Entenda a Curadoria da Leiturinha: como os livros são selecionados?

Para incentivar o hábito da leitura desde o nascimento do seu pequeno, escolha o plano ideal e faça parte da Família Leiturinha!  

Caroline Lara

Líder da Equipe de Curadoria da Leiturinha, é formada em Psicologia e mãe do Caetano. Leitora compulsiva, é apaixonada em provocar emoção, despertar a fantasia, entreter e alegrar pequenos através da literatura. Acredita que quanto menor nosso tamanho, maior a criatividade!

    Acompanhe nossas redes sociais