A leitura e a construção da sensação de pertencimento

mar 26, 2024 | Comportamento, Criança, Desenvolvimento, Família, Leitura, Literatura, Parentalidade

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

Quem aí tem em casa crianças que amam ler levanta a mão 🙋🏼

Você sabia que a leitura pode desempenhar um papel muito importante no desenvolvimento dos sentimentos das crianças?
Através dos livros, elas podem expressar seus próprios sentimentos de maneira saudável, seja por meio da arte, da escrita ou da conversa.

Do mesmo modo, a leitura e as histórias podem ajudar a ampliar seu repertório emocional, expandindo o vocabulário emocional, permitindo-lhes descrever e comunicar melhor seus próprios sentimentos e compreender os dos outros.

Dentre tantos que podemos citar, um dos que mais se desenvolvem através da leitura é o pertencimento. Ser parte de um grupo, comunidade ou família, e de ser aceito e valorizado por esse grupo.

A leitura pode ser uma ferramenta poderosa na promoção do sentimento de pertencimento em crianças, afinal, ajuda pequenos e pequenas a se conectarem com suas próprias experiências, com os outros ao seu redor e com o mundo em geral. 

Esse sentimento é fundamental para o desenvolvimento saudável das crianças, pois está associado a segurança emocional, autoestima, resiliência, bons vínculos afetivos e saúde emocional.

Como a leitura colabora com a sensação de pertencimento? 🫂

Identificação com personagens
As crianças frequentemente se identificam com personagens que enfrentam situações semelhantes às delas. Isso ajuda a sentir que não estão sozinhas em suas experiências e a desenvolver um senso de pertencimento a uma comunidade imaginária ou real.

Exploração de diferentes culturas
Livros que apresentam culturas diferentes da própria pode expandir a compreensão da criança sobre o mundo e ajudá-la a se sentir parte de uma comunidade global mais ampla.

Conexão com experiências familiares
Leituras que abordam temas familiares, como relacionamentos familiares, amizades e desafios emocionais, podem ajudar as crianças a se conectar com suas próprias experiências e a sentir que pertencem à sua família e comunidade.

Inclusão e diversidade
Personagens diversos em termos de raça, etnia, gênero, orientação sexual, entre outros aspectos, pode promover a aceitação da diversidade e colaborar na sensação de inclusão, independentemente de suas próprias diferenças.

Discussões e interações
Leituras em grupo estimulam discussões e interações que fortalecem os laços sociais e familiares, criando um ambiente onde a criança se sinta ouvida, compreendida e parte de algo maior do que ela mesma.

Desenvolvimento de empatia
Livros permitem que as crianças se coloquem no lugar de outros, algo fundamental para a construção de relacionamentos saudáveis e a sensação de pertencimento a uma comunidade empática e solidária.

E você, pai, mãe ou responsável, se lembra qual foi o primeiro livro, lá na infância, que te trouxe essa sensação?

Compartilhe essa lembrança com a sua criança e questione se ela, em algum momento, já teve essa sensação com alguma leitura. Será um momento especial de muito aprendizado e troca de sentimentos 🩵

A leitura e a construção da sensação de pertencimento

E para a sua jornada ser ainda mais enriquecedora, fizemos uma seleção de livros, por faixa etária, que vão te ajudar ainda mais nessa missão, lá na Loja Leiturinha!

Confira: 0 a 2 | 3 a 4  | 5 a 6 | 7 a 89+ –  

⭐ Leia também:

Flávia Carnielli

Mãe da Maria Clara e da Rafaela, mestre em psicologia clínica, especialista em psicologia perinatal e formada em psicoterapia infantil. *Flávia é especialista em psicologia e foi convidada pelo Blog Leiturinha para compartilhar sua opinião com as nossas famílias leitoras.

    Acompanhe nossas redes sociais