Desenvolvimento da fala: descubra o que é esperado para cada idade

abr 27, 2022 | 0 - 3 anos, Bebê

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

Você sabia que pode colaborar (e muito!) com o desenvolvimento da linguagem do seu filho ou filha? Pois é! A participação ativa da família nos primeiros anos de vida da criança é fundamental para ajudá-la a desenvolver suas habilidades, inclusive a fala. Por isso, pensando em compreender um pouco mais sobre como funciona o desenvolvimento da fala em cada idade, conversamos com a fonoaudióloga Magali Oliveira, que atua com crianças na rede pública de Poços de Caldas. Acompanhe! 👶💬

Leia mais:
👉 Bilinguismo infantil: mitos e verdades
👉 Marcos do desenvolvimento infantil de 0 a 3 anos
👉 Como o sono do bebê pode ajudar no desenvolvimento?

Clube Leiturinha: assine já!

Desenvolvimento da fala: o que é esperado para cada idade?

Confira abaixo os marcos do desenvolvimento da fala, de acordo com a faixa etária dos pequenos e pequenas:

1 ano

Ainda no primeiro ano de vida do bebê, espera-se que a criança fale as suas primeiras palavras. A princípio, costumam ser palavras isoladas, como mamãe e papai. Além disso, o bebê já poderá emitir onomatopeias (au-au, miau, bibi). Com 1 ano e seis meses, é possível que o pequeno ou pequena comece a combinar duas palavras, como “da mamá” e “eu quero”, por exemplo.

2 anos

Aos 2 anos de idade, costumam aparecer as primeiras frases de duas ou três palavras do bebê, como “eu quero papá”. Por volta de 2 anos e seis meses, começam as frases de três e quatro palavras.

3 anos

Espera-se que, aos 3 anos, a criança já seja capaz de repetir trechos de histórias e produzir frases de quatro a cinco palavras. Por isso, é possível iniciar uma conversação e cantar músicas infantis e cantigas populares com os pequenos ou pequenas.

4 anos

Aos 4 anos, a criança já deverá ser capaz de elaborar frases de cinco ou seis palavras. Ainda, o pequeno ou pequena poderá começar a narrar fatos e histórias.

5 anos

Com 5 anos de idade, a criança pode utilizar os tempos verbais, pedir informações e utilizar orações em períodos simples e compostos.

6 anos

Ao final da primeira infância, aos 6 anos, é esperado que a criança já articule todos os sons da fala, utilize frases gramaticalmente corretas e narre fatos e histórias com desenvoltura.

Quando a família deve se preocupar com o desenvolvimento da fala?

Embora existam marcos do desenvolvimento da fala, que são esperados para cada idade, sabemos que cada criança é única. Ou seja, cada pequeno ou pequena tem seu próprio ritmo de crescimento e amadurecimento.

No entanto, caso a sua criança demonstre atrasos de fala e/ou dificuldades, como na articulação das palavras, é necessário que a família procure o apoio de um(a) profissional. Assim, será possível orientar e acompanhar o desenvolvimento do pequeno ou pequena, tudo bem?

Segundo a fonoaudióloga Magali Oliveira, “a família deve se preocupar quando percebe uma diferença muito grande entre a fala do seu filho quando comparada às crianças da mesma idade”. Por isso, é muito importante que os pais, mães e pessoas responsáveis observem com atenção e interesse o desenvolvimento da fala das crianças.

“Caso a criança esteja com três anos, por exemplo, falando com muitas trocas de letras ou sílabas e apresenta uma fala difícil de entender, a família deve procurar orientação de um profissional”, afirma Magali.

Aos 6 anos de idade, espera-se que a criança esteja falando todos os sons da fala. Contudo, vale ressaltar que a fonoaudiologia já pode ser aplicada antes disso. Em situações, por exemplo, onde a criança não demonstra o desenvolvimento da fala esperado para sua faixa etária. Na dúvida, é indicado que a família consulte um(a) fonoaudiólogo(a)! 😉

📚 Leia mais: O que é importante na hora de escolher um livro para bebê?

Como estimular a fala do seu pequeno ou pequena?

A família tem um papel fundamental no desenvolvimento da linguagem na infância. Por isso, é muito importante estimular, desde cedo, a fala do bebê. 😄 Nesse sentido, a nossa convidada Magali Oliveira elencou algumas dicas, que podem ajudar você a estimular a fala do seu filho ou filha:

  • Converse sempre com seu pequeno ou pequena, pronunciando as palavras sempre da forma correta. Nada de mudar a fala só porque está se dirigindo a uma criança;
  • Brinque com criança, imitando sons de animais, contando historinhas e cantando músicas infantis;
  • Nomeie objetos e ações, apontando para eles sempre que for possível. Isso amplia o vocabulário da criança;
  • Ouça com atenção aquilo que a criança tem a lhe dizer.

Dicas da Leiturinha para estimular o desenvolvimento da fala

Você sabia que o bebê se comunica antes mesmo da primeira palavra? Então, para incentivar o desenvolvimento da fala, o vocabulário e o repertório dos pequenos e pequenas, confira algumas sugestões da Loja Leiturinha para sua família! ❤️

Meus 100 Primeiros Números

Meus 100 Primeiros Números

Com o livro Meus 100 Primeiros Números, as crianças irão conhecer os números de 1 a 100 de uma forma alegre e muito fácil. Afinal, elas irão aprender a contar com animais fofos, doces saborosos e objetos fantásticos!

👉 Clique aqui para descobrir o livro “Meus 100 Primeiros Números” na Loja Leiturinha!

Minha Lanterna Mágica: Amigos Animais

Minha Lanterna Mágica: Amigos Animais

Encante-se com as histórias dos dois livrinhos da coleção Minha Lanterna Mágica: Amigo Animais. Além disso, a própria caixa funciona como uma lanterna, para deixar ao lado da cama enquanto você lê as histórias para os pequenos e pequenas. Assim, é garantia de bons sonhos!

👉 Clique aqui para ver a coleção “Minha Lanterna Mágica: Amigos Animais” na Loja Leiturinha!

Filhotes: Primeiras Palavras

Filhotes: Primeiras Palavras

A coleção Filhotes: Primeiras Palavras, da Editora Tiger Tales é bem interessante para as crianças! São quatro livros infantis, que apresentam os filhotes da fazenda e da selva, bem como os cãezinhos e os gatinhos para os pequenos e pequenas.

Assim, de forma divertida e lúdica, a criançada conhece os animais e se apaixona pelo hábito da leitura! Além disso, aproveite o produto para estimular a interação entre pais e filhos.

👉 Clique aqui para ver a coleção “Filhotes: Primeiras Palavras” na Loja Leiturinha!

Você gostou das nossas dicas para o desenvolvimento da fala? Quer continuar lendo e vivendo as melhores histórias com as crianças? Então, não deixe de conhecer o Clube Leiturinha: o maior clube de livros infantis da América Latina! Acesse o site, escolha o melhor plano para sua família e receba todo mês o livro ideal para seu pequeno ou pequena, na sua casa! 📚❤️

Ainda não sabe se um clube de livros é a opção certa para a sua família? Clique no banner abaixo e saiba todas as vantagens de fazer parte de um com as crianças! 😉

Por que fazer parte de um clube de livros com as crianças? Descubra!

Ana Clara Oliveira

Jornalista e editora do Blog da Leiturinha, é fascinada por tudo que envolve o mundo da leitura, da educação e da infância. Acredita que as palavras aproximam pessoas, libertam a imaginação e modificam realidades. Gosta de escrever, viajar e aprender sempre.

    Acompanhe nossas redes sociais