Não é de hoje que se ouve falar sobre os diversos benefícios do leite materno nos primeiros meses de vida de bebês. Porém, muitas mães e pais, por mais esclarecidos que sejam, dificilmente conhecem todos esses benefícios.
E é por essa falta de conhecimento que a campanha Agosto Dourado foi criada, buscando conscientizar cada vez mais pessoas sobre a importância do aleitamento materno por meio de informações, ações e esclarecimentos em diversos locais do país a respeito do assunto.
E você, conhece todos os benefícios que o leite materno traz para os bebês e também para as mamães? Acompanhe o nosso artigo até o final e descubra!
Benefícios do leite materno
A amamentação é um processo natural que envolve não só a alimentação infantil, mas também a criação do vínculo entre duas pessoas que acabaram de se conhecer.
Como os antigos costumavam dizer: no momento que nasce uma criança, nasce também uma mãe.
Por muitos séculos, o leite materno foi o principal alimento dos recém-nascidos e, com o passar dos anos e o desenvolvimento da tecnologia, foram descobertas novas maneiras e fórmulas de alimentar os bebês.
Porém, ainda que as fórmulas infantis recomendadas por médicos sejam opções viáveis para a nutrição, nada se compara ao leite materno: limpo, seguro e nutritivo, ele é muito melhor absorvido.
É o alimento mais completo, principalmente para os primeiros 6 meses, pois é uma mistura perfeita de vitaminas, proteínas, nutrientes e gordura, tudo o que o bebê precisa para ganhar a quantidade certa de peso à medida que cresce, além de ser rico em anticorpos que ajudam a combater vírus e bactérias no organismo do recém-nascido, que ainda não desenvolveu as defesas necessárias.
Por isso, bebês amamentados exclusivamente durante os primeiros 6 meses de vida têm chances menores de desenvolver diversas doenças comuns nessa fase, como infecções de ouvido, problemas respiratórios, e também doenças nas fases futuras, como sobrepeso, obesidade, diabete, entre outras.
E os benefícios para a mãe?
Pouca gente sabe, mas os benefícios do aleitamento materno não são restritos apenas aos bebês. Amamentar também é benéfico para a saúde das mães, afinal, ajuda a reduzir os riscos de doenças, como câncer na mama ou ovário e diabete tipo 2.
Claro, não podemos deixar de citar que o momento de amamentação entre a mãe e o bebê é um dos mais importantes para a criação de um vínculo de carinho e confiança.
No vídeo abaixo, produzido pela Phitters, a enfermeira obstetra e consultora de amamentação, Françoise Novaes, aborda todos os benefícios da amamentação para os bebês e também para as mães, muitos deles desconhecidos pelas famílias.
▶️Dê o play e confira!
Fonte: World Health Organization
Leia também:
👉10 coisas que eu gostaria de ter ouvido sobre dificuldades na amamentação
👉Parto humanizado: por um processo pautado pelo respeito e protagonismo da mulher