A hora e a vez da curadoria de conteúdo

Foi-se o tempo em que para se informar e ter acesso a conteúdos, era preciso esperar o telejornal, ir a uma livraria ou alugar um filme na locadora. Hoje em dia, com a constante evolução tecnológica, as informações estão por toda parte. Vídeos, fotos e textos enchem nossos celulares e computadores e a enorme oferta de conteúdos e entretenimento trouxe a Geração On Demand, aqueles que querem ter o que querem, quando e como querem. Em meio a tudo isso, uma palavrinha vem ganhando cada vez mais espaço: curadoria. Mas afinal, o que é curadoria e qual a importância dela em nossas vidas e na vida de nossos pequenos?

Curar é sinônimo de cuidar!

A palavra curadoria tem origem do latim “curator”, que significa “aquele que administra”, “aquele que tem cuidado e apreço”. Trazendo para a atualidade, podemos dizer que a curadoria de conteúdo é, basicamente, o ato de identificar e selecionar os melhores e mais relevantes conteúdos, sejam eles vídeos, textos, obras de arte, livros, jogos, etc.

Mas por que isso se tornou tão importante?

Porque estamos cada vez mais nos afogando em meio a tanta informação e opções de conteúdo e entretenimento. Assim, surge a dúvida: Como saber o que é melhor para mim? O que é mais relevante? No que posso confiar? Como disse o filósofo e educador Mario Sergio Cortella, em seu livro Era da Curadoria, “o que importa é saber o que importa!”.

A curadoria de conteúdos infantis: segurança, comodidade e confiança

Nesse contexto, a curadoria assume um papel ainda mais importante quando levada para o universo infantil. Afinal, se nós, adultos, estamos tão preocupados em saber o que é o melhor para nós, imagine então para as nossas crianças. Com tanta oferta, os pais têm sentido cada vez mais a necessidade de filtrar e organizar os conteúdos que seus pequenos têm acesso.

Em um momento em que os pequenos estão conectados desde os primeiros anos de vida, surge a importante preocupação de garantir a segurança e a qualidade dos conteúdos acessados por eles, seja no celular, no tablet ou no computador. Não é difícil ouvir casos de jogos ou vídeos falsificados com conteúdos inapropriados  que ameaçam a segurança das crianças na internet. Bem como, tratando-se de conteúdos não digitais, a oferta de livros, por exemplo, é enorme e, muitas vezes, os pais ficam perdidos sem saber quais são as melhores opções para a idade do seu pequeno. É aí que entra o papel da curadoria de conteúdos infantis!

Com especialistas em desenvolvimento infantil, a curadoria de conteúdos infantis é um trabalho atento e cuidadoso de seleção de conteúdos – sejam eles digitais ou não – visando sempre o desenvolvimento e o aprendizado das crianças. Assim, os pais podem ter a tranquilidade, a confiança e a segurança de que o seu filho está em contato com produtos e conteúdos de qualidade e que colaboram com seu aprendizado, além de promover a diversão e proporcionar deliciosos momentos em família!

PlayKids: um bom exemplo de curadoria de conteúdo infantil

Um exemplo de curadoria focada na seleção de conteúdos para crianças é a curadoria da PlayKids. A empresa, uma das líderes globais em conteúdo educativo para as famílias, desenvolve maneiras para os pequenos aprenderem brincando, além de proporcionar que pais e educadores acompanhem o desenvolvimento dos filhos e alunos.

Para isso, a plataforma conta com um núcleo de especialistas para curar tudo que é oferecido aos pequenos por meio dos seus produtos. Com pais e profissionais das áreas de psicologia, pedagogia, filosofia, arquitetura, comunicação e até cinema, a Equipe de Curadoria da PlayKids tem a missão de curar conteúdos, entre jogos digitais, desenhos animados, vídeos e livros infantis, para colaborar com o aprendizado infantil por meio da diversão e promover deliciosos momentos em família! 

Conheça os produtos PlayKids:

Profile photo of Ana Clara Oliveira

Jornalista e autora no Blog da Leiturinha, é fascinada por tudo que envolve o mundo da leitura, da educação e da infância. Acredita que as palavras aproximam pessoas, libertam a imaginação e modificam realidades. Gosta de escrever, viajar e aprender sempre.