A Força da Palmeira: um conto africano sobre força e superação

jan 31, 2019 | 10+ anos, 7 - 10 anos, Palavra da Curadoria

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

Semeia o grande no pequeno.

Lao Tsé

Os contos populares e a importância da tradição oral

Muuuuito antes de existirem os livros, o papel ou até mesmo a escrita, as histórias já faziam parte da vida de pessoas do mundo todo. Isso porque a palavra, antes de ser escrita, já era falada. E por meio da oralidade, contos, fábulas, lendas e histórias atravessaram gerações, transformando e transmitindo ensinamentos, saberes e conhecimentos que nos integram no tempo, no espaço e nas tradições da nossa cultura, despertando o que temos de mais humano dentro de nós.

Hoje, depois da invenção da escrita, do papel, dos livros, dos computadores, tablets, celulares e da internet, as histórias ganharam novas formas, mas os contos populares, assim como os clássicos, não perderam seu espaço e nem sua importância ao longo dos anos. Pelo contrário. Com suas poderosas lições e reflexões, os contos são reinventados e continuam a sensibilizar e encantar pequenos e adultos.

E sabendo da importância do contato das crianças com a tradição oral e com os contos populares, a Equipe de Curadoria da Leiturinha selecionou o livro A Força da Palmeira (Editora Pallas Míni), uma releitura de um conto africano que transmite força e resiliência aos pequenos leitores.

A Força da Palmeira: um conto africano sobre força e superação

A jovem palmeira se sacudiu e tentou se libertar da carga, mas, por mais que tentasse, não tinha forças para se levantar. Como pôde, manteve-se firme em seu lugar e resistiu à pressão.

Nascida em Buenos Aires, a autora argentina Anabella López mudou-se para o Brasil em 2013 e desde 2009 dedica-se exclusivamente ao seu trabalho de ilustradora e escritora de livros. Atualmente vive em Porto de Galinhas (PE) e seu livro A Força da Palmeira, vencedor do Prêmio Jabuti 2015, na categoria de Ilustração de Livro Infantil ou Juvenil, é uma adaptação de um conto popular africano de Magreb. Magreb significa lugar onde se põe o sol e se refere à região norte da África, formada pelos países Marrocos, Tunísia, Argélia, Mauritânia, Saara Ocidental e Líbia.

Transmitido oralmente, ao longo de diversas gerações, o conto africano leva o leitor para além do Mar Mediterrâneo, contando a história de uma Palmeira que, a despeito de todas as dificuldades e obstáculos em seu caminho, criou profundas raízes e cresceu forte e exuberante, surpreendendo e mostrando aos pequenos que, com resiliência e força, é possível superar as situações mais adversas possíveis.

Com ilustrações igualmente fortes e belas, a narrativa ganhou ainda mais sensibilidade nas mãos de Anabella, que, agora, possibilita que pequenos  leitores possam conhecer e experienciar este conto africano. Além de ampliar o repertório cultural das crianças, a obra também traz importantes ensinamentos que impulsionam o desenvolvimento de habilidades como resiliência, força e superação, emocionando leitores de 0 a 100 anos!

Leia também:

Ana Clara Oliveira

Jornalista e editora do Blog da Leiturinha, é fascinada por tudo que envolve o mundo da leitura, da educação e da infância. Acredita que as palavras aproximam pessoas, libertam a imaginação e modificam realidades. Gosta de escrever, viajar e aprender sempre.

    Acompanhe nossas redes sociais