Estímulo, estímulo e estímulo. Este é um dos principais segredos para o desenvolvimento da fala dos pequenos. Brincar, conversar e interagir com seu filho, desde os seus primeiros meses de vida, é fundamental para que sua linguagem se desenvolva plenamente. Nos dias de hoje, mães, pais, educadores e profissionais ganharam uma ótima aliada no desenvolvimento dos pequenos: a tecnologia. Com atividades, jogos e vídeos interativos, os aplicativos podem se tornar ótimas ferramentas no estímulo e desenvolvimento da linguagem das crianças. Nesse contexto, conversamos com a fonoaudióloga infantil Magali Oliveira, que utiliza algumas das atividades disponíveis no Aplicativo PlayKids em suas consultas, para que ela nos ajudasse a elencar os benefícios de cada uma das atividades para o desenvolvimento da fala dos pequenos. Ela ressalta a importância da mediação e intervenção de um adulto para que o uso e o estímulos sejam positivos e eficientes.
Leia também: Como a tecnologia pode atuar no lado social e afetivo das crianças tímidas
1. Quebra-cabeças
Melhor idade: pequenos a partir de 3 anos
Disponível em: versão free do Aplicativo PlayKids (descubra como acessar)
Este jogo pode colaborar no estímulo da fala e aumento do vocabulário dos pequenos. Como? Durante a brincadeira, peça para que a criança nomeie os objetos que se formarem no jogo, e converse com ela sobre.
2. Esteira maluca
Melhor idade: pequenos a partir de 3 anos
Disponível em: versão Premium do Aplicativo PlayKids (descubra como assinar)
Este jogo estimula o desenvolvimento da fala e da linguagem da criança. Como? Para brincar, é preciso identificar as letras, as formas e os números e, no caso das letras, é possível trabalhar o som de cada uma delas. Além de o pequeno aprender a diferenciar o que é letra e o que é número, e o nome das formas e das cores. Também aproveite para estimular sua fala, dialogando sobre as formas e as letras que aparecem.
3. Estação de perguntas
Melhor idade: pequenos a partir de 4 anos
Disponível em: versão Premium do Aplicativo PlayKids
Com este jogo é possível trabalhar e estimular a linguagem e conceitos como maior e menor, além das formas e das cores. Como? Durante as perguntas e respostas do jogo, o pequeno precisará diferenciar conceitos e formas, o que estimula sua linguagem e trabalha sua atenção e concentração. Converse com a criança, à medida que os desafios forem sendo solucionados.
4. Conhecendo os bichos
Melhor idade: pequenos a partir de 2 anos
Disponível em: versão free do Aplicativo PlayKids
Para os mais novinhos, que ainda estão começando a formar sons e palavras, uma boa opção é utilizar este jogo para estimular a imitação dos sons dos animais. Como? A cada som, converse com seu pequeno nomeando os animais e estimulando ele a nomear também.
5. Toy Box
Melhor idade: pequenos a partir de 2 anos
Disponível em: versão free do Aplicativo PlayKids
Este jogo colabora com o estímulo da linguagem dos pequenos. Como? Para brincar, a criança precisa identificar os objetos e você pode estimulá-la a nomear cada um deles, conversando e interagindo.
6. Jogo da memória
Melhor idade: pequenos a partir de 3 anos
Disponível em: versão free do Aplicativo PlayKids
Esta brincadeira estimula a linguagem, a fala e a memória visual das crianças. Como? Conforme vão formando os pares, você pode estimular a criança a nomear cada um dos objetos encontrados.
7. Ligue as estrelas
Melhor idade: pequenos a partir de 3 anos
Disponível em: versão free do Aplicativo PlayKids
Este jogo trabalha a fala, a linguagem e concentração dos pequenos. Como? Para jogar, a criança precisa de atenção para formar e Identificar os objetos que se formam. Aproveite para, junto com o pequeno, nomear e conversar sobre cada imagem formada.
Dica da especialista:
A fonoaudióloga Magali ressalta que todas as atividades trabalham a atenção e concentração dos pequenos, uma vez que é preciso compreender o jogo e aprender suas regras. E tudo isso envolve linguagem. Para pequenos mais novinhos, de dois ou três anos, também é interessante utilizar as músicas disponíveis no aplicativo, para trabalhar e estimular a linguagem a partir de canções que os pequenos gostam e se identificam.
Leia mais: