A importância da fala no processo de alfabetização

set 8, 2020 | 0 - 3 anos, 4 - 6 anos

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

O processo de alfabetização é uma fase complexa e muito importante no desenvolvimento infantil, envolvendo vários outros momentos vividos e experiências adquiridas pelo bebê desde o nascimento. O aprendizado da alfabetização se baseia muito na oralidade, ou seja, em como falamos os sons. A utilização dos fonemas e sons será associado aos elementos visuais.

A aquisição de todos os fonemas da fala deve acontecer até os 4 anos e meio de idade. A partir dessa idade é muito importante que a criança esteja falando tudo bem certinho, caso contrário, ela pode criar o hábito cada vez mais forte de falar errado e pode ouvir errado aquilo que é falado e reproduzir na fase da alfabetização. Daí podem surgir prejuízos porque o pequeno que fala errado porque escuta errado, vai se apoiar na oralidade sem perceber que está fazendo errado.

Por que alguns pequenos falam errado e como isso impacta no processo de alfabetização?

Quando a criança fala errado, existem duas possibilidades para que isso aconteça, ou não consegue falar certinho porque não consegue articular e produzir o som da maneira correta ou é porque ela não escuta determinado som corretamente e acaba reproduzindo da forma como escuta. Em alguns casos acontecem as duas coisas e as chances de ter prejuízos na alfabetização são ainda mais altas. As trocas mais comuns em casos que envolvem a percepção auditiva são p/b, t/d, f/v, x/j, etc.

Isso acontece porque esses sons têm o mesmo ponto articulatório e se diferenciam somente pela sonoridade (vibração na prega vocal) e algumas crianças não conseguem perceber essa diferença, por isso geralmente são as letrinhas mais trocadas na escrita. Por exemplo, se a criança fala “faca” ao invés de “vaca” porque ela troca a letrinha f por v, ela provavelmente vai escrever errado, da mesma forma como fala.

Alguns fatores como respirar muito pela boca, bebês com muita alergia, rinite e sinusite podem causar esses prejuízos na audição que podem virar, lá na frente, falhas na alfabetização. Dessa forma é importante procurar um fonoaudiólogo especializado para identificar na avaliação de onde vem essa troca na fala e alfabetização e assim direcionar melhor a intervenção e conseguir um tratamento eficaz.

Dica Leiturinha: Conheça 4 livros para auxiliar na alfabetização infantil!

Separamos 4 livros incríveis para auxiliar seu pequeno na alfabetização que estão disponíveis na Loja Leiturinha. Confira agora:

1. AEIOU-UOIEA

Editora: Original Leiturinha
Autores: Silvana Salerno
Ilustrador: André Flauzino

Apresentar as letras e os números aos pequenos sem a pretensão da alfabetização é possível e necessário. Ao fazer isso por meio de forma leve e lúdica, por meio de brincadeiras visuais e sonoras, os pequenos têm a oportunidade de se familiarizar com elas aos poucos. Este estímulo certamente é um diferencial para quando chegar o momento da alfabetização formal. Mas muito mais que isso, é uma forma de gerar encantamento por este universo!

Pensando nisso, AEIOU UOIEA, o novo Original Leiturinha, foi preparado especialmente para apresentar as letras e seus sons aos pequenos durante a primeira infância. Neste livro, os pequenos irão conhecer muitos animais da fauna brasileira. Isso enquanto conhecem o  AEIOU de uma forma diferente – de frente para trás, de trás para frente!

Para saber mais ou adquirir, acesse: AEIOU-UOIEA.

 

2. ABC – Alfabetização Animada

Editora: Peirópolis
Autor: Celina Bodenmüller, Luiz E. Anelli
Ilustradora: Graziella Mattar

Há coisa mais instigante que o espaço sideral e os dinossauros, animais incríveis que já viveram aqui?! Com esta Coleção, além de aprender sobre esses temas, os pequenos terão o alfabeto como linha condutora. Os livros são perfeitos para quem está se familiarizando o universo das letrinhas ou para exercitar a leitura daqueles que já lêem. Ah, isso sem falar nos momentos de leitura em família, e nas conversas interessantes que eles podem suscitar…

Para saber mais ou adquirir, acesse: ABC – Alfabetização Animada

 

3. Caraminholas

Editora: Autêntica
Autor: Bel Assunção Azevedo
Ilustrador: Cláudio Martins

A aprendizagem do vocabulário é para a vida toda! Mas, como é incrível observar as descobertas dos pequenos! Este é um livro sobre o encanto que permeia o aprendizado das palavras faladas, escritas e lidas. Em rimas e com bom humor, os pequenos irão se deparar com uma palavra estranha, até difícil de falar: CA-RA-MI-NHO-LA!

Para saber mais ou adquirir, acesse: Caraminholas. 

 

4. Para Aprender a Brincar com a Letra  Minúscula

Editora: Catapulta

O processo de alfabetização infantil pode trazer consigo algumas dificuldades ou dúvidas. Assim, o livro infantil Para Aprender a Brincar com a Letra Minúscula apresenta diversas atividades que podem auxiliar os pequenos neste processo. As letras são organizadas de acordo com a dificuldade de seu traçado, e para deixar tudo ainda mais divertido, no Mini Abremente há seis histórias que, ao serem lidas, revelam as etapas de uma viagem dos personagens.

Para saber mais ou adquirir, acesse: Para Aprender a Brincar com a Letra  Minúscula. 

Para conhecer mais livros incríveis para seu pequeno acesse agora a Loja Leiturinha!

Flávia Puccini

Fonoaudióloga, mestre em Processos e Distúrbios da Comunicação e especialista em Motricidade Orofacial. É consultora de amamentação e laserterapeuta. *Flávia é especialista em fonoaudiologia e foi convidada pelo Blog Leiturinha para compartilhar sua opinião com as nossas famílias leitoras.

    Acompanhe nossas redes sociais