Se eu te perguntar para quê serve uma biblioteca tem uma chance alta de você me dizer que uma biblioteca serve para armazenar livros. E a resposta está correta, guardar os livros é realmente uma função importante das bibliotecas. Mas não é a única. As bibliotecas são muito mais do que simples depósitos literários. Elas são espaços de encontro e de exercício da cidadania. E a união de todas essas funções, que giram em torno do livro mas que não param nele, faz com que as bibliotecas sejam tão importantes. Se você não está convencido sobre a importância das bibliotecas vou te contar bons argumentos para mudar de opinião!
Para que serve uma biblioteca?
Para muita gente uma biblioteca é o lugar do silêncio, da concentração, do mínimo movimento possível, um lugar que praticamente beira a monotonia. Assim são as bibliotecas na imaginação e na realidade de muitas pessoas. Mas elas não precisam e não deveriam ser assim. Afinal, biblioteca é lugar de gente e gente faz barulho. Ok, leituras silenciosas são importantes, mas a literatura permite muitos outros encontros que não só entre leitor e livro.
Por esses e outros motivos, as bibliotecas são consideradas verdadeiros centros de promoção cultural. Ou seja, espaços comunitários que promovem ações de literatura, música, dança e artes… Não, você não leu errado, uma biblioteca não serve só para ler ou pegar livros, mas também para construir trocas e aprendizados.
O papel social das bibliotecas
Mais antigas que os próprios livros, as bibliotecas nasceram como lugares misteriosos, exclusivos a uma parcela bem pequena da população. Com o tempo, esses espaços foram ampliando, até que hoje é difícil encontrar uma cidade que não tenha uma biblioteca pública. Daí nasce uma das principais funções de uma biblioteca: o seu papel social.
Falando em bibliotecas públicas, a função social desses espaços se concretiza por vários motivos. Primeiro, porque permite o acesso a todas as pessoas, sem discriminação de qualquer natureza. Isso quer dizer que o bebê e o idoso podem visitar uma biblioteca, que o preto, o negro e o branco são bem-vindos… E por aí vai.
Segundo, os livros são caros, então além de permitir o acesso aos espaços, a biblioteca democratiza o contato com produtos culturais que seriam inacessíveis de outra maneira. E o melhor: com a possibilidade de escolha, ou seja, qualquer leitor tem a possibilidade de escolher o que quer consumir.
Um livro que fala das casas dos livros
Escrito e ilustrado por Mafalda Milhões, o livro Uma biblioteca é uma casa onde cabe toda a gente, é uma verdadeira homenagem às bibliotecas. Conhecida por não esquecer os mínimos detalhes nas suas composições artísticas, Mafalda Milhões produz um livro repleto de cores e referências.
Em poucas páginas o leitor percebe que a história é uma verdadeira representação do acolhimento das bibliotecas. Elas recebem os três porquinhos, o Samuca e a cantora e mais uma infinidade de personagens, que estão em um número finito no livro, mas não na vida real.
É a partir de uma biblioteca povoada (assim como deve ser na vida real), que a escritora deixa ao leitor um alento e um convite. Afinal,- uma biblioteca é um lugar que cabe e espera você.
Para receber livros incríveis como esse e incentivar a leitura em sua casa desde cedo, faça parte do Clube Leiturinha!