Nós já falamos bastante por aqui sobre o quanto incentivar a leitura entre as crianças é importante. Desde bebezinhos, a literatura já colabora com o fortalecimento dos laços familiares e com o seu desenvolvimento. Depois, ela se torna um hábito e o amor pelos livros sinônimo de momentos de prazer e muito carinho! Conforme vão crescendo, os pequenos vão descobrindo seu próprio gosto e ritmo literário, se tornando mais exigentes e se interessando mais ou menos por determinados livros. Então, se na sua casa já tem um pequeno leitor mais experiente e crítico, esta dica é para vocês! A pedagoga e curadora da Leiturinha, Fernanda Veiga, preparou uma lista especial com 5 livros para crianças de 10 anos, já enviados pelo Clube. Confira:
1. O livro dos porquês
Editora: Edelbra
Texto: Gianni Rodari
Ilustrações: Giulia Orecchia
Algumas vezes, é difícil achar as respostas para os porquês da infância. Afinal, quantos mistérios existem por todas as partes? Este livro irá responder alguns desses questionamentos de forma poética e humorada. Também irá mostrar que quanto mais encontramos respostas, mais queremos saber.
Por que é ideal para os leitores mais experientes? Nesta faixa etária é comum que a criança tenha muitos questionamentos sobre os porquês de tudo, e também de sua própria existência. Por isso, a Equipe de Curadoria da Leiturinha escolheu este livro por tratar destes questionamentos de maneira lúdica e acessível. E também por estimular a criatividade, o pensamento crítico, a curiosidade e a autonomia do aprendizado.
2. E se eu fosse outros?
Texto: Sidney Bretanha
Ilustrações: Rogério Forti
“Os outros, os outros, os outros… E se eu fosse outros?!”. É o que questiona o pequeno Fernando, a partir de uma tarefa de casa em que ele deveria falar sobre o amor. Então, questionando sua mãe, ele descobre que o amor pode ser muitos, apesar de ser um único sentimento. Da mesma forma, ele também quis ser muitos, sendo um só!
Por que é ideal para os leitores mais experientes? Este é um Lançamento Exclusivo Leiturinha! Assim, nesta ficção, o pequeno leitor irá mergulhar no universo poético de Fernando Pessoa. Segundo o autor, “o livro é uma ficção com informações da vida dele, sem o cunho de ser uma biografia”. Além disso, dá uma pincelada sobre os heterônimos, questão importante na obra do poeta.
3. Rosa
Editora: Edições Olho de Vidro
Texto: Odilon Moraes
Ilustrações: Odilon Moraes
Guimarães Rosa criou um dos contos mais profundos sobre a relação de pai e filho – “A terceira margem do rio”. Então, Odilon Moraes uniu sua vivência da paternidade com o texto de Guimarães Rosa e criou uma história que serve não só para crianças, mas também para os mais velhos. Desta forma, conversando com o conto de Guimarães, nesta história, um pai em um “endoidamento” nomeia o filho recém-nascido de Rosa. Depois, ele se isola em uma canoa sobre o rio sem nunca mais retornar à margem e nem para sua família.
Por que é ideal para os leitores mais experientes? Este é um livro para ser lido mais de uma vez. Porque ilustração e texto contam a história em tempos diferentes. Assim, esta obra será um dos primeiros contatos do pequeno leitor com a densidade da literatura brasileira e com a beleza da obra de João Guimarães Rosa. Igualmente importante, pois o contato com diferentes gêneros literários estimula ainda mais o hábito da leitura.
4. Os Caras Malvados 2
Editora: Saber e Ler
Texto: Aaron Blabey
Ilustrações: Aaron Blabey
Esta é a continuação da saga Os Caras Malvados, na tentativa de mudar a imagem que todos têm deles: a de vilões. Entretanto, eles não passam de uma turminha muito legal e boazinha, que tentam, das formas mais desajeitadas e engraçadas possíveis, serem promovidos a heróis!
Por que é ideal para os leitores mais experientes? A Equipe de Curadoria escolheu esse título devido ao grande sucesso de Os Caras Malvados 1 entre os pequenos leitores. Porque é uma história em quadrinho que, com bastante humor, apresenta este diferente gênero textual, contribuindo para a formação literal do pequeno leitor. Então, por ser uma história lúdica, o hábito da leitura também é estimulado. Por isso, essa edição promete ser ainda mais instigante!
5. Fantástico arroz de Filomena
Editora: Aletria
Texto: Maurilo Andreas e Sophia Comelli
Ilustrações: Rebeca Luciani
Uma floresta, seres encantados, uma pessoa com um poder especial… O Fantástico Arroz de Filomena é um delicioso conto de fadas moderno, em que fantasia, imaginação e bom humor se encontram, mesclando-se em cores, textos e aromas nunca antes imaginados.
Por que é ideal para os leitores mais experientes? A Curadoria da Leiturinha selecionou este livro devido ao seu caráter lúdico, às suas cores fortes e aos seus elementos fantasiosos, que fazem parte do imaginário infantil e estimulam a criatividade dos pequenos.
Para receber livros incríveis como esse e incentivar a leitura em sua casa desde cedo, faça parte do Clube Leiturinha!