Alfabetização: aliando o ambiente familiar e a era digital

nov 24, 2016 | 4 - 6 anos, 7 - 10 anos, Criança, Escola, Sem autor

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

Não é difícil reconhecer que a tecnologia, e principalmente a internet têm ganhado proporções cada vez maiores na rotina das pessoas. Nessa era digital, tudo é encontrado e solucionado na internet, de entretenimento a manuais e dicionários. Enfim, a internet se tornou a base de conhecimento de milhares de pessoas.

Pais de crianças podem não admitir, mas a internet pode ser a solução para as mais variadas ocasiões. É claro que o uso excessivo pode não ser saudável, mas com a conscientização e proximidades da família isso pode ser resolvido.

A grande chave é impor alguns limites e evitar medidas radicais. Grandes profissionais dizem que no crescimento dos filhos duas coisas são primordiais: o amor e os limites – não somente como atitudes separadas, mas também pela junção delas. Isso quer dizer que, ao impor limites, também é necessário cuidado, no sentido de tratar bem, delicadeza, etc.

O processo de alfabetização

Sabia que você, pai, pode ajudar a alfabetizar seu filho? Não é só na escola que a criança é submetida a ensinamentos: dentro de casa, o aprendizado – com amor e carinho – é até mesmo um grande passo para a união familiar.

Seja com um livro para bebê ou um brinquedo interativo, o importante é que a criança entenda a necessidade de aprender a ler.

Para isso, uma boa pedida é criar uma rotina criativa e divertida para a leitura, com uma história infantil ilustrada diferente a cada dia, dado que as ilustrações atraem muito a atenção dos bebês e crianças.

É comum que as crianças se inspirem nos responsáveis ao observá-los agindo de alguma forma ou fazendo qualquer atividade, por isso é essencial introduzir a leitura tanto na vida da criança quanto na própria – assim, pai e filho adquirem conhecimento!

Dentro e fora de casa

Os pais podem introduzir atividades físicas em casa, ao passo que a utilização de dispositivos eletrônicos são boas opções para as crianças fora de casa, seja em uma viagem, no carro, etc.

Uma das grandes vantagens da internet é que nela são encontradas as mais variadas atividades e elas podem ser bem divertidas para os pequenos. Os pais podem alternar entre jogos de entretenimento e jogos educativos, como é o caso do caça-palavras, atividades de memorização, entre outros jogos didáticos.

O importante é reconhecer o grande papel da internet nos dias de hoje, sem deixar de utilizar as ferramentas físicas como o livro – e, claro, muito amor e carinho!

Equipe Leiturinha

Conteúdo produzido pelo time de especialistas da Leiturinha, composto por jornalistas, psicólogas, pedagogas, editores de literatura infantil.

Acompanhe nossas redes sociais