A importância da fala no processo de alfabetização

por | set 8, 2020 | 1 Comentário

O processo de alfabetização é uma fase complexa e muito importante no desenvolvimento infantil, envolvendo vários outros momentos vividos e experiências adquiridas pelo bebê desde o nascimento. O aprendizado da alfabetização se baseia muito na oralidade, ou seja, em como falamos os sons. A utilização dos fonemas e sons será associado aos elementos visuais.

A aquisição de todos os fonemas da fala deve acontecer até os 4 anos e meio de idade. A partir dessa idade é muito importante que a criança esteja falando tudo bem certinho, caso contrário, ela pode criar o hábito cada vez mais forte de falar errado e pode ouvir errado aquilo que é falado e reproduzir na fase da alfabetização. Daí podem surgir prejuízos porque o pequeno que fala errado porque escuta errado, vai se apoiar na oralidade sem perceber que está fazendo errado.

Por que alguns pequenos falam errado e como isso impacta no processo de alfabetização?

Quando a criança fala errado, existem duas possibilidades para que isso aconteça, ou não consegue falar certinho porque não consegue articular e produzir o som da maneira correta ou é porque ela não escuta determinado som corretamente e acaba reproduzindo da forma como escuta. Em alguns casos acontecem as duas coisas e as chances de ter prejuízos na alfabetização são ainda mais altas. As trocas mais comuns em casos que envolvem a percepção auditiva são p/b, t/d, f/v, x/j, etc.

Isso acontece porque esses sons têm o mesmo ponto articulatório e se diferenciam somente pela sonoridade (vibração na prega vocal) e algumas crianças não conseguem perceber essa diferença, por isso geralmente são as letrinhas mais trocadas na escrita. Por exemplo, se a criança fala “faca” ao invés de “vaca” porque ela troca a letrinha f por v, ela provavelmente vai escrever errado, da mesma forma como fala.

Alguns fatores como respirar muito pela boca, bebês com muita alergia, rinite e sinusite podem causar esses prejuízos na audição que podem virar, lá na frente, falhas na alfabetização. Dessa forma é importante procurar um fonoaudiólogo especializado para identificar na avaliação de onde vem essa troca na fala e alfabetização e assim direcionar melhor a intervenção e conseguir um tratamento eficaz.

Dica Leiturinha: Conheça 4 livros para auxiliar na alfabetização infantil!

Separamos 4 livros incríveis para auxiliar seu pequeno na alfabetização que estão disponíveis na Loja Leiturinha. Confira agora:

1. AEIOU-UOIEA

Editora: Original Leiturinha
Autores: Silvana Salerno
Ilustrador: André Flauzino

Apresentar as letras e os números aos pequenos sem a pretensão da alfabetização é possível e necessário. Ao fazer isso por meio de forma leve e lúdica, por meio de brincadeiras visuais e sonoras, os pequenos têm a oportunidade de se familiarizar com elas aos poucos. Este estímulo certamente é um diferencial para quando chegar o momento da alfabetização formal. Mas muito mais que isso, é uma forma de gerar encantamento por este universo!

Pensando nisso, AEIOU UOIEA, o novo Original Leiturinha, foi preparado especialmente para apresentar as letras e seus sons aos pequenos durante a primeira infância. Neste livro, os pequenos irão conhecer muitos animais da fauna brasileira. Isso enquanto conhecem o  AEIOU de uma forma diferente – de frente para trás, de trás para frente!

Para saber mais ou adquirir, acesse: AEIOU-UOIEA.

 

2. ABC – Alfabetização Animada

Editora: Peirópolis
Autor: Celina Bodenmüller, Luiz E. Anelli
Ilustradora: Graziella Mattar

Há coisa mais instigante que o espaço sideral e os dinossauros, animais incríveis que já viveram aqui?! Com esta Coleção, além de aprender sobre esses temas, os pequenos terão o alfabeto como linha condutora. Os livros são perfeitos para quem está se familiarizando o universo das letrinhas ou para exercitar a leitura daqueles que já lêem. Ah, isso sem falar nos momentos de leitura em família, e nas conversas interessantes que eles podem suscitar…

Para saber mais ou adquirir, acesse: ABC – Alfabetização Animada

 

3. Caraminholas

Editora: Autêntica
Autor: Bel Assunção Azevedo
Ilustrador: Cláudio Martins

A aprendizagem do vocabulário é para a vida toda! Mas, como é incrível observar as descobertas dos pequenos! Este é um livro sobre o encanto que permeia o aprendizado das palavras faladas, escritas e lidas. Em rimas e com bom humor, os pequenos irão se deparar com uma palavra estranha, até difícil de falar: CA-RA-MI-NHO-LA!

Para saber mais ou adquirir, acesse: Caraminholas. 

 

4. Para Aprender a Brincar com a Letra  Minúscula

Editora: Catapulta

O processo de alfabetização infantil pode trazer consigo algumas dificuldades ou dúvidas. Assim, o livro infantil Para Aprender a Brincar com a Letra Minúscula apresenta diversas atividades que podem auxiliar os pequenos neste processo. As letras são organizadas de acordo com a dificuldade de seu traçado, e para deixar tudo ainda mais divertido, no Mini Abremente há seis histórias que, ao serem lidas, revelam as etapas de uma viagem dos personagens.

Para saber mais ou adquirir, acesse: Para Aprender a Brincar com a Letra  Minúscula. 

Para conhecer mais livros incríveis para seu pequeno acesse agora a Loja Leiturinha!

Categorias:
0 - 3 anos | 4 - 6 anos
Escrito por Flávia Puccini
Fonoaudióloga, mestre em processos e distúrbios da comunicação e especialista em motricidade orofacial. É consultora de amamentação e laserterapeuta. * Flávia é nossa autora convidada e seus textos não refletem, necessariamente, a opinião do Blog Leiturinha.
Livros selecionados por faixa etária, todo mês na sua casa. Saiba Mais.
Relacionados
Como montar um cantinho da leitura em casa?

Como montar um cantinho da leitura em casa?

Na busca por promover o hábito da leitura nos filhos e nas filhas desde cedo, os pais procuram proporcionar diversos incentivos aos pequenos e às pequenas. Já pensou que ter um espaço específico para isso em casa pode ajudar nessa missão? 📚👀 Preparamos algumas dicas...

1 Comentário

  1. VALDIRIA

    Boa tarde! o meu objetivo de estar entrando em contato com vocês é que sou professora da educação infantil e vejo a importância da leitura na vida ,no dia a dia da criança.A leitura desperta a imaginação da criança e a criança que não tem esse contato com os livros,com a leitura ela não tem um bom desenvolvimento.

    Responder
Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *